Confissões pessoais honestas intercaladas com ilustrações humorísticas e caricatas. “Somos (Mesmo) Uma Merda a Crescer”, de Filipa Beleza, é uma reflexão sobre a vida dos millenials, focando em seis temas mais concretos. Um livro publicado pela Suma de Letras que pretende mostrar várias facetas dos jovens-adultos da atualidade ao mesmo tempo que diverte.

Ao ler e folhear esta obra, senti que estava numa conversa intimista com uma amiga de longa data. Filipa Beleza fala sobre vários temas pessoas sem tabus ou pudores, deixando vir ao de cima as maiores dúvidas e fragilidades com que se depara. E como é fácil criar empatia com a autora. Os relatos têm um forte tom de sinceridade e muitas vezes abordam questões com que o leitor também se pode estar a debater.

No capítulo do amor, Filipa Beleza faz pensar na forma como as relações vão evoluindo, no que faz ficar ao lado de alguém e na pressão que existe para se encontrar um par. Ao falar de ansiedade, a autora aborda um tema que lhe causou grandes dificuldades, partilhando a forma que encontrou para o confrontar. No capítulo de estilo de vida, leva-nos a comparar o que fazemos por gosto com as escolhas realizadas a pensar na imagem que se pretende transmitir.

Ao abordar o tema de trabalho, menciona a precariedade e a dificuldade em encontrar estabilidade financeira e independência. As redes sociais são mencionadas com um alerta de cautela. No último capítulo, sobre crescimento, Filipa Beleza analisa a evolução que sofreu ao longo dos últimos anos e explica o motivo para ser bom recordar mas não se ficar agarrado ao passado.

Ao ler estas confissões, pensei nas expetativas que colocamos em nós próprios nas mais diferentes áreas das nossas vidas. E em como isso nos afeta profundamente. Quer seja por desejarmos mais ou por acreditarmos que devemos seguir um caminho para sermos melhor aceites pelos outros, este peso pode ser nefasto e afastar-nos de quem realmente somos e daquilo que podemos alcançar enquanto seres em evolução.

“Somos (Mesmo) Uma Merda a Crescer” revela-se um livro de tom humorística que fala de temas bem sérios e atuais. A abordagem de Filipa Beleza é intimista e cria uma maior proximidade com a leitura. No final, é natural que pensemos sobre a nossa própria visão sobre cada tema, encarando a verdade com um tom divertido.

Sinopse:

Amor, ansiedade, redes sociais, trabalho, crescer. Filipa Beleza pegou nas grandes questões da humanidade: Instagram, ansiolíticos, sexo e empregos precários, e deu-lhes a sua voz, cheia de humor, raiva, frustração e algumas lágrimas. E ainda as ilustrou. O resultado é este livro que pode muito bem ser a voz de uma geração. Ou uma bela foto no Instagram.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Celebridades

Kate regressa ao trabalho com abordagem fresca à tendência da alfaiataria

Depois de uma pausa de verão, a duquesa de Cambridge retomou os deveres oficiais com uma visita a oficias da Força Aérea Real.

Celebridades

Sofia Vergara celebra o trigésimo aniversário do filho com festa animada

A atriz foi mãe aos 19 anos e Manolo Gonzalez Vergara é o seu único filho.

Celebridades

O motivo para Morgan Freeman usar uma luva na mão esquerda

Muitos pensam que o ator teve a mão amputada ou que se trata de uma afirmação de moda, mas não é o caso.

Celebridades

Os artistas lusófonos que já se apresentaram na plataforma internacional ColorsxStudios

Carolina Deslandes fez manchetes recentemente ao apresentar o novo single "Eco", que homenageia a fadista Amália através do refrão de "Grito", neste palco global.

Saúde

Vírus que ataca plantas de feijão-frade pode proteger os pulmões do cancro metástico

A técnica preveniu, ou pelo menos minimizou, a disseminação de tumores malignos e melanoma em ratos-domésticos.

Nas Bancas

A ACTIVA de outubro, com Vera Kolodzig na capa, chega amanhã às bancas!

Uma edição sobre mulheres cujas vozes activas são forças de mudança.

Moda

Como usar cabedal com estilo e elegância

Com o aproximar da nova temporada, é altura de tirar estas peças da gaveta.

Beleza

Cabelos: conheça as tendências fortes da nova temporada

Dos cortes aos penteados, estas são algumas das apostas fortes para os meses de outono e inverno.

Comportamento

Psicóloga recomenda estratégia de 7 passos para deixar um parceiro controlador

Neste tipo de dinâmica, uma pessoa domina ou participa na intimidação do parceiro. Pode acontecer a qualquer pessoa.

Beleza

Cabelos espetados nunca mais! Este acessório veio acabar com o problema da eletricidade estática no nosso cabelo

Há um novo acessório para secador de cabelo que elimina o encrespamento

Saúde

O motivo para o corpo humano libertar vapor após treinos em climas húmidos

Sim, é possível, e a explicação é muito simples.

Mulheres Inspiradoras

“Somos brasileiras antes de sermos mulheres imigrantes”

Prostitutas que roubam maridos e falam “brasileiro”. Os estereótipos construídos ao redor da mulher brasileira são usados para justificar violência, negativas de direitos fundamentais e esvaziar as suas identidades. E estamos em 2021.