Instinto é um livro de Ashley Audrain publicado pela Suma de Letras. Um thriller psicológico que mostra o lado mas obscuro da maternidade. Nesta obra, acompanhamos Blythe Connor, uma mulher que teve uma relação conturbada com a mãe, mas que encontrou estabilidade emocional ao apaixonar-se por Fox. Tudo parecia idílico, até Blythe e Fox se tornarem pais de Violet. A protagonista angustia-se por não estabelecer de imediato uma relação de amor profundo com a filha e, mais tarde, começa a ter suspeitas assustadoras sobre a menina.

A obra está escrita na primeira pessoa e revela um relato muito honesto desta mãe e mulher. Entramos na mente de Blythe e vemos expostas todas as suas dúvidas, receios e verdades sobre a relação que tem com Violet, com o marido e consigo mesma. Não existem filtros para se dizer apenas o que é socialmente aceite. Nestas páginas assistimos a uma realidade nua e crua onde tudo é dito e colocado em causa. Sim, até mesmo os sentimentos que Blythe nutre por Violet.

O facto de apenas termos acesso ao ponto de vista de Blythe leva-nos a indagar sobre a verdade da situação. Será que Blythe terá mesmo motivos para ter estes pensamentos e sentimentos pela filha? Ele viu mesmo tudo aquilo que relata? De que forma esta relação não foi afetada pela história que a protagonista viveu com a própria mãe? Qual será a a perspectiva de Violet? Perguntas que são mesmo para não terem resposta. Isto porque a autora nos quer a duvidar ao longo da leitura sendo que, apenas no final, levanta o véu e nos traz lucidez.

Ao longo da leitura, que me prendeu rapidamente, achei muito bem conseguida a forma como a autora pegou em situações que parecem pouco relevantes e lhes deu importância e profundida. Desta forma, faz pensar em como as relações não são apenas construídas nos grandes momentos, mas fundamentalmente no seio das nossas rotinas e na forma como nelas nos comportamos. Isso é retratado nas mudanças das relações entre Blythe e Violet e entre Blythe e Fox. 

Ao longo deste livro, Ashley Audrain toca em assuntos tabu sobre a maternidade e causa incómodo no leitor. Ao mesmo tempo, explora o deteriorar de um casamento e em como o acumular de pequenas e grandes dificuldades transforma duas pessoas que um dia se amaram em completos estranhos. Instinto é uma história intensa e perturbadora, mas que fica na memória. 

Sinopse:

Blythe Connor está determinada a ser a mãe afectuosa e solidária que nunca teve. No entanto, no auge dos exaustivos primeiros dias da maternidade, Blythe convence-se de que alguma coisa não está bem com Violet. A filha não se comporta como a maioria das crianças: é distante, rejeita o afecto e torna-se cada vez mais perturbadora.

Ou estará tudo apenas na sua cabeça? O marido, Fox, diz que ela está a imaginar coisas. Quanto mais Fox ignora os seus receios, mais ela se questiona sobre a sua própria sanidade mental.

Quando nasce o seu filho Sam, Blythe sente a ligação feliz que sempre imaginou. Até as coisas com Violet acalmam, ela parece amar o irmão mais novo. Até que, de repente, tudo muda e Blythe tem de enfrentar a verdade sobre si, o seu passado e a sua filha.

Palavras-chave

Leia 6 meses GRÁTIS

Este verão assine a ACTIVA, CARAS, CARAS DECORAÇÃO, entre outras publicações do grupo Trust in News, por 1 ano e receba 6 meses de leitura grátis. Conheça todas as opções, incluindo as versões digitais. ASSINAR

Mais no portal

Moda

Esta tendência de swimwear improvável favorece peitos pequenos

Deixamos esta e outras sugestões para valorizar a área nas suas próximas idas à praia.

Saúde

4 bons motivos para começar a comer mais uvas

A sua saúde agradece.

Comportamento

Eis o que fazer quando se sente tentada a mentir

De acordo com uma psicóloga.

Imagem de Sucesso

Dicas para fazer as melhores compras em época de saldos

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Lifestyle

Estes casinos estão prestes a reabrir

Saiba quando os poderá visitar.

Mulheres Inspiradoras

Condessa D’Edla: a segunda mulher de D. Fernando II, que era artista e não agradava ao povo

A produção de capa da ACTIVA de agosto, protagonizada por Júlia Palha, foi fotografada num chalet conhecido como o "Chalet da Condessa”. Conheça a história desta mulher fascinante.

Saúde

Levantamento das restrições: um teste à eficácia da vacina para a COVID-19

Um artigo de opinião assinado pela Dra. Laura Brum, virologista dos Laboratórios SYNLAB.

Moda

Estes básicos da H&M prometem 'fazer bonito' em qualquer ocasião

Estas sugestões são bonitas, intemporais e surpreendentemente acessíveis.

Celebridades

Este foi o visual de gala preferido de Kate Winslet

A atriz caracterizou o vestido como "uma escultura bordada".

Saúde

O DIU pode causar queda de cabelo?

Saiba se tem alguma relação.

Comportamento

Psicóloga explica como perceber as diferenças entre amor e luxúria

A luxúria pode levar ao amor, mas eles não são a mesma coisa.

Celebridades

Anna Faris casou-se em segredo

A atriz e Michael Barrett namoram desde 2017.