Talvez inspirada por estarmos praticamente em época de regresso às aulas, comecei a interessar-me por uma das matérias que mais me fascinava na escola. O estudo do universo. O que existe fora do nosso planeta, que lugar ocupamos, como fomos criados, como o tempo funciona fora da Terra, que possibilidades nos trazem os outros planetas, como está o universo a evoluir. Estes são alguns tópicos que sempre me cativaram. Foi então com grande prazer que iniciei a leitura de “À Descoberta do Universo”.

Este é um livro publicado pela Editorial Presença que foi realizado em parceria entre Stephen Hawking, prestiagiado cientista que morreu março em 2018, e a sua filha, Lucy Hawking. Na introdução, Lucy partilha que sempre teve uma natureza curiosa que, por sorte, diz ela, foi alimentada pelo pai e pelos colegas deste. De forma a permitir que outras pessoas tenham um acesso mais acessível a grandes descobertas e teorias científicas, a escritora compilou neste volume conteúdos de autoria de vários especialistas. 

O resultado é um livro cativante, com um bonito design e que instrui o leitor graças a uma linguagem direta, bem explicada e acessível. Uma fonte de informação de confiança que nos entusiasma para estes temas, que maravilha com a imensidão do universo, nos faz sentir pequenos e ao mesmo tempo especiais por existirmos.

O tema inicial, como não poderia deixar de ser, é o Big Bang, a origem de tudo. Seguem-se textos dedicados ao como o universo evoluiu e continua a evoluir, como a vida surgiu na terra, são dadas explicações sobre como a gravidade afeta o tempo, teorias revolucionárias são expostas com simplicidade, os astros do nosso Sistema Solar são analisados, a ideia do multiverso é exposta, as possibilidades para o futuro são imaginadas tendo base em fundamentos científicos… Enfim, uma mão cheia de assuntos que impulsionam uma leitura interessada.

“À Descoberta do Universo” pode ser um livro apreciado por jovens estudantes, mas também por adultos que são curiosos, como eu, e querem recordar alguns temas ou aprofundar conhecimentos sobre outros. Uma leitura que gostei muito de fazer e que me fez olhar novmente em volta com pasmo e admiração. 

Sinopse:

A série das aventuras de George criada por Lucy e Stephen Hawking foi um êxito a nível mundial. Pela primeira vez, os factos da vida real e as fascinantes teorias científicas apresentados nesses livros foram compilados num único volume, juntamente com novos conteúdos da autoria de destacados cientistas de todo o mundo. Repleto de ilustrações, factos e números, este é o guia perfeito para tudo o que alguma vez quiseste saber sobre o Univers

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Moda

Conheça a coleção de outono Parfois

Da roupa aos acessórios.

Lifestyle

Perda gestacional e interrupção voluntária da gravidez: este livro fala de ambas

"Camila, meu amor" conta na primeira pessoa a história de Renata Alves Marvão.

Nas Bancas

ACTIVA de outubro: as mulheres que são forças de mudança

A edição deste mês, com Vera Kolodzig na capa, já está nas bancas!

Celebridades

Kate regressa ao trabalho com abordagem fresca à tendência da alfaiataria

Depois de uma pausa de verão, a duquesa de Cambridge retomou os deveres oficiais com uma visita a oficias da Força Aérea Real.

Celebridades

Sofia Vergara celebra o trigésimo aniversário do filho com festa animada

A atriz foi mãe aos 19 anos e Manolo Gonzalez Vergara é o seu único filho.

Celebridades

O motivo para Morgan Freeman usar uma luva na mão esquerda

Muitos pensam que o ator teve a mão amputada ou que se trata de uma afirmação de moda, mas não é o caso.

Celebridades

Os artistas lusófonos que já se apresentaram na plataforma internacional ColorsxStudios

Carolina Deslandes fez manchetes recentemente ao apresentar o novo single "Eco", que homenageia a fadista Amália através do refrão de "Grito", neste palco global.

Moda

Como usar cabedal com estilo e elegância

Com o aproximar da nova temporada, é altura de tirar estas peças da gaveta.

Beleza

Cabelos: conheça as tendências fortes da nova temporada

Dos cortes aos penteados, estas são algumas das apostas fortes para os meses de outono e inverno.

Comportamento

Psicóloga recomenda estratégia de 7 passos para deixar um parceiro controlador

Neste tipo de dinâmica, uma pessoa domina ou participa na intimidação do parceiro. Pode acontecer a qualquer pessoa.

Moda

Ideias de looks casuais que exigem pouco esforço

Inspire-se nestas sugestões!