Se lhe perguntarmos qual é o sorriso mais bonito e caloroso do cinema, não demorará muito a chegar a Julia Roberts. Provavelmente acertará à primeira. A atriz norte-americana tem qualquer coisa de luminoso, uma energia positiva, uma alegria contagiante que não é fácil de encontrar – dentro ou fora do grande ecrã. Há uma empatia, uma generosidade e uma simplicidade na forma como ela se relaciona com as pessoas: atributos que a elevam ao estatuto de atriz icónica. Julia Roberts tem um misto de simpatia e star quality que é uma verdadeira raridade, algo que, se pensarmos bem, podemos encontrar em muito poucas celebridades. É um je ne sais quoi que não se inventa e que atrai os olhares para ela como as mariposas para a luz. É por tudo isto que a Chopard, marca suíça de joalharia e relojoaria, escolheu a atriz para sua nova musa. Juntas vão celebrar o Dia Internacional da Felicidade com a campanha Chopard Loves Cinema. Um match feito no céu.

Desde 1860 que a Chopard nos habituou ao melhor. As mais bonitas jóias aliadas aos mais virtuosos relógios. Que decida aliar-se a Julia Roberts, faz, portanto, todo o sentido. Esta é, na verdade, uma relação que já vem de trás: desde 2021 que a atriz é o rosto das coleções Happy Sport e Happy Diamonds. Julia Roberts é agora a embaixadora global da Chopard, tornando-se musa de todas as coleções femininas de relógios e jóias da marca. É para celebrar este vínculo especial que a Chopard e a Julia Roberts decidiram combinar o seu amor mútuo pelo cinema. E a felicidade é a linha com que se cosem todos os elementos.

A copresidente e diretora artística da Chopard, Caroline Scheufele, partilha mais detalhes: “Depois da nossa campanha Happy Diamonds, realizada por Xavier Dolan, em 2021, que apresentou uma hipnótica e rodopiante Julia Roberts, representando a pura, imediata e comunicativa felicidade que está no âmago do espírito da Chopard, esta nova série amplia o espectro do impulso inicial. Revelamos uma nova faceta da nossa identidade, o Feel-Good vibe: a autoconfiança incutida pelas jóias e relógios Chopard a reverberar no ar, infundindo todo o universo em redor com energia positiva”.

A campanha Chopard Loves Cinema foi idealizada pelo realizador James Gray e consiste em 12 videoclips que serão divulgados ao longo dos próximos meses, nos quais Gray captura a audácia, jovialidade e humanidade que fazem de Julia Roberts um ícone contemporâneo. O primeiro clip, como não podia deixar de ser, será lançado no dia 20 de Março: o Dia Internacional da Felicidade. Estes filmes serão acompanhados por uma campanha publicitária com imagens do fotógrafo Alasdair McLellan.

A magia do backstage

Nesta campanha, a Chopard brinca com o nosso imaginário. Afinal quem é que nunca sonhou poder estar no backstage de um filme de Hollywood? Pois é isso mesmo que a Chopard decidiu oferecer-nos. E James Gray será o nosso guia. Nesta incursão secreta, o realizador vai mostrar-nos lampejos do que se passa por detrás das câmaras ou quando estas estão desligadas. Vamos poder ver, por exemplo, Julia Roberts a brincar fora de cena, espalhando alegria e diversão. Ela faz tricot enquanto espera, tem sempre algo de bom para dizer sobre toda a gente, calça uns ténis confortáveis debaixo de longos e glamorosos vestidos (shhhhh, é segredo…), “rouba” a câmara e faz ela própria as filmagens, interrompe os ensaios para fazer festas à sua cadela Myrtle, que salta para o seu colo… Uma animação! São 12 episódios que prometem divertir e enternecer-nos em igual medida e, talvez mais importante que tudo, incentivar-nos a encontrar (e a espalhar!) a felicidade nas nossas vidas.

Julia Roberts lança-se, de corpo e alma, neste jogo entre guião e improvisação e recorda, por exemplo, a sua melhor memória do Festival de Cannes, com a Chopard, em 2016: “A primeira vez que lá fui estava atrasada e corri pelos corredores ao mesmo tempo que alguém me ia cosendo dentro do vestido. Fomos todos correndo até ao elevador com o vestido a ser cosido até ao último instante. Nesse momento pensei: ‘Isto é um clássico’. Foi um momento “Cannes”-Do [trocadilho com o termo inglês can do].”

Adornada com as suas jóias Chopard, que ela seleciona e usa como talismãs, e aproveitando o boost de confiança que elas lhe inspiram, Julia Roberts traz a sua magia para o cenário desta campanha. É que fazer um filme é, acima de tudo, fazer com que todos se sintam bem e reconhecidos e garantir que ninguém se sente posto de parte. E a atriz norte-americana é exímia nisso.

Prova disso mesmo são as palavras que o realizador partilha sobre ela: “A Julia Roberts é uma coisa rara: uma genuína estrela de cinema. E acontece que também é uma pessoa com um tremendo sentido de humor sobre tudo o que isso implica. De alguma forma, conseguiu que o seu status lendário não lhe subisse à cabeça. Agarro sempre qualquer oportunidade de trabalhar com ela. Somos compinchas e nutrimos verdadeiro respeito e afeto um pelo outro. Sempre que a consigo fazer rir, considero que o meu dia está feito. E é sempre um prazer trabalhar com ela, quanto mais não seja porque a câmara é tão fã da Julia quanto eu! Tanto a Julia quanto a Chopard incorporam um verdadeiro sentimento de felicidade. Esta campanha foi, para mim, uma oportunidade maravilhosa.”

Vencedor de diversos prémios internacionais, James Gray – que já teve cinco filmes selecionados para o Festival de Cannes – sempre colocou as relações humanas como tema central dos temas que abordou no seu cinema: começando por Little Odessa, a sua primeira longa metragem que imediatamente se tornou um filme de culto, passando por The Immigrant, sem esquecer o mais recente, Armageddon Time, apresentado na edição do ano passado do Festival de Cannes. James Gray está empenhado em expressar a dor do tempo que passa, o que deve ser deixado para trás e o que vale a pena guardar no fugaz tecido da memória.

Quanto à fotografia, para além de Alasdair McLellan, que fez o shot publicitário, a Chopard convidou também Greg Williams, especialista em backstage, para imortalizar o making of desta campanha toda ela baseada num jogo de bastidores. Williams é um ex-repórter fotográfico que ganhou fama na indústria cinematográfica graças à candura que emana dos seus retratos das estrelas, sinónimo, ao mesmo tempo de sinceridade, abertura, simplicidade e glamour. Perfeito, portanto, para retratar Julia Roberts. Ao capturar a espontaneidade da actriz em acção, Williams explica o seguinte: “Ando, frequentemente, à procura da alegria e tento criar uma experiência alegre. Trabalhar em estreita colaboração com a Julia nesta campanha foi, em muitos aspectos, a tarefa perfeita porque ela é uma pessoa imensamente alegre”.

E Julia Roberts confirma: “Para mim, todos os dias são o Dia Internacional da Felicidade.”

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Extraterrestres podem ser roxos e não verdes

Extraterrestres podem ser roxos e não verdes

Quando a cantiga foi uma arma

Quando a cantiga foi uma arma

ULS precisam de meios para contratar psicólogos face à

ULS precisam de meios para contratar psicólogos face à "enorme carência"

Rir é com ela!

Rir é com ela!

Juice Ultra 2: Uma nova forma de carregar carros elétricos

Juice Ultra 2: Uma nova forma de carregar carros elétricos

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

As primeiras palavras de Rita Ferro Rodrigues sobre a alegada separação de Ruben Vieira

As primeiras palavras de Rita Ferro Rodrigues sobre a alegada separação de Ruben Vieira

Celebridades vestem-se a rigor para o desfile pré-outono 2024 da Dior, em Nova Iorque

Celebridades vestem-se a rigor para o desfile pré-outono 2024 da Dior, em Nova Iorque

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Montenegro diz que

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre descida do IRS

A gestão aos gestores

A gestão aos gestores

No dia em que celebra 50 anos, Victoria Beckham partilha imagens da infância e assume-se uma mulher feliz

No dia em que celebra 50 anos, Victoria Beckham partilha imagens da infância e assume-se uma mulher feliz

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

As escolhas de guarda-roupa de Letizia e Máxima durante a visita do reis de Espanha aos Países Baixos

As escolhas de guarda-roupa de Letizia e Máxima durante a visita do reis de Espanha aos Países Baixos

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

As escolhas de guarda-roupa de Letizia e Máxima durante a visita do reis de Espanha aos Países Baixos

As escolhas de guarda-roupa de Letizia e Máxima durante a visita do reis de Espanha aos Países Baixos

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Operação Montana: PJ ajuda a prender 20 pessoas de uma rede criminosa internacional que se dedicava ao tráfico de droga e tinha membros portugueses

Operação Montana: PJ ajuda a prender 20 pessoas de uma rede criminosa internacional que se dedicava ao tráfico de droga e tinha membros portugueses

Torel Palace em Lisboa: Um hotel perto do céu

Torel Palace em Lisboa: Um hotel perto do céu

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

“Juntos temos mais impacto”: conversa com Paz Braga

“Juntos temos mais impacto”: conversa com Paz Braga

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

As Revoluções Francesas na VISÃO História

As Revoluções Francesas na VISÃO História

Recorde alguns dos melhores 'looks' de Anya Taylor-Joy

Recorde alguns dos melhores 'looks' de Anya Taylor-Joy

DS E-Tense Performance: Serão assim os superdesportivos do futuro?

DS E-Tense Performance: Serão assim os superdesportivos do futuro?

Quem vai estar abrangido pela descida de escalões do IRS

Quem vai estar abrangido pela descida de escalões do IRS

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

Nicolas Floc’h levou as cores da água para dentro do MAAT

Nicolas Floc’h levou as cores da água para dentro do MAAT

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

Ministério convoca sindicatos médicos para primeira reunião negocial na sexta-feira

Ministério convoca sindicatos médicos para primeira reunião negocial na sexta-feira

Revelado o destino de lua-de-mel de Dânia Neto

Revelado o destino de lua-de-mel de Dânia Neto

25 imagens icónicas do momento que mudou o País

25 imagens icónicas do momento que mudou o País

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

Exercício físico capaz de reduzir risco de doenças cardiovasculares através da diminuição dos sinais de stress no cérebro. Os resultados de um um grande novo estudo

Exercício físico capaz de reduzir risco de doenças cardiovasculares através da diminuição dos sinais de stress no cérebro. Os resultados de um um grande novo estudo

Bioblitz: A festa que celebra a biodiversidade do Parque de Serralves

Bioblitz: A festa que celebra a biodiversidade do Parque de Serralves

Startup portuguesa desenvolve tecnologia que combate o desperdício agroalimentar

Startup portuguesa desenvolve tecnologia que combate o desperdício agroalimentar

Já nasceu o filho de Idevor Mendonça: as primeiras imagens do bebé

Já nasceu o filho de Idevor Mendonça: as primeiras imagens do bebé

Em “Cacau”: Regina espanca Filó e deixa-a desfigurada

Em “Cacau”: Regina espanca Filó e deixa-a desfigurada

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites