No número 28 da Rua de São Paulo, em Lisboa, mora o Espada. Restaurante que se dedica à confeção de pratos de peixe com receitas que vêm um pouco de todo o mundo. Visitei o espaço recentemente e é isto que tenho para vos contar.

Na chegada, os olhos saltam logo para a decoração. Quer das escadas que dão acesso ao primeiro piso, onde está o restaurante, e que é decorada com um papel de parede com peixes das mais diversas cores, quer pela sala em que somos recebidos, que se revela moderna e intimista graças à luz e às peças que a adornam. Ser recebido assim deixa logo a ideia de que estamos no início de uma boa noite.

Com o menu nas mãos, somos, como é comum, questionados sobre se queremos tomar alguma bebida. Curiosa questionei sobre o Mystery Cocktail (11 euros) que surgia na carta. Fiquei a saber que era um conceito novo, em que o cliente informava sobre os sabores que normalmente apreciava e o barman, com essa informação, criava um cocktail no momento. Fiquei convencida! Arrisquei nesta hipótese e fiquei bem agradada com a combinação diferente que foi feita.

Quanto à refeição em si, a opção foi para uma degustação com o intuito de partilhar. É que a ideia do Espada é mesmo essa: selecionar algumas opções e dividir com quem nos acompanha. Admito que sou fã deste método, pois dá-me a oportunidade de experimentar vários sabores. Para entradas, pedimos a tostada de ovo de codorniz trufada (7 euros) e o bao de salmão (8 euros), que mostraram logo que íamos dar início a uma viagem gastronómica. Duas opções de culturas diferentes, mas ambas saborosas. 

Para “pratos principais”, a opção foi para o menu seleção espada (34 euros), pensado para duas pessoas. É composto por ceviche misto de peixe e abacate, carpaccio de peixe branco com lima e trufa, carpaccio de vieira com jalapenos, tacos de camarão e tártaro de salmão e tártaro de atum com manga e malagueta. Pratos que nos fazem saltar entre experiências e que proporcionam um momento delicioso enquanto se salta de um para o outro.

No final, tarte gelada de lima (4 euros) e tarte de chocolate com caramelo salgado (4 euros), iguarias doces que também foram partilhadas. Afinal, levamos o conceito de dividir tudo até ao fim e ficámos satisfeitos com isso.

O Espada revela-se um restaurante com uma carta atrativa, pratos deliciosos, decoração atrativa e um conceito que merece ser revisitado. E não se preocupem fãs de carne! A pensar em vocês, o Espada preparou duas opções, para que possam aproveitar ao máximo este espaço em jantares de amigos. 

Mais informações:

Morada: Rua de São Paulo, 28, Lisboa.
Horário: Terça a quinta-feira, das 19h à 01h da manhã, e sexta-feira a domingo, das 19 h até às 02h.
Contacto para reservas: 213471948 | geral@espada.pt.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA e receba uma fabulosa OFERTA da LIERAC. ASSINE AQUI

Mais no portal