Confissões pessoais honestas intercaladas com ilustrações humorísticas e caricatas. “Somos (Mesmo) Uma Merda a Crescer”, de Filipa Beleza, é uma reflexão sobre a vida dos millenials, focando em seis temas mais concretos. Um livro publicado pela Suma de Letras que pretende mostrar várias facetas dos jovens-adultos da atualidade ao mesmo tempo que diverte.

Ao ler e folhear esta obra, senti que estava numa conversa intimista com uma amiga de longa data. Filipa Beleza fala sobre vários temas pessoas sem tabus ou pudores, deixando vir ao de cima as maiores dúvidas e fragilidades com que se depara. E como é fácil criar empatia com a autora. Os relatos têm um forte tom de sinceridade e muitas vezes abordam questões com que o leitor também se pode estar a debater.

No capítulo do amor, Filipa Beleza faz pensar na forma como as relações vão evoluindo, no que faz ficar ao lado de alguém e na pressão que existe para se encontrar um par. Ao falar de ansiedade, a autora aborda um tema que lhe causou grandes dificuldades, partilhando a forma que encontrou para o confrontar. No capítulo de estilo de vida, leva-nos a comparar o que fazemos por gosto com as escolhas realizadas a pensar na imagem que se pretende transmitir.

Ao abordar o tema de trabalho, menciona a precariedade e a dificuldade em encontrar estabilidade financeira e independência. As redes sociais são mencionadas com um alerta de cautela. No último capítulo, sobre crescimento, Filipa Beleza analisa a evolução que sofreu ao longo dos últimos anos e explica o motivo para ser bom recordar mas não se ficar agarrado ao passado.

Ao ler estas confissões, pensei nas expetativas que colocamos em nós próprios nas mais diferentes áreas das nossas vidas. E em como isso nos afeta profundamente. Quer seja por desejarmos mais ou por acreditarmos que devemos seguir um caminho para sermos melhor aceites pelos outros, este peso pode ser nefasto e afastar-nos de quem realmente somos e daquilo que podemos alcançar enquanto seres em evolução.

“Somos (Mesmo) Uma Merda a Crescer” revela-se um livro de tom humorística que fala de temas bem sérios e atuais. A abordagem de Filipa Beleza é intimista e cria uma maior proximidade com a leitura. No final, é natural que pensemos sobre a nossa própria visão sobre cada tema, encarando a verdade com um tom divertido.

Sinopse:

Amor, ansiedade, redes sociais, trabalho, crescer. Filipa Beleza pegou nas grandes questões da humanidade: Instagram, ansiolíticos, sexo e empregos precários, e deu-lhes a sua voz, cheia de humor, raiva, frustração e algumas lágrimas. E ainda as ilustrou. O resultado é este livro que pode muito bem ser a voz de uma geração. Ou uma bela foto no Instagram.

Palavras-chave

Mais no portal

Moda

Estas saias prometem fazer furor nas estações quentes

Apresentamos-lhe seis modelos que são ótimos investimentos tanto para a primavera como para o verão de 2021.

Lifestyle

Vamos falar sobre os deliciosos tacos japoneses do FishFish Sushi?

Às quartas-feiras, na compra de três tacos, o restaurante oferece um quarto. Uma oferta literalmente irresistível!

Body Shaper

O derradeiro plano para declarar guerra à celulite e à retenção de líquidos

O novo episódio da rubrica Body Shaper traz-lhe um plano de ataque, sublinhe-se, só com dicas caseiras.

Diz Quem Sabe

Questões a ponderar antes de avançar com uma mudança na vida profissional

A coach Lúcia Palma deixa alguns pontos a ter em conta antes de efetuar qualquer mudança neste campo.

Saúde

Os reajustes necessários para perder peso depois dos 40

Aconselhados por uma especialista.

Beleza

Base demasiado clara? Este truque do TikTok ajuda a resolver o problema

É bastante simples e económico.

Moda

Duvidamos que haja um vestido mais prático do que este

É só vestir e sair porta fora, sem pensar muito no styling.

Comportamento

Os 10 pilares de relacionamentos saudáveis

De acordo com um perito em relações amorosas, existem 10 alicerces de uma parceria que tendem a ser subestimados.

Celebridades

Ex-mulher de Travis Barker alega que o músico teve um caso com Kim Kardashian

Barker é o novo namorado de Kourtney Kardashian.

Diz Quem Sabe

O guia para criar uma selva urbana em casa

Um artigo de opinião assinado por José Luís Velasco, product manager da Gardenia, sobre os novos hábitos que se cultivaram e enraizaram em tempos de confinamento.

Comportamento

Como ser mais vulnerável num relacionamento (mesmo que isso a assuste)

O medo da rejeição faz-nos levantar a guarda e, por conseguinte, perdemos coisas boas como a intimidade e a conexão.

Diz Quem Sabe

O couro cabeludo também precisa de proteção solar

O Dr. Carlos Portinha, coordenador Clínico do Grupo Inspary, explica que o cancro da pele pode ser uma das consequências da exposição do couro cabeludo aos raios solares.