Viva a Vagina! é um livro feito em paceira pelas dra. Nina Brochmann e dra. Ellen Stokken Dahl e publicado pela Porto Editora. Um manual escrito por mulheres, para mulheres (e que também deve ser lido por homens, claro,) que aborda de forma clara e objetiva um assunto que muitas vezes é tabu: os órgãos genitais femininos. 

As especialistas sentiram a necessidade de escrever este livro por perceberem que este era um tema que muitas vezes gerava vergonha e insegurança entre as próprias mulheres. Mulheres que não eram capazes de expor dúvidas, que preferiam evitar os pensamentos sobre o assunto, que se questionavam se eram normais, que não procuravma conhecer o próprio corpo e que não viviam a sexualidade em pleno por receio. Perante isto, as autoras decidiram escrever sobre os assuntos que sentiam que mais dúvidas geravam, apoiando-se em estudos científicos.

O livro abre com a apresentação dos genitais e explicação da função de cada componente. Explora-se cada parte anatómica, fala-se da normalidade de todas as vulvas serem diferentes, fale-se de identidade de género e desmistifica-se o conceito de virgindade, só para dar alguns exemplo. Segue-se um capítulo sobre corrimento e período, de forma a normalizar o que sai da vagina e explicar o papel que as hormonas têm nos diferentes níveis no nosso corpo.

No capítulo sobre o sexo, as especialistas dão conselhos para uma primeira vez, truques e dicas para a obteção de maior prazer, falam sobre orgasmo, desejo e sobre as causas que podem levar ao desaparecimento deste último. Tudo isto explicando que uma vida sexual normal está longe de ser como aquela que muitas vezes nos é apresentada pela cultura popular. Contraceção é o tema que se segue. Aqui, muitas dúvidas podem ser tiradas sobre os mais diferentes métodos disponíveis nos nossos dias.  Para encerrar, um capítulo que fala sobre irregularidades e patologias que podem estar associadas aos genitais. Tudo sem dramas, mas com alertas para prevenção e consultas de rotina.

Terminada a leitura, fica a certeza de que o corpo feminino é certamente especial. Mesmo quem tem mais conhecimentos vai ser capaz de tirar dúvidas ou descobrir novas informações sobre o tema. Um livro que restaura a confiança das mulheres nelas próprias, tornando-as mais conscientes do próprio corpo e retirando pensamentos negativos que podem persistir sobre sexualidade ou sobre as formas que têm. É que o normal é muito mais abrangente do que aquilo que podemos imaginar. 

Sinopse:
Pensa que conhece o seu corpo? Pense de novo!
Viva a Vagina! explica tudo o que sempre quis saber sobre os órgãos genitais femininos, mas que nunca se atreveu a perguntar!
Descubra toda a verdade sobre orgasmos femininos, a dança mensal das hormonas (e a infame TPM) e o que é exatamente a vulva. De forma direta e bem-humorada, oferece-nos também explicações detalhadas sobre os diferentes métodos contracetivos, doenças venéreas ou como o uso de meias pode revolucionar a sua vida sexual. Graças aos seus conhecimentos de Medicina, Nina Brochmann e Ellen Støkken Dahl desmistificam o órgão sexual e reprodutivo feminino, num livro que é uma leitura obrigatória para mulheres (e homens!) de todas as idades.

Palavras-chave

Mais no portal

Mulheres Inspiradoras

Carmo Sousa Lara: "Às vezes, estamos muito agarradas ao reforço negativo"

A nossa primeira Conversa Inspiradora chega no dia 8 de março e é sobre o corpo. O corpo da mulher real. O corpo que ainda é poucas vezes capa de revista.

Imagem de Sucesso

Saiba como escolher os modelos de óculos de sol que mais valorizam o seu rosto

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso partilho algumas dicas para que escolher eyewear nunca mais seja uma dor de cabeça.

Moda

Os 8 tipos de cuecas que todas as mulheres devem ter

De modelos estilo biquíni as tangas clássicas, estas são as peças nas quais deve investir.

Comportamento

Mais de metade dos portugueses não se veem a viver sem carro

Seis em cada 10 portugueses consideram o automóvel insubstituível, mas em 2017 eram 8 em 10. A descida deve-se à crise pandémica.

Moda

Estas peças elegantes são ótimos investimentos para a primavera

Veja as sugestões que encontrámos nas lojas online da Zara, Mango e H&M.

Mulheres Inspiradoras

Guerra aos filtros: estas influencers mostram a beleza de peles reais

Depois do positivismo corporal, o movimento do "skin positivity" começa a ganhar cada vez mais força nas redes sociais.

Beleza

É suposto deixarmos passar algum tempo entre a aplicação dos produtos de skincare?

Trinta segundos? Sessenta segundos? Zero? Saiba o que dizem os especialistas.

Moda

Irina Shayk mostra como usar a tendência das calças de pele com visual rock 'n roll

A peça de eleição da modelo é de uma marca que as portuguesas conhecem bem.

Saúde

Estudo sugere que grávidas podem transmitir anticorpos contra a COVID-19 aos bebés

Uma investigação publicada recentemente pode ajudar (e muito!) na estratégia de vacinação das grávidas em todo o mundo.

Beleza

O erro que comete sempre que aplica o seu hidratante de rosto favorito

Existe uma forma muito simples de potencializar a eficácia dos produtos de skincare.

Beleza

Qual é o melhor contorno para o seu tipo de rosto?

Esclarecemos todas as dúvidas sobre como adaptar a técnica de maquilhagem aos seus traços.

Moda

Estas malas aparentam ser bem mais dispendiosas do que realmente são

Saiba o que procurar nas lojas para investir em artigos que são facilmente confundidos com peças de alta-costura.