Era um desejo antigo que agora foi concretizado. Desde sempre que quis saber qual seria a sensação de estar lá em cima, no céu, e sabia que a experiência mais próxima de voar livremente seria fazer um salto de paraquedas. Então era mesmo isso que tinha de fazer!

Falei com amigos, descobri quem também tinha esta curiosidade e juntos procurámos locais em Portugal onde colocar a vontade em prática. Escolhemos a Escola e Centro de Paraquedismo do Aeródromo de Évora devido à maior proximidade com Lisboa, onde moramos (existem mais escolas em Portugal com este tipo de ofertas e serviços). 

Encarreguei-me de entrar em contacto com a empresa, que muito rapidamente tratou da reserva. Pouco tempo após ter desligado a chamada já estava a receber mail com confirmação da data escolhida, informações do salto escolhido (5 mil metros, o mais alto da lista. Porque se é para ser, que seja o maior!), recomendações e ainda uma lista de segurança.

Antes do salto

Acordar cedo e fazer a viagem até Évora. Apesar de há muito desejar viver esta experiência, não posso negar: estava nervosa! Saber que em poucas horas iria estar em queda livre fazia-me pensar se realmente estava a fazer boas escolhas para a minha integridade física. 

Truques para afastar o nervosismo: ter confiança na empresa (Afinal, fazem isto todos os dias há anos), recordar as pessoas que conheço que já saltaram de paraquedas (Se eles sobreviveram sãos e salvos o mesmo vai acontecer comigo), conversar com quem me acompanhava nesta aventura (O que achaste daquela nova série? Quando vamos experimentar aquele restaurante?) e começar a pensar na cor do fato que iríamos escolher no aeródramo quando chegasse o momento (O amarelo é meu! Mais ninguém escolhe).

Quando nos aproximamos do aeródromo uma surpresa: no céu começamos a ver paraquedas brancos. Um grupo tinha acabado de saltar e estava agora a planar no céu de Évora. O plano torna-se real e ali está a prova de que vai mesmo a acontecer! Risos de nervosismo surgem no carro.

Chegamos à Escola e Centro de Paraquedismo, estacionamos o carro e vamos ao hangar, bem identificado com o logo da empresa. Na recepção, a nossa reserva é confirmada e são entregues formulários para preenchermos (Que entusiasmo ver um secção para contacto de emergência! Mentira). Papéis preenchidos, entregues, valor em falta pago. “Ok. Podem ir agora ter com o instrutor”. Como assim? Sem tempo para respirar fundo? Isso mesmo. 

O primeiro instrutor a que somos apresentados recebe o grupo com boa disposição. Aliás, sente-se um ótimo ambiente em toda a equipa. Indica-nos que temos de guardar os pertences em cacifos, pede para escolhermos o fato que vamos usar na experiência (Já tinha dito: amarelo para mim, por favor) e uns óculos (Azul vai combinar com o fato, não vai?). De seguida, coloca em cada elemento de principiantes (Nós!) o equipamente de segurança que nos vai deixar agarrados aos intrutores que nos vão acompanhar no salto (Nem vou tocar para não estragar!).

É hora do briefing. Outro instrutor chega e explica o que vai acontecer dali para a frente. Passo a passo, fala-nos de cada momento e das (poucas) preocupações que precisamos de ter. Como vamos sair do avião, em que situação abrimos os braços ou como vai ser a aterragem. Alguém tem dúvidas? É hora de ir para o avião!

Já no ar!

Conheço o instrutor que me vai acompanhar. Conversamos sobre expetativas, sobre a experiência que ele tem. Reocrda-me alguns pontos falados no briefing e começa a encaminhar-me para dentro do avião. 

Quando dou por mim, estou sentada num banco comprido onde todas as pessoas que vão saltar se juntam. Além dos meus amigos, vai ainda um casal e um grupo de alunos que se prepara para realizar saltos a solo. O avião descola e começa a subir. Pela janela, observo a paisagem. Ver a altitude a aumentar poderia aumentar o nervosismo, mas a verdade é que me distrai. A vista é linda. 

O instrutor que me acompanha vai falando comigo e pergunta várias vezes como me estou a sentir. “Estou bem”. O avião sobe mais e chega à altitude em que as primeiras pessoas vão saltar. Vou admitir: aqui tive o meu pico de nervosismo e de dúvida. Ver as primeiras pessoas a saírem do avião fez-me sentir o meu próprio estômago a dar uma volta. Eram pessoas que estavam a cair de uma grande altitude, que, de um momento para o outro ficavam sem chão. E eu ia a seguir. 

Digo ao meu instrutor. “Agora sim estou nervosa”. Ela explica-me que é normal, quer ver as primeiras pessoas a saírem nos faz perceber que o salto vai mesmo a acontecer. Depois, fala-me dos anos de experiência que tem, dos muitos saltos que faz diariamente. “Este é o meu sexto de hoje”. Acalmei. Fiquei com a certeza de que as emoções podiam ser fortes, mas que iria ficar tudo bem.

O Salto

É agora. Como me foi indicado. Começo a deslizar pelo banco, em direção à porta. Faço respirações profundas, olho a direito e procuro os muitos pensamentos que me passam na cabeça. Coloco os joelhos no chão e deixo o instrutor comandar os movimentos. Decido que não vou olhar para baixo, sempre em frente. Mantenho a respiração controlada.

Tal como me tinha sido pedido, assim que estou prestes a sair do avião coloco a cabeça para cima. É então que acontece. De repente já não tenho chão. Estou fora do avião. No ar. 

Uma batida mais forte no coração. A sensação de queda. A velocidade a aumentar. Um grito a formar-se cá dentro mas que não sai. Pressão na zona das mãos, que seguram o arnês (o único ponto que me dá uma sensação de controlo). Atenção à respiração pois de repente surgem dúvidas sobre como se inspira. Um misto de sensações de alerta que duram apenas poucos segundo. Quatro ou cinco segundos. Pois é então que surge algo inesperado: serenidade.

 A sensação de que se está a cair desaparece. Se não fosse o vento forte a bater em todo o corpo nem perceberia que o corpo está em movimento numa velocidade aproximadamente de 200 km/h. “É porque atingimos uma velocidade estável”, explica-me o intrutor já no chão, quando o interrogo sobre essa sensação. É-me permitido abrir os braços. Altura de desfrutar. 

Deixo-me encantar pela sensação de estar no ar, delicio-me com a velocidade, deslumbro-me com a paisagem. Este é sem dúvida um dos momentos altos. O medo já desapareceu, dando lugar a um sentimento de liberdade único. A uma tranquilidade que não imaginava encontrar tão lá em cima e durante uma queda. Foco-me em absorver cada segundo, pois já me tinha sido avisado que termina mais depressa do que se imagina.

Passado sensivelmente um minuto, recebo indicação de que é a altura de abrir o paraquedas. Mãos no arnês e sinto um leve puxão para cima. A queda livre terminou. Estou agora a planar. 

Quando marquei o salto antecipava muito a queda livre, mas não imaginava muito como seria estar com o paraquedas aberto. Deixo o aviso: é muito divertido! O instrutor controla as direções, faz manobras e proporciona momentos mais radicais com voltas e rodopios. Não consigo parar de rir. Vejo o chão a aproximar-se devagarinho, mas parece que tudo está a passar rápido. Quero estar mais tempo no ar.

Recebo indicações de que se vai dar a aterragem. Coloco as pernas e pés como me foi indicado e antecipo o choque com o chão. Mas sabem que mais? Revelou-se muito suave, sem grande impacto. Estou novamente no chão e a vontade é de voltar a entrar no avião e repetir tudo. Não aconteceu nesse dia, mas fica a certeza de que voltará a acontecer. Mas poderá ser ainda mais alto?

Podem ver um resumo (muito resumido) de tudo o que vos contei no vídeo em baixo. 

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Corrida aos colégios privados: Maioria com listas de espera em Lisboa e Porto e aumento das mensalidades não diminui procura

Corrida aos colégios privados: Maioria com listas de espera em Lisboa e Porto e aumento das mensalidades não diminui procura

Pinto da Costa vs Villas-Boas: Inquérito às duas candidaturas à presidência do FC Porto

Pinto da Costa vs Villas-Boas: Inquérito às duas candidaturas à presidência do FC Porto

Charlene e Alberto do Mónaco apadrinham torneio de

Charlene e Alberto do Mónaco apadrinham torneio de "rugby"

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Catarina Gouveia junta amigas na Comporta para evento especial

Catarina Gouveia junta amigas na Comporta para evento especial

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Rita Patrocínio revela

Rita Patrocínio revela "onde gostava de um dia viver"

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Marta Melro desfruta do bom tempo na praia com a filha

Marta Melro desfruta do bom tempo na praia com a filha

JL 1396

JL 1396

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Quando a cantiga foi uma arma

Quando a cantiga foi uma arma

A gestão aos gestores

A gestão aos gestores

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Receita de Crepes com curd de limão, por Mafalda Agante

Receita de Crepes com curd de limão, por Mafalda Agante

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

Dânia Neto abre o álbum de casamento:

Dânia Neto abre o álbum de casamento: "Bolha de amor"

Consumo de queijo pode melhorar o foco, a atenção e até a capacidade de tomar decisões

Consumo de queijo pode melhorar o foco, a atenção e até a capacidade de tomar decisões

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Amazon já ‘emprega’ 750 mil robôs. E tem menos 100 mil trabalhadores humanos

Amazon já ‘emprega’ 750 mil robôs. E tem menos 100 mil trabalhadores humanos

As Revoluções Francesas na VISÃO História

As Revoluções Francesas na VISÃO História

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Baga Friends lançam-se no espumante

Baga Friends lançam-se no espumante

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Celebrar a Liberdade no imenso palco do Festival Dias da Dança

Celebrar a Liberdade no imenso palco do Festival Dias da Dança

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

Meta ‘abre’ Quest OS a outras marcas como Asus e Lenovo

Meta ‘abre’ Quest OS a outras marcas como Asus e Lenovo

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

"The Jinx-Parte 2": Novos enigmas no regresso da série documental

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites