iStock-842220534.jpg

AndreyPopov

Durante uma gravidez o corpo da mulher sofre várias alterações, maioritariamente ao nível abdominal, na zona da mama e ainda nos flancos e coxas. Estas são as principais modificações que se traduzem no aumento de volume abdominal, aparecimento de estrias, gorduras inesteticas e aumento e ptose do peito (mama descaída).

Desta forma, surgiu o conceito de Mommy Makeover para devolver à mulher a sua forma pré-gravidez. Trata-se de um conjunto de técnicas e cirurgias combinadas que ajudam a uma reposição da imagem e aumento da sua auto-estima, factores essenciais para o bem-estar físico e emocional da recém mãe. De salientar que as cirurgias envolvidas no Mommy Makeover não são estanques e adaptam-se à necessidade e corpo de cada mulher.

Ao nível do rejuvenescimento da mama poderemos realizar um lifting mamário – ou mastopexia – que se trata de um levantamento da mama através da retirada de pele e reformulação da zona do mamilo. Esta cirurgia pode ainda ter a opção de colocação de implantes de silicone se assim for desejado. Nos casos em que a mama acaba por ficar desproporcional e descaída e que seja necessário retirar gordura e glândula mamária falamos de uma mamoplastia de redução trabalhando um tamanho e simetria proporcional à estrutura da mulher.

Em ambas as cirurgias é possível eliminar algumas inestéticas estrias sendo fundamental a utilização de um sutiã específico durante a cicatrização, obtendo melhores resultados.

Em relação à zona abdominal o procedimento mais frequente é a abdominoplastia que permite retirar pele e gordura em excesso e ainda redefinir a zona do umbigo. Nesta cirurgia é habitual reconstruir toda a parece abdominal que, aliada à remoção de excesso de pele, proporciona uma silhueta equilibrada e funcional. Aquando da acumulação de gordura nos flancos ou coxas é ainda possível complementar com uma lipoaspiração esculpindo e delineando, uma vez mais, a região afectada. Nesta fase surge um outro conceito, o lipofiling, em que a gordura retirada de outras zonas é processada e novamente aplicada noutra área corporal em que se pretenda aumentar o volume, como por exemplo, nos glúteos.

Nas cirurgias mencionadas é essencial a utilização de cintas de compressão elásticas assim como a realização de drenagens linfáticas manuais.

No geral, os tempos de recuperação do Mommy Makeover variam consoante o número de intervenções, mas, em média, o período de recuperação total varia entre as 4 e as 6 semanas. Apesar de ser incentivado um estilo de vida saudável com a prática de exercício físico e alimentação variada, os resultados do Mommy Makeover são permanentes.

Com a evolução da tecnologia ao serviço da cirurgia plástica é hoje em dia possível simular os resultados pós cirurgia através de simuladores corporais 3D – como por exemplo o CRISALIX® ou o VECTRA XT 3D – permitindo cruzar as expectativas das pacientes com a possível realidade do resultado final.

Por fim, há que ressalvar que para a realização do Mommy Makeover é fundamental que haja uma relação de confiança entre o cirurgião plástico e a paciente, com uma comunicação fluida, dado tratar-se de um conjunto complexo de cirurgias.

Mais informações: www.davidrasteiro.pt | Facebook | Instagram

Palavras-chave

Assine a ACTIVA por apenas €2,60/mês. Aproveite esta oferta especial, tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo e arquivo digital, leia em qualquer lugar e cancele quando quiser. ASSINE AQUI

Relacionados

Beleza

O ABC dos ‘liftings da hora do almoço’

Como lhes chamam as americanas. Saiba o essencial sobre as técnicas de medicina estética que permitem rejuvenescer alguns anos rapidamente, sem recorrer ao bisturi.

Beleza

Guia para seios bonitos e saudáveis

Raras são as mulheres que não gostavam de ter seios um pouco mais... qualquer coisa diferente do que têm. Mas há uma coisa que todas queremos: mantê-los bonitos e saudáveis. Descubra como consegui-lo, abaixo.

Beleza

Corpo de verão: como remodelar rapidamente a silhueta

Estes são os tratamentos mais recentes, seguros e eficazes.

Mais no portal

Saúde

Sabe o que é a distimia?

A doença pode ser semelhante à depressão. Conheça as diferenças e saiba como tratar.

Saúde

Como é que a ansiedade pode sabotar o seu relacionamento?

Este é um transtorno psicológico que merece tratamento.

Beleza

Este truque simples tem muitos benefícios para a pele e o cabelo

Os especialistas dizem que vale muito a pena fazer esta substituição à noite.

Nas Bancas

Conheça melhor o delicioso mundo de Luísa Villar

Uma artigo para ler e saborear com todos os sentidos, sobre esta mulher inspiradora que decidiu mudar de vida aos 50 anos.

#VozActiva

Helena Isabel abre o coração sobre o significado da idade

O que é a idade e o que é que ela nos traz? Helena Isabel, a protagonista de capa da nossa edição de fevereiro (nas bancas) responde no #vozactiva deste mês.

Diz Quem Sabe

Síndrome do Impostor: quando somos o nosso pior inimigo

Saiba como contornar o problema.

Saúde

Porque é que a COVID-19 causa confusão mental?

Um estudo recente encontrou respostas.

Saúde

Este truque potenciam os inúmeros benefícios do alho

Confira como deve consumir este poderoso alimento.

Lifestyle

Instituto Macrobiótico fecha portas após 40 anos

As dificuldades financeiras trazidas pela pandemia foram motivo apontado.

Lifestyle

EasyJet tem viagens a partir de 14,99 euros

Aproveite!

Moda

As tendências de botas que vão vingar em 2022

De acordo com a Zara.

Saúde

5 truques para proteger as mãos do frio

Gestos que podemos ter para evitar danos nesta parte do corpo que, regra geral, está muito exposta e acaba por sofrer lesões quando as temperaturas estão mais baixas.