iStock-1027335552.jpg

As algas marinhas dividem-se em micro e macroalgas. As primeiras, como o prefixo indica, são um grupo de algas microscópicas maioritariamente unicelulares. A spirulina (Arthrospira), talvez a mais conhecida, é uma cianobactéria que se insere neste grupo taxonómico.

Já as macroalgas são visíveis a olho nu e são as mais utilizadas directamente na alimentação humana: algas verdes, castanhas, vermelhas e hidrocolóides (obtidas a partir das duas últimas).

O interesse nutricional das algas marinhas está longe de ser menosprezável. Dependendo da espécie, são possuidoras de um elevadíssimo teor em cálcio, potássio, iodo, ácidos gordos Omega – 6 e Omega – 3. Apesar das microalgas possuírem um teor lipídico absoluto superior, as macroalgas são mais ricas em ácidos gordos essenciais Omega-3, nomeadamente em ácido eicosapentaenóico (EPA). São ainda fontes alternativas de fibra solúvel e proteína, potencialmente importantes em determinados regimes alimentares como o vegetarianismo.

Hidrocolóides

A carragena, os alginatos e o agar são obtidos a partir de algas castanhas e vermelhas e são chamados de agentes gelificantes pela capacidade em formar géis. São usados na indústria alimentar e em preparações culinárias como alternativa à gelatina de origem animal conferindo um efeito espessante.

Spirulina (Arthrospira)

É uma microalga ingerida como suplemento alimentar ou usada desidratada em sumos, batidos, papas ou sopas. Destaca-se o elevado teor em proteína, ferro, potássio, vitamina B6 e B-caroteno.

Terá um potencial antioxidante, anti-inflamatório, prebiótico e imunomodulador. É possível que tenha igualmente um efeito hipotensor, hipoglicemiante e um efeito benéfico no perfil lipídico apesar de estes mecanismos não estarem completamente esclarecidos. Apesar do seu interesse nutricional, são necessários mais estudos de qualidade que comprovem e expliquem

os seus efeitos benéficos assim como os potenciais efeitos adversos, pelo que é recomendável moderação no seu consumo.

Kombo (Laminaria digitata)

São um grupo de algas castanhas ricas em ácido glutâmico, um aminoácido intensificador do sabor dos alimentos e o responsável pelo sabor umami. São frequentemente usadas para aromatizar sopas e caldos ou cozinhadas com leguminosas ou pratos de arroz.

A Laminaria digitata contém um elevadíssimo teor de sódio, potássio, ferro e iodo, devendo ser consumida com especial moderação (ver cuidados a ter).

Dulse (Palmaria palmata)

É uma alga vermelha usada na confecção de sopas, pratos de peixe e como condimento. Destaca-se o elevado teor em potássio, iodo, fibra, hidratos de carbono e ácidos gordos Omega – 3, além de conter aminoácidos essenciais como a histidina, a leucina, a isoleucina e a valina.

Nori (Porphyra umbilicalis)

Utilizada na preparação de sushi ou adicionada a saladas e sopas miso, é uma alga vermelha com um teor proteico muito considerável e partilha a riqueza em minerais das restantes algas.

Wakame (Undaria pinnatifida)

Esta alga verde é maioritariamente utilizada como acompanhamento ou em saladas, sopas e pratos de arroz. Possui um elevado teor em cálcio, sódio, Omega – 3 e Omega – 6.

Cuidados a ter

Nos alimentos comumente descritos como “saudáveis” pode haver a tentação do consumo indiscriminado. Devemos ter bem presente que um alimento só é “saudável” dependendo da quantidade ingerida e da pessoa a quem se destina.

A presença de metais pesados ou pesticidas e o eventual potencial alérgico são riscos que devem estar claros na mente do consumidor de modo a prevenir excessos.

No que respeita às algas marinhas enquanto suplementos alimentares como a spirulina, e apesar do interesse nutricional, a dose segura para consumo humano e os respectivos efeitos não são consensuais, devendo o consumidor ser prudente na sua ingestão diária. O mesmo cuidado é aplicável às restantes algas, cujo teor em iodo, potássio e sódio é tão elevado em

algumas espécies, que pode ser prejudicial a determinadas condições de doença ou mesmo em indivíduos saudáveis que consumam de forma excessiva estes alimentos. O elevado teor em iodo pode ser desregulador do normal funcionamento da tiroide e o consumo excessivo de potássio é contraindicado na insuficiência renal crónica e em doentes em diálise. Quando ao sódio, é conhecida a sua influência no aumento da tensão arterial interferindo directamente na doença cardiovascular. Estes cuidados são particularmente importantes no consumo de Kombo (Laminaria digitata).

A inclusão de algas marinhas na dieta humana apresenta benefícios reais se a ingestão for integrada numa alimentação rica, variada e equilibrada e tendo sempre a moderação como princípio no consumo de qualquer alimento.

www.inestavares.pt

@ines.tavares.nutricionista no Facebook e Instagram

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

ASSINE AGORA A REVISTA ACTIVA COM OFERTA ISDIN. DEIXE-SE INSPIRAR. Saiba tudo aqui. ASSINAR

Relacionados

Saúde

A importância da hidratação e conselhos para ingerir mais líquidos

Nem só de água se faz a reposição de líquidos. É possível ingerir outrosque mantenham uma adequada hidratação ou mesmo alimentos sólidos ricos em água.

Diz Quem Sabe

Dicas práticas para resistir aos impulsos

Pode parecer muito difícil poupar dinheiro porque as despesas são muitas e variadas. Queremos esticar o dinheiro até ao fim do mês mas parece impossível. Neste artigo vamos mostrar-lhe como pode esticar o dinheiro se resistir aos impulsos do consumo.

Diz Quem Sabe

Conselhos para ir à praia sem complexos

O verão tem espreitado timidamente nas nossas vidas, mas, quando surge, traz consigo a oportunidade de ir à praia. Para a maioria de nós, algo relaxante, um verdadeiro bálsamo para a vida. Mas há algumas pessoas para as quais a simples ida se pode tornar um verdadeiro inferno, acabando por ficarem no sofá a imaginar como seria se tivessem ido.

Mais no portal

Saúde

4 vilões na alimentação que pioram os sintomas da TPM

Saiba o que evitar nessa altura do mês.

Beleza

Risco ao meio ou de lado? A melhor opção para cada formato de rosto

A forma como reparte o cabelo pode mudar muito o seu visual - num cenário ideal, sempre para melhor. Saiba como valorizar os seus traços.

Lifestyle

Escolas portuguesas ganham um novo brilho este Natal

Graças à Make-A-Wish.

Comportamento

É amor romântico ou platónico? Saiba o que distingue os conceitos

Tendemos a associar a palavra 'relacionamento' a um envolvimento romântico, mas a expressão pode descrever qualquer tipo de ligação interpessoal.

Moda

Os melhores sapatos para usar nos meses de outono e inverno

Inspire-se nestas sugestões.

Beleza

Os melhores vernizes nude para cada tom de pele

Esta é a escolha ideal para quem gosta de estéticas minimalistas.

Moda

Estes visuais provam que as cores neutras estão longe de ser aborrecidas

Inspire-se para os seus "looks" de outono/inverno.

Lifestyle

Esta é a série de animação que pode ajudar os seus filhos a comer melhor

Depois de conquistar mais de meio milhão de alunos nas escolas em Portugal, o projeto de educação para a saúde, Heróis da Fruta, chega agora ao pequeno ecrã

Moda

As botas cor-de-rosa perfeitas para visuais de inverno... e que também ajudam uma boa causa

Dois modelos muito especiais.

Moda

Mango Committed: descubra as peças de moda sustentável que vai querer no seu armário

A mais recente campanha da marca espanhola, “Committed to the Future” tem como protagonistas os próprios colaboradores da empresa que dão a conhecer como, a partir das suas funções, trabalham para o futuro de uma moda mais sustentável.

Saúde

Obesidade: as causas e soluções além da alimentação

Um artigo de opinião assinado pela nutricionista Renata Migueis.