Sou aquele tipo de pessoa que decora factos e depois os diz aleatoriamente em conversas. Sim, também é algo bastante útil em jogos de perguntas e respostas e já me valeu uns momentos divertidos em que impressionei amigos (ou que julguei que o fiz. O importante é me senti o máximo). Como tal, claro que adoro listas com relatos incríveis. 

Como devem calcular pelo que vos acabei de explicar, assim que peguei em “Naquele Dia Aconteceu”, de Pedro Rabaçal folhei o livro e não resisti em ler alguns dos relatos apresentados. Neste livro, que é publicado pela Marcador, o autor reune histórias e factos incríveis que aconteceram ao longo da história da humanidade e destaca-os ao longo dos 365 dias do ano. Resultado? Uma obra que pode ser lida de uma vez ou que pode estar sempre por perto para nos recordar acontecimentos curiosos que tiveram lugar a cada dia.

Sabiam que hoje, dia 15 de abril, faz 109 anos que se afundou o Titanic devido à colisão com um icebergue? Que ontem fez 156 anos que Lincoln foi assassinado por John Wilkes Booth? Cada um destes factos históricos é acompanhado por uma breve explicação, que suscita uma leitura rápida e nos informa e recorda das circunstâncias de cada acontecimento ou evento.

O trabalho de design deste livro também está muito interessante. Apesar de impresso a preto e branco, é fácil de pesquisar, fazendo bem a divisão entre meses e destacando bem cada dia. Além disso, todas as páginas são acompanhadas de imagens, que ajudam a ilustrar cada referência e história. 

Naquele Dia Aconteceu é um deleite para quem quer saber um pouco mais, podendo aguçar o apetite para uma pesquisa mais detalhada sobre os temas que geram maior interesse. O autor apresenta factos curiosos e relevantes das mais diferentes áreas e faz-nos recordar de momentos e acontecimentos marcantes da nossa História. 

Sinopse:

Este livro propõe-nos uma espantosa viagem no tempo: passamos da Antiguidade aos tempos modernos, atravessamos oceanos e assistimos a acontecimentos incríveis! Das explorações às descobertas científicas, passando pelas Artes e pelas Letras, pela Medicina, pela Geografia e pela Etnologia, entre outros, percorremos o mundo e descobrimos a aventura humana.
Descubra 365 dias muito importantes da história da Humanidade!

Palavras-chave

Leia 6 meses GRÁTIS

Este verão assine a ACTIVA, CARAS DECORAÇÃO, VISÃO JÚNIOR, VISÃO, entre outras publicações do grupo Trust in News, por 1 ano e receba 6 meses de leitura grátis. Conheça todas as opções, incluindo as versões digitais. ASSINAR

Mais no portal

Saúde

O motivo para o corpo humano libertar vapor após treinos em climas húmidos

Sim, é possível, e a explicação é muito simples.

Mulheres Inspiradoras

“Somos brasileiras antes de sermos mulheres imigrantes”

Prostitutas que roubam maridos e falam “brasileiro”. Os estereótipos construídos ao redor da mulher brasileira são usados para justificar violência, negativas de direitos fundamentais e esvaziar as suas identidades. E estamos em 2021.

Beleza

Descobrimos o segredo por detrás da pele perfeita de Rita Ora na Met Gala

Veja os bastidores da preparação da cantora para um dos eventos mais badalados do ano.

Celebridades

Meghan é uma mulher alfa. Especialista em decifrar pessoas analisa novas fotos dos Sussex

Harry e Meghan são capa de uma edição especial da revista "Time", que destaca as pessoas mais influentes no mundo em 2021.

Comportamento

Alienação parental: saiba o que é e como identificá-la

De acordo com uma psicoterapeuta.

Celebridades

O significado secreto do anel que Meghan usa no dedo mindinho

Este foi um dos acessórios que a duquesa de Sussex elegeu para aparecer na capa de uma edição especial da revista "TIME".

Celebridades

Keke Palmer expõe o que se come na Met Gala: "É por isto que não vos mostram a comida"

Os fãs ficaram chocados com o catering do evento, onde cada bilhete custa 35 mil dólares e uma mesa pode chegar aos 300 mil.

Celebridades

Kendall Jenner revela como soube que a irmã Kylie está grávida

A empresária e o namorado, o rapper Travis Scott, preparam-se para serem pais pela segunda vez.

Moda

Evite descartar estes sapatos na transição entre estações

Caso contrário, poderá arrepender-se. Entenda porquê.

Mulheres Inspiradoras

Não perca, dia 21 de setembro, a próxima Conversa Corpo&Alma com Fátima Lopes

Na quinta conversa Activa Corpo & Alma, Fátima Lopes traz a sua experiência pessoal e fala sobre Equilíbrio, e Reorganizar a vida em tempo de recomeço.

Moda

O que vestir para ir jantar fora? Estas sugestões servem de inspiração

Aqui ficam 12 propostas.

Beleza

10 alternativas ao rabo-de-cavalo clássico para treinar com muito estilo

Inspire-se nestas sugestões igualmente práticas.