iStock-159041389.jpg

Martin Benik

Chegou finalmente o Verão e com ele o período mais aguardado do ano: as Férias! Tempo de recarregar baterias, divertir-se e estar com a família. Também é o período em que nos permitimos a alguns excessos. Ninguém deve ser escravo do que come, muito menos durante um período dedicado ao relaxamento, ao convívio e ao prazer. Defendo que a moderação é a melhor amiga de todos os dias, por isso alguns cuidados podem ser necessários.

1) Comece o dia com um bom pequeno-almoço
De um modo geral o seu pequeno-almoço deve conter três constituintes básicos: uma fonte proteica (leite, queijo, iogurte…), uma fonte de hidratos de carbono (pão escuro, cereais não açucarados…) e fruta. Pode ler a constituição “ideal” de um pequeno-almoço aqui, num artigo já publicado.

Em hotéis a oferta é imensa e pode haver tendência a excessos logo pela manhã. Fuja da ilha do bacon e salsichas, assim como de bolos, croissants e brioches. O pão-de-leite é um bolo apesar do aspecto seco, possui açúcar e gordura na sua constituição e por isso em nada se assemelha a pão. Seja moderado e guarde-se apenas para o último dia permitindo-se a um excesso matinal.

2) Leve lanches saudáveis para a praia
Tenha sempre água suficiente e exclua refrigerantes, batatas fritas, snacks salgados e bolos ou biscoitos. Prefira fruta, sumos naturais, snacks caseiros de vegetais, pão ou tostas, queijo ou eventualmente bolachas simples sem açúcar.

Não incentivo o consumo de bolachas pelo claro desinteresse nutricional, mas face ao momento, duas bolachas sem açúcar são uma escolha mais inteligente que batatas fritas ou um bolo. Se levar um saco térmico, iogurtes naturais, ovos cozidos, fiambre e saladas são ótimas opções.

3) Seja moderado nos pecados clássicos de praia: gelados e bolas de Berlim
Não me parece excessivo que alguém se permita comer um gelado numa semana de férias. Mais que isso pode ser muito problemático! Não somos perfeitos e os pecados comedidos não se vão ficar apenas por um gelado.

4) Aprenda a fazer escolhas em restaurantes
Em férias é comum comermos muitíssimo fora de casa. Em bares de praia com refeições mais frugais, fuja de massas, pizzas, hambúrgueres ou tudo o que manifestamente tenha excesso de hidratos de carbono e excesso de gordura. Salgados como empadas, rissóis, folhado ou sandes de pastas de maionese são igualmente péssimas opções.

Prefira saladas com molhos simples com ou sem hidratos de carbono dependendo das suas necessidades, sandes de pão escuro com atum, ovo, queijo fresco entre outros. Se o local tiver sopas, inicie a refeição sempre com esta opção. Em restaurantes, modere entradas como manteigas, queijos, patés e principalmente o pão!

A regra da sopa e da salada ou legumes é essencial em todas as refeições. Escolha pratos simples com pouca gordura e exclua sobremesas doces, preferindo fruta. Por último, evite sentir-se “cheio” pois significa que já comeu demais.

5) Por favor, coma peixe!
O peixe ou pescado é proteína animal de elevadíssima qualidade, rico em iodo e pobre em gordura. Até o peixe gordo (excepto o salmão) possui um teor de gordura inferior à maioria das carnes. Se está perto do mar principalmente em zonas de grande actividade piscatória, coma peixe ou pescado fresco, porque não, todos os dias.

É quase “criminoso” comer um bife perto do mar, quando pode escolher peixe-espada, linguado, robalo, garoupa, corvina, dourada, atum, salmonete, carapaus, chocos ou lulas! Coma-o simplesmente grelhado com legumes ou salada e hidratos de carbono segundo as suas necessidades, sendo muito cauteloso com adição de azeite no prato.

Mariscos e bivalves também são boas opções, mas seja inteligente na escolha dos molhos e no consumo de pão ou tostas.

6) Modere o consumo de álcool…
Pode haver tendência a excessos alcoólicos com cocktails à beira da piscina, jantares prolongados ou saídas à noite. É sabido que o álcool é neuro e hepatotóxico, no entanto a maioria das pessoas desconhece o seu valor calórico e o impacto no aporte energético diário. 1g de álcool contém 7 kcal. 1g de Proteína ou de Hidratos de Carbono contém 4 kcal e 1g de Gordura contém 9 kcal.

Relativamente aos macronutrientes, a carga energética do álcool é muito considerável. É necessário destacar que muitas bebidas têm açúcares na sua composição (sidra, vinho, licores…) e/ou são bebidas em cocktails com outras bebidas alcoólicas ou com sumos ou refrigerantes. A carga energética total é enorme!

7) Faça exercício
Tem um longo areal à sua disposição, usufrua desse privilégio fazendo uma ou duas caminhadas por dia. O exercício físico na areia exige mais esforço e é um óptimo exercício aeróbio. Jogar à bola, voleibol, raquetes de praia também são boas opções para actividades em família e com crianças.

Sabe nadar? Neste ponto seja ajuizado e não se aventure no mar! Não se afastando muito do areal nade os metros que conseguir. Nadar com corrente também exige mais esforço e não é adequado a todas as pessoas. Se tiver possibilidade, escolha as horas mais calmas da piscina do hotel ou mesmo o ginásio para fazer algum exercício.

Seja crítico, nunca é só uma bola de Berlim! Eventualmente haverão as bolachinhas durante o tempo que está na praia, o refrigerante que bebeu ao almoço, o gin depois de jantar e mais um sem-número de pequenos pecados cometidos. Se é normoponderal [peso nos padrões “normais” do IMC], pode permitir-se a alguns excessos, fazendo sempre escolhas inteligentes. Caso tenha excesso de peso, deverá ser muito comedido sob pena de agravar a sua situação. Aprenda a fazer boas escolhas, divirta-se e aproveite!

Palavras-chave

Leia 6 meses GRÁTIS

Este verão assine a ACTIVA, CARAS, CARAS DECORAÇÃO, entre outras publicações do grupo Trust in News, por 1 ano e receba 6 meses de leitura grátis. Conheça todas as opções, incluindo as versões digitais. ASSINAR

Relacionados

Diz Quem Sabe

Aprenda a escolher os melhores cereais de pequeno-almoço

As idas ao supermercado nunca mais serão as mesmas!

Saúde

7 formas de aumentar e variar o consumo de legumes

Os legumes ou hortícolas são um grupo de alimentos pobres em energia e ricos em micronutrientes - vitaminas e minerais - fibra solúvel e água. São por esse motivo essenciais ao crescimento e manutenção das funções vitais. O seu consumo diário está associado à prevenção da doença cardiovascular, dislipidemia, diabetes, obesidade e cancro. É muito preocupante quando não são ingeridos diariamente na quantidade certa.

Saúde

Este é o melhor tipo de peixe para colocar no prato

O consumo de sardinha aumenta consideravelmente em Junho, com as comemorações populares! Peixe gordo de excelência, não é o único que deve constar do seu prato, em Junho e no resto do ano.

Mais no portal

Moda

Esta tendência de swimwear improvável favorece peitos pequenos

Deixamos esta e outras sugestões para valorizar a área nas suas próximas idas à praia.

Saúde

4 bons motivos para começar a comer mais uvas

A sua saúde agradece.

Comportamento

Eis o que fazer quando se sente tentada a mentir

De acordo com uma psicóloga.

Imagem de Sucesso

Dicas para fazer as melhores compras em época de saldos

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Lifestyle

Estes casinos estão prestes a reabrir

Saiba quando os poderá visitar.

Mulheres Inspiradoras

Condessa D’Edla: a segunda mulher de D. Fernando II, que era artista e não agradava ao povo

A produção de capa da ACTIVA de agosto, protagonizada por Júlia Palha, foi fotografada num chalet conhecido como o "Chalet da Condessa”. Conheça a história desta mulher fascinante.

Saúde

Levantamento das restrições: um teste à eficácia da vacina para a COVID-19

Um artigo de opinião assinado pela Dra. Laura Brum, virologista dos Laboratórios SYNLAB.

Moda

Estes básicos da H&M prometem 'fazer bonito' em qualquer ocasião

Estas sugestões são bonitas, intemporais e surpreendentemente acessíveis.

Celebridades

Este foi o visual de gala preferido de Kate Winslet

A atriz caracterizou o vestido como "uma escultura bordada".

Saúde

O DIU pode causar queda de cabelo?

Saiba se tem alguma relação.

Comportamento

Psicóloga explica como perceber as diferenças entre amor e luxúria

A luxúria pode levar ao amor, mas eles não são a mesma coisa.

Celebridades

Anna Faris casou-se em segredo

A atriz e Michael Barrett namoram desde 2017.