Foi dos últimos livros que li em 2021 e senti que tinha de ser o primeiro sobre o qual falar em 2022. Balada para Sophie é uma novela gráfica de Filipe Melo e Juan Cavia publicada pela Companhia de Letras. 

Admito que este é um livro que já queria ler faz algum tempo. Por isso, quando o comprei, iniciei logo a leitura. E só o consegui largar quando cheguei à última página. Fiquei hipnotizada pela história, deslumbrada com a arte gráfica, senti empatia pelas personagens e estava curiosa com o desenrolar da trama. Só descansei quando explorei cada detalhe e admito que terminei a leitura com lágrimas nos olhos. 

A trama começa quando uma jovem se apresenta ao pianista de sucesso Julien Dubois com o intuito de o entrevistar. A forma como estas duas personagens começam a se relacionar gera um mistério que queremos ver desvendado. Aos poucos, a confiança é conquistada e, com ela, surgem revelações que nos levam a conhecer as memórias de uma vida.

Julien, já de idade avançada e com problemas de saúde, expõe-se por completo. Sente que chegou o momento de expiar todos os seus pecados, de revelar os seus maiores arrependimentos, numa tentativa última de fazer o que é correto. Apresenta-se como o vilão da sua própria história, sem aceitar que, muitas vezes, fez o melhor que conseguiu em cada momento. Sem reconhecer os seus gestos mais valorosos, focando-se só e apenas no que gostaria de ter feito de forma diferente. 

Com as declarações de Julien, também nós paramos um pouco para pensar e refletir sobre como pequenas ações ou decisões podem ser fulcrais para a nossa vivência e para quem nos rodeia. De como há sempre tempo para, pelo menos, tentar fazer o melhor. Mas também percebemos que viver no remorso e na inatividade não gera evolução. Prova disso é que Julien só começa a libertar-se quando decide falar. Ao falar age e, curiosamente, acaba por realizar algo que já não se julgava capaz de alcançar.

Balada para Sophie revela-se uma obra de grande beleza, tanto na narrativa como a nível visual. Todas as personagens têm um sentido especial, os acontecimentos surgem num encadeamento que prende a leitura e a conclusão provoca grande emoção. Um livro que é como uma carta de amor à música e à imprevisibilidade da vida. 

Sinopse:

A vida de Julien Dubois, pianista de sucesso, confunde-se com a história da Europa do século XX. Desencantado e misantropo, vive a reforma numa velha mansão, com um gato e uma governanta por companhia. Um dia, é visitado por uma jovem jornalista que o incita a contar a sua verdadeira história. Nas paredes da casa, saturadas de fumo de cigarro e de velhas memórias, ressoa a confissão de uma vida feita de rivalidade, desamor e arrependimento.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA por apenas €2,60/mês. Aproveite esta oferta especial, tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo e arquivo digital, leia em qualquer lugar e cancele quando quiser. ASSINE AQUI

Mais no portal

Beleza

Como combater a eletricidade estática no cabelo? Experimente estas dicas

São bastante simples e podem fazer toda a diferença.

Diz Quem Sabe

O aparelho de contenção deve ser usado para sempre? As respostas às dúvidas mais comuns no pós-tratamento

Um artigo de opinião assinado pelo chefe ortodontista da cadeia de clínicas especializadas em ortodontia invisível Impress.

Nas Bancas

Maria Joana Almeida explica o novo normal do sexo em tempos de pandemia

A terapeuta sexual falou com a ACTIVA sobre o impacto dos tempos que correm na intimidade e revelou benefícios surpreendentes.

Moda

Armário cápsula de primavera: as peças essenciais para as influencers francesas

Inspire-se nestes visuais.

Backstage

Sónia Balacó: o 'making of' de uma produção de moda que é também uma viagem criativa e mágica

Atriz, modelo, poeta, leitora, Sónia Balacó transformou uma produção de moda numa viagem pela magia e pela criatividade, e falou connosco sobre o que é hoje o centro da sua vida. 

Comportamento

5 sinais de que alguém está a fingir emoções

Um comportamento conhecido como "atuação superficial", que consiste na (auto)regulação das expressões emocionais.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Comportamento

Os 4 principais fatores que destroem relações

Para manter a harmonia, há que evitar certas atitudes. Saiba quais.

Saúde

Estes são alguns dos melhores chás para aliviar sintomas de gripe

Bastante comuns nesta altura do ano.

Lifestyle

Leia a ACTIVA por €2,60/mês

Moda

Consegue acreditar que este vestido custa menos de 10 euros?

E é perfeito já para a próxima estação!

Saúde

Este simples alimento é um poderoso aliado no combate à anemia

Rico em ferro, bem como de outros nutrientes, pode ser usado em qualquer refeição.