O Dilema é um livro de P.A. Paris publicado pela Editorial Presença. Tendo já lido outras obras da autora, e apreciado, estava curiosa com esta novidade. E não fiquei defraudada. Paris continua a saber manter o leitor agarrado a uma história.

Desta vez, acompanhamos um casal que passou por momentos conturbados mas que pode ser visto como exemplar. Já sabemos que neste tipo de histórias repletos de mistério, normalmente existe uma fachada na vida matrimonial. Aqui, o surpreendente vai além disso. Gostei da frescura de ver como Lívia e Adam realmente têm uma relação saudável, apesar de alguns pontos onde divergem.

Ao longo da narrativa, acompanhamos os pontos de vida de Lívia e de Adam, de forma intercalada, sobre o que está a acontecer. É intrigante constatar a forma diferente como cada um encara o dia que está a ser relatado. Não só por cada um deles estar na posse de informação que o outro não tem, mas também pela forma como se tentam proteger mutuamente enquanto procuram resolver o obstáculo encontrado.

A história desenvolve-se com rapidez, mas mantendo sempre um véu de mistério. Não é dada toda a informação ao leitor de imediato, e isso faz desejar continuar a ler para saber mais. Os dilemas que Adam e Lívia vivem são bastante impactantes e levam-nos a pensar no que faríamos se estivessemos no lugar de cada uma destas personagens. A resolução acaba por fazer sentido, assim como as consequências das deciões de cada um para a relação que têm.

P.A. Paris mantém uma escrita envolvente e humana, criando histórias que envolvem. Dilema não é exceção e cumpre com o que lhe era esperado. 

Sinopse

Livia faz quarenta anos e vai dar uma festa de arromba para compensar a do casamento, que nunca chegou a acontecer. Vão estar presentes todas as pessoas de quem mais gosta, exceto a filha, Marnie, que está a estudar no estrangeiro. Contudo, embora Livia adore Marnie, está secretamente satisfeita por a filha não poder estar presente. Livia tem de contar a Adam algo sobre a filha de ambos, mas está à espera do fim da festa para poderem desfrutar deste último momento de felicidade.
Adam quer que tudo seja perfeito para Livia e, por isso, combinou com Marnie a sua vinda a casa para surpreender a mãe no dia do aniversário. Durante o dia, Adam recebe uma notícia terrível. Tem de a contar a Livia, porque a festa não pode acontecer. Mas ela está tão feliz, tão entusiasmada… e os convidados estão prestes a chegar.
Neste livro de tirar o fôlego e partir o coração, acompanhamos o dia que irá mudar a história desta família para sempre. Até onde podemos ir para dar mais algumas horas – as últimas – de felicidade a quem amamos?

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Beleza

O óleo que hidrata, controla o frizz e previne a queda do cabelo

Conheça estes e outros benefícios.

Celebridades

Amy Schumer remove o útero e o apêndice devido a endometriose

A atriz partilhou a própria história nas redes sociais.

Celebridades

Ashley Graham está grávida de gémeos

A modelo revelou o sexo dos bebés num vídeo que apanhou os fãs de surpresa.

Lifestyle

Packs anti-experiência: uma forma de ajudar quem precisa

A PAR e FNAC juntaram forças no apoio aos refugiados de Cabo Delgado. Ajudar a causa é fácil: adquirir um dos packs Anti-Experiência que já estão à venda nas lojas.

Moda

Iris Apfel: a influencer centenária cria coleção para a H&M

Mulher de negócios, um verdadeiro ícone de estilo, designer de moda e decoradora de interiores, Iris ´uma mulher verdadeiramente inspiradora.

Moda

A coleção-cápsula que celebra o 'athleisure' como nunca viu antes

Pela mão do designer francês Monsieur Christian Lacroix.

Moda

Intimissimi lança novidades para o outono/ inverno

Conheça as novas peças da marca italiana.

Saúde

Zero comportamentos de risco: ilustradora Clara Não ajuda na sensibilização dos jovens para o VIH

No ZEROVIH.PT os jovens podem encontrar informação sobre a infeção e respostas às perguntas mais frequentes em caso de diagnóstico.

Moda

Conheça a coleção de outono Parfois

Da roupa aos acessórios.

Lifestyle

Perda gestacional e interrupção voluntária da gravidez: este livro fala de ambas

"Camila, meu amor" conta na primeira pessoa a história de Renata Alves Marvão.