food beach sandes praia.jpg

PeskyMonkey

Em tempo de praia, é preciso saber fazer as melhores escolhas, evitando intoxicações alimentares. Assim, das duas, uma: ou levamos alimentos menos perecíveis ou acondicionamos muito bem as refeições, garantindo uma boa conservação no frio. Calma, não é tão difícil assim, o primeiro cuidado será levar todos os alimentos ou preparados em caixas fechadas, o segundo procurar uma sombra ou uma zona mais fresca para deixar a marmita e o ideal será mesmo investir numa com boa conservação no frio, uma geleiras, ou um saco ou mala térmica.

Os alimentos menos perecíveis, como a fruta fresca, ou desidratada, os frutos oleaginosos, os palitos de legumes (de cenoura, pepino, beterraba e nabo, por exemplo), as tortilhas de milho ou de arroz, assim como as tostas integrais (ou de quinoa ou alfarroba, por exemplo) são opções interessantes e podem garantir pequenas merendas. No entanto, se quisermos completá-las com a proteína completa de queijos ou iogurtes, ou de um ovo cozido, por exemplo, a conservação no frio será essencial.

Uma opção ótima, até para os miúdos, é levar os ditos palitos de legumes para molhar no iogurte com o travo de uma erva aromática a gosto. Faz lembrar palitos de batatas crocantes com um deep especial. Se pensarmos num almoço – e é tão importante fazê-lo completo também em dias de praia e férias – temos mesmo de levar a geleira e procurar a sombra. Eu aconselho os frascos com camadas, uma com uma fonte de hidratos de carbono, como puré de batata doce ou quinoa ou arroz, por exemplo, seguida de uma de atum ou ovo cozido picado e a salada por cima.

Para quem quer dedicar mais uns minutos à confeção da sua marmita, num instante prepara no wook um bife de frango ou peru cortado em pedaços, com legumes partidos. O frasco funciona também com merendas, por exemplo com uma camada de pudim de chia (iogurte misturado com as sementes), seguido de fruta esmagada ou em pedaços e se quisermos podemos ainda adicionar o crocante dos frutos oleaginosos. O cuidado que falta e é essencial, durante todo o dia, nesta época de calor é, naturalmente, hidratar-se. Pode preparar água aromatizada com gengibre, ervas a gosto, fruta socada… Importante mesmo, é não se esquecer de beber!

Ana Bravo, nutricionista.jpg

Drª Ana Bravo, Nutricionista Clínica Ibérico Nogueira

Palavras-chave

Relacionados

Saúde

7 formas de aumentar e variar o consumo de legumes

Os legumes ou hortícolas são um grupo de alimentos pobres em energia e ricos em micronutrientes - vitaminas e minerais - fibra solúvel e água. São por esse motivo essenciais ao crescimento e manutenção das funções vitais. O seu consumo diário está associado à prevenção da doença cardiovascular, dislipidemia, diabetes, obesidade e cancro. É muito preocupante quando não são ingeridos diariamente na quantidade certa.

Saúde

A comida e o equilíbrio intestinal: o que faz bem (e mal) ao nosso intestino

"Nem tudo o que comemos faz bem ao nosso intestino. Vamos descobrir porquê."

Saúde

Qual o impacto do cancro da mama em mulheres jovens?

Saiba o que esperar após o diagnóstico, as mudanças que irá enfrentar, as reações, bem como a (re)organização necessária.

Mais no portal

Celebridades

Não vai acreditar nos visuais das Kardashians nas primeiras aparições públicas

Veja a evolução das mulheres do clã Kardashian-Jenner na passadeira vermelha (e na vida).

Moda

Este é o visual favorito das influencers portuguesas para dias passados em casa

Muitas das mulheres portuguesas mais influentes nas redes sociais estão rendidas a este "uniforme trendy" do confinamento.

Lifestyle

6 dicas para reduzir encargos com o crédito habitação

O crédito habitação e as despesas que estão associadas a este contrato representam uma fatia significativa do orçamento das famílias.

Moda

Irina Shayk arrasadora em sobrecamisa com efeito envernizado

Descobrimos de onde é esta peça, que custa menos de 40 euros.

Fora da Caixa

A técnica de finalização ideal para cabelos encaracolados, ondulados e crespos

Uso-a para aplicar tudo, desde leave-ins, passando por óleos, a cremes hidratantes.

Celebridades

Karol Conká saiu do BBB - Quem vamos odiar agora?

"Cancelada" é a palavra de ordem e o reality show brasileiro parece intensificar este hábito (perigoso) da internet.

Moda

Como não amar as novas Josefinas?

A marca portuguesa apresenta um novo modelo de calçado.

Celebridades

Mia Farrow sobre alegados abusos sexuais de Woody Allen: "Eu própria não conseguia acreditar"

Novo documentário traz revelações inéditas.

Finanças de A a Z

Os hábitos financeiros que devemos evitar a todo o custo

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z foca-se nas práticas que são inimigas da estabilidade financeira.

Nas Bancas

Bárbara Tinoco: "As mulheres mais novas têm tudo a aprender com as mais velhas"

Uma conversa imperdível com a cantora e compositora de 22 anos.

Editorial

Beleza com saúde física e mental

"A nossa magia está muito mais naquilo que transmitimos do que naquilo que somos. E o amor próprio é o melhor tratamento". O editorial deste mês de Natalina de Almeida, a diretora da ACTIVA.

Moda

Esta cor foi a grande estrela da Semana da Moda de Nova Iorque

Saiba como usá-la.