Algumas pessoas sentem que as mãos são muito afetadas nos dias mais frios. Eu sou uma delas. Nos últimos anos tenho sentido uma maior sensibilidade nesta zona do corpo quando as temperaturas são mais baixas. Afinal, as mãos regra geral estão muito expostas e acabam por sair um pouco prejudicadas quando os cuidados ficam esquecidos. E agora, numa época em que o uso de produtos desinfetantes é recorrente, devido à atual pandemia, as mãos estão ainda mais sensíveis. Por isso mesmo, deixo aqui alguns cuidados que tenho e que me ajudam durante o inverno.

1 – Aquecer

Quando era criança evitava usar luvas. Agora não passo sem elas. Quando sei que vou sair de um ambiente acolhedor e passar para um mais frio, como sair de uma casa e ir à rua, levo sempre um par de luvas nas mãos. Desta forma o choque térmico é menor, além de que a pele fica mais protegida do vento gélido ou da humidade. 

2 – Proteger nas limpezas

Quando o frio surge, alia-se a outros fatores que também estão a prejudicar as nossas mãos. Um deles é a utilização de produtos de limpeza que danificam a nossa pele. Por isso mesmo é tão importante usar luvas protetoras quando limpamos as nossas casas, por exemplo. Não só estamos a afastar as mãos do contacto direto com agentes nocivos, como ainda podemos estar a protegê-las de água mais fria, por exemplo, que pode afetar a circulação sanguínea nesta zona. 

3 – Hidratação

Ao longo de todo o ano tenho sempre um creme para as mãos comigo, mas no inverno o seu uso é mais recorrente. Gosto de experimentar vários e este ano descobri o Cicabio Mains da Bioderma, uma nova criação da marca feita mesmo a pensar em que tem as mãos mais frágeis. Fiquei rendida. A textura é cremosa sem colar, o creme é logo absorvido e dá a sensação de estar a hidratar, além de que se sente um alívio imediato nas zonas da pele que estão mais fragilizadas.

4 – Higiene

Quando for escolher um sabonete ou gel para lavar as mãos, prefira os que são antibacterianos com PH adequado à pele. Desta forma, quando lavar as mãos, estará a limpá-las sem remover a barreira protetora natural que têm.

5 – Esfoliação

Sim, as mãos também beneficiam bastante de uma sessão de esfoliação. Feito de 15 em 15 dias com um produto que não seja agressivo, este gesto vai ajudar que os produtos hidratantes que escolheu tenham um maior efeito na pele das mãos, tornando-as mais macias e protegidas. 

Palavras-chave

Assine a ACTIVA e receba uma fabulosa OFERTA da LIERAC. ASSINE AQUI

Mais no portal