Viva a Vagina! é um livro feito em paceira pelas dra. Nina Brochmann e dra. Ellen Stokken Dahl e publicado pela Porto Editora. Um manual escrito por mulheres, para mulheres (e que também deve ser lido por homens, claro,) que aborda de forma clara e objetiva um assunto que muitas vezes é tabu: os órgãos genitais femininos. 

As especialistas sentiram a necessidade de escrever este livro por perceberem que este era um tema que muitas vezes gerava vergonha e insegurança entre as próprias mulheres. Mulheres que não eram capazes de expor dúvidas, que preferiam evitar os pensamentos sobre o assunto, que se questionavam se eram normais, que não procuravma conhecer o próprio corpo e que não viviam a sexualidade em pleno por receio. Perante isto, as autoras decidiram escrever sobre os assuntos que sentiam que mais dúvidas geravam, apoiando-se em estudos científicos.

O livro abre com a apresentação dos genitais e explicação da função de cada componente. Explora-se cada parte anatómica, fala-se da normalidade de todas as vulvas serem diferentes, fale-se de identidade de género e desmistifica-se o conceito de virgindade, só para dar alguns exemplo. Segue-se um capítulo sobre corrimento e período, de forma a normalizar o que sai da vagina e explicar o papel que as hormonas têm nos diferentes níveis no nosso corpo.

No capítulo sobre o sexo, as especialistas dão conselhos para uma primeira vez, truques e dicas para a obteção de maior prazer, falam sobre orgasmo, desejo e sobre as causas que podem levar ao desaparecimento deste último. Tudo isto explicando que uma vida sexual normal está longe de ser como aquela que muitas vezes nos é apresentada pela cultura popular. Contraceção é o tema que se segue. Aqui, muitas dúvidas podem ser tiradas sobre os mais diferentes métodos disponíveis nos nossos dias.  Para encerrar, um capítulo que fala sobre irregularidades e patologias que podem estar associadas aos genitais. Tudo sem dramas, mas com alertas para prevenção e consultas de rotina.

Terminada a leitura, fica a certeza de que o corpo feminino é certamente especial. Mesmo quem tem mais conhecimentos vai ser capaz de tirar dúvidas ou descobrir novas informações sobre o tema. Um livro que restaura a confiança das mulheres nelas próprias, tornando-as mais conscientes do próprio corpo e retirando pensamentos negativos que podem persistir sobre sexualidade ou sobre as formas que têm. É que o normal é muito mais abrangente do que aquilo que podemos imaginar. 

Sinopse:
Pensa que conhece o seu corpo? Pense de novo!
Viva a Vagina! explica tudo o que sempre quis saber sobre os órgãos genitais femininos, mas que nunca se atreveu a perguntar!
Descubra toda a verdade sobre orgasmos femininos, a dança mensal das hormonas (e a infame TPM) e o que é exatamente a vulva. De forma direta e bem-humorada, oferece-nos também explicações detalhadas sobre os diferentes métodos contracetivos, doenças venéreas ou como o uso de meias pode revolucionar a sua vida sexual. Graças aos seus conhecimentos de Medicina, Nina Brochmann e Ellen Støkken Dahl desmistificam o órgão sexual e reprodutivo feminino, num livro que é uma leitura obrigatória para mulheres (e homens!) de todas as idades.

Palavras-chave

Mais no portal

Comportamento

O fenómeno que promete afetar o início de novas relações num mundo pós-pandemia

A sigla assemelha-se a um palavrão e os especialistas estimam que poderá dificultar novos relacionamentos.

Beleza

Nem imagina o impacto que uma fronha pode ter na pele do rosto

Parece um detalhe inofensivo, mas pode fazer toda a diferença na condição da tez.

Finanças de A a Z

Animais domésticos: como cuidar bem deles e ainda poupar dinheiro

Este é o tema do novo episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Saúde

Entenda a relação entre o stress e a queda de cabelo

Um estudo recente da Universidade de Harvard debruçou-se sobre o tema e, para além disso, encontrou uma substância que poderá estimular o crescimento dos fios.

Moda

5 'looks' perfeitos para um casamento intimista (mas de sonho)

A estilista Elsa Barreto regressa ao segmento nupcial.

Moda

Saiba como escolher (sempre) o modelo perfeito de calças de ganga

Com tantas opções no mercado, é fácil ficarmos confusas.

Moda

Estas cinco combinações de cores são a definição de luxo

Quer dar mais cor ao seu guarda-roupa? Então, inspire-se nestes visuais que encontram equilíbrio em apostas inesperadas.

Moda

Parfois: 10 artigos imperdíveis em promoção

Confira as sugestões que selecionámos.

Saúde

Um beijo, três consequências para a saúde oral

O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não foge aos festejos. Aqui ficam três consequências (boas e más) deste gesto de carinho na saúde oral.

Body Shaper

A receita caseira que combate três grandes preocupações estéticas das mulheres

No novo episódio da rubrica Body Shaper, partilho uma massagem que ajuda a eliminar a celulite, a má circulação e a retenção de líquidos.