Como não engordar nem um quilo este inverno!

O Inverno é, realmente, uma época que convida a acumular uns quilos a mais. E isso tem uma explicação: o frio leva-nos ingerir mais calorias para garantir a manutenção da nossa temperatura corporal.

Por isso, existe uma maior tendência para procurar refeições mais quentes e pesadas, normalmente sinónimo de uma maior ingestão calórica. Acrescente-se também que o facto de usarmos mais roupa, cobrindo geralmente, todo o corpo, faz com que as preocupações com a forma física sejam bem menores do que no Verão e, consequentemente, temos tendência a cair mais facilmente nas tentações…

Os alimentos muito ricos em gordura, sobretudo de origem animal (carne, enchidos, queijos…) e em hidratos de carbono acabam por estar no topo da lista das preferências. Por outro lado, a acumulação extra de calorias não é compensada com a perda energética. E quando se entra num ciclo vicioso, apenas a força de vontade individual pode ter alguma coisa a dizer.

Assim, uma das opções passa por aumentar o consumo de hortofrutícolas e leguminosas, nomeadamente, na sopa. A sopa, para além de água, vitaminas, minerais, antioxidantes e outros compostos protectores, é rica em fibras, que regulam o apetite e ajudam a manter o trânsito intestinal controlado, evitando a sensação de inchaço. Inicie sempre as refeições principais com um belo prato de sopa. Outro cuidado a ter são os métodos culinários. A opção pela cozinha a vapor para além de preservar o sabor e os nutrientes dos alimentos evita que se acrescente gordura extra. Os cozinhados e ensopados também constituem uma opção a ter em conta, já que permitem uma maior combinação de alimentos.

Outro truque passa pela persistência e aumentar a prática de actividade física. O Inverno também é sinónimo de dias com sol, por isso, há sempre a alternativa de uma caminhada com os amigos ou a família. Coloque a preguiça de lado e dê uma oportunidade ao seu corpo. Verá que depois, vai sentir-se melhor. Se a vontade de comer fora das refeições insistir em aparecer, lembre-se da fruta, prefira hidratos de carbono complexos e não se esqueça de beber frequentemente líquidos (água, chá, sumos).

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Beleza

Corpo: como reduzir um tamanho numa semana

Sim, é possível. O segredo está em 'atacar' a retenção de líquidos e acelerar intensivamente o metabolismo através do exercício físico.

Beleza

Perder peso: os 7 maiores entraves

É fatal: decide finalmente acabar com aqueles quilos a mais. Mas de repente, parece haver uma quantidade de gente apostada em desviá-la da ‘virtude dietética'! Como resistir aos piores inimigos da nossa dieta?

Beleza

Conheça as melhores dietas para desintoxicar o organismo

Fique a par das melhores dietas, massagens, chás e sumos de frutas para libertar o corpo e a mente das toxinas acumuladas e recuperar a boa forma.

Beleza

Como emagrecer sem stress... ou ansiedade

Já pensou que é possível emagrecer sem stresses nem ansiedades ou aquela terrível sensação de culpa sempre que comete um deslize?

Beleza

As dietas das estrelas

Aparecerem perante milhões nas telas de cinema, na televisão e em campanhas publicitárias é o pão-nosso de cada dia para actrizes e cantoras. Como são humanas também acabam por aumentar um quilinho ou outro, mas rapidamente regressam à forma, nem que seja à custa de dietas radicais.

Beleza

O que fazer quando a dieta deixa de funcionar

No início, tudo corre bem e emagrece a bom ritmo, mas eis que chega uma altura em que deixa de perder peso. Nesse momento, a última coisa em que deve pensar é em desistir, porque ainda é possível levar o barco a bom porto.

Beleza

Perca peso onde mais precisa!

Tem aquela gordura acumulada em certas partes do corpo - como as ancas, a barriga e as coxas - e parece que não há forma de ser ver libre dela? Há medidas muito concretas para cada zona do corpo que lhe resolvem o problema.

Beleza

Guia do Bio: O que são alimentos biológicos?

Estão cada vez mais na moda, mas nem sempre é claro o que torna um alimento 'biológico'. TIramos-lhe todas as dúvidas

Beleza

De quantas fibras precisa por dia?

Podem não fornecer nutrientes, mas são essenciais à saúde do nosso aparelho digestivo. Motivo mais do que suficiente para não se esquecer delas na sua dieta alimentar.

Beleza

45 Ideias anti-quilos

Está preocupada com os quilinhos a mais? Quer ficar fit para a primavera? Acha que é altura de começar a ter mais cuidado com a alimentação? Pois bem é sempre boa altura para começar e, para darmos uma mãozinha, preparámos 45 dicas simples para recuperar ou manter o peso.

Beleza

Toda a verdade sobre dietas que fizeram fama... e que não resultam!

Todas ouvimos falar de uma amiga, cunhada ou prima que fez a dieta da lua, do Dr.Atkins ou do tipo sanguíneo e emagreceu dez quilos num ápice. Mas com graves riscos para a saúde.

Beleza

No Verão: proteja-se contra as doenças de origem alimentar

Na sua maioria, os alimentos contêm bactérias e se não forem conservados nas condições adequadas, os microrganismos podem proliferar e originar infecções e intoxicações alimentares.

Beleza

Peixe: um amigo de todos os dias!

Rico em aromas, o peixe contém muitas proteínas, que funcionam como tijolos que edificam o corpo, intervindo nos processos de crescimento e reparação do organismo

Beleza

Dietas: o que é mito e o que é verdade

Quando se fala em perder peso, toda a gente tem um palpite a dar: ‘o que resulta é comer muita fruta', ‘eu perdi 10 quilos a beber batidos' ou ‘eu nunca janto'. Afinal, devemos seguir alguns destes conselhos?

Beleza

Guia do Bio: Dicas para comprar bem

Antes de adquirir alimentos biológicos convém ler as dicas que se seguem.

Beleza

Nutrição: Como emagrecer para sempre

Sejam 3 ou 30 quilos que quer perder, se seguir algumas regras pode manter os resultados por muitos e muitos anos!

Beleza

Salada: a armadilha do Verão

Os inimigos da sua dieta não são só as batatas fritas e os cachorros quentes, algumas saladas, aparentemente leves, escondem uma bomba de calorias.

Beleza

Vegetarianismo: vantagens e perigos deste regime

Muitas vezes a redução do consumo de carne é o ponto de partida para a descoberta de outros sabores. A riqueza nutritiva dos pratos vegetarianos, as suas cores, texturas e aromas, são alguns dos motivos que atraem cada vez mais adeptos. Mas existem outras vantagens para quem escolhe este tipo de dieta e faz disso uma opção de vida.

Beleza

Pão: feito em casa ou comprado no supermercado?

Por moda ou por uma questão de saúde, a verdade é que nos últimos tempos temos assistido a um número crescente de pessoas que opta por fazer o seu próprio pão em casa. Enquanto que algumas queixam-se de que o pão actualmente à venda está demasiado industrializado, outras falam na "crise" para justificar o porquê de fazer o pão em casa. Na verdade, confeccionar o pão em casa tem algumas vantagens, mas exige também alguns cuidados.

Mais no portal

Comportamento

3 motivos para o sexo (por vezes) causar apego emocional

Eis a explicação de uma especialista, mestre em Sexologia.

Saúde

Os testes de ovulação valem mesmo a pena quando se tenta engravidar?

Esta é uma das formas de identificar o período fértil.

Beleza

O que há de novo na maquilhagem que vale a pena descobrir

Para os olhos, lábios e uma pele imaculada.

Celebridades

Ryan Reynolds afasta-se dos ecrãs

O ator anunciou uma pausa na carreira.

Diz Quem Sabe

A importância dos lacticínios numa alimentação saudável

Um artigo de opinião da Dra. Fernanda Cruz.

Beleza

Saiba como combater e prevenir a queda de cabelo sazonal

Um problema que é muito comum nesta altura do ano.

Beleza

7 passos para cuidar da pele antes de dormir

Uma rotina tão importante quanto a matinal.

Moda

4 peças em cabedal que são must-haves para o outono

E como usá-las.

Saúde

iMM-Laço Hub nasce como uma nova esperança na luta contra o cancro da mama

Com um laboratório focado na investigação em cancro da mama metastático e uma equipa especializada.

Moda

The Bra Stories: uma campanha pela luta contra o cancro da mama

Assinada pela C&A.

Moda

Andreia Dinis lança marca de roupa

Sugar n’Spice Concept é o novo projeto online da ariz.

Lifestyle

Neste hotel, a reserva de duas noites equivale à oferta da terceira

Aproveite uns dias relaxantes no campo.