balança scale.jpg

Perder peso de forma equilibrada pode ser um caminho mais ou menos longo, mais ou menos tortuoso, mais ou menos difícil. As desistências são frequentes e os reveses também. Ainda assim, quem conclui de forma bem sucedida este processo, quer tenha chegado à meta realista estabelecida, quer tenha ficado pela perda de parte do peso inicialmente pensado como objetivo, tem um novo – e potencialmente maior – desafio: manter o peso perdido. A verdade pode ser desanimadora, a taxa de sucesso a longo prazo é muito baixa. A maioria das pessoas recupera a totalidade ou parte o peso perdido nos anos subsequentes à perda ponderal.

É necessário destacar a importância do trabalho de educação alimentar realizado com o paciente ainda durante a fase de tratamento. A educação alimentar deve ser um objectivo paralelo e com igual importância ao objectivo da perda ponderal. Sem os conhecimentos necessários sobre alimentação e nutrição e sem consciência da importância da ingestão calórica em função do gasto energético – comer tantas calorias quanto as que vai gastar -, o paciente não dispõe dos conhecimentos necessários que permitam uma autogestão eficaz do peso através das suas escolhas e comportamentos.

Partindo do pressuposto que o emagrecimento aconteceu de forma progressiva e equilibrada, com um plano alimentar adequado às necessidades e estilo de vida e que paralelamente foi realizado um trabalho activo de educação alimentar, manter o peso perdido pode mesmo assim significar um grande desafio.

A gestão do peso é um processo complexo que resulta da interacção de factores comportamentais e psicossociais, pelo que, abordagens simplistas devem ser postas de parte. Os chamados preditores da manutenção do peso perdido a longo prazo devem ser estudados e potencialmente convertidos em recomendações que sirvam de auxílio neste processo. Sem entrar em explicações demasiado técnicas e de difícil compreensão, as recomendações para a manutenção do peso perdido a longo prazo são várias e de diversa ordem.

A manutenção do peso é para a vida

É importante ter claro, sem mitos ou falsas ideias, que a repetição de um comportamento alimentar e de estilo de vida desadequado culminará num novo ganho de peso. Após a fase de tratamento ninguém fica “curado”, por esse motivo deve ser interiorizado que a gestão do peso é para a vida. Surge imediatamente a questão: A “dieta” tem que ser cumprida para sempre? Dependendo do que é entendido por dieta, sim, é necessário comer de forma equilibrada e responsável “para sempre”, apesar da flexibilização da dieta ser desejável e estar até associada a uma manutenção do peso mais eficaz. Permitir-se a alguns excessos e posteriormente aplicar mecanismos autorregulatórios, através de exercício físico e de uma restrição alimentar transitória, pode funcionar bem como estratégia de manutenção do peso. A alimentação consciente fazendo diariamente escolhas inteligentes e a aplicação dos conhecimentos adquiridos no processo de educação alimentar durante a fase de tratamento, são determinantes para a manutenção do peso perdido.

Adequação do aporte energético diário em função do gasto

A manutenção do peso depende diretamente da energia ingerida. Se ingerir mais calorias do que as que o seu organismo precisa – para o peso actual, altura, idade e actividade física – vai engordar. À data da alta, o nutricionista fornecer-lhe-á possivelmente um plano alimentar isoenergético para aquele momento de vida, isto é, um plano com um valor calórico adequado à manutenção do peso, e segundo a sua idade e actividade física no momento da alta. A longo prazo, este plano terá que ser actualizado em função da sua idade e maior ou menor exercício.

O plano alimentar isoenergético contém globalmente a energia a ingerir para manter o peso, logo tudo o que é comido extra plano vai desequilibrar a balança no sentido do ganho ponderal. É por esse motivo que por vezes é prescrito um plano alimentar ligeiramente inferior às necessidades, ou seja hipocalórico, mas não tão restritivo como o ou os planos iniciais destinados à perda de peso. Este ligeiro deficit calórico diário, permite uma maior liberdade e flexibilização da alimentação na manutenção de peso, sem um controlo tão apertado das calorias ingeridas e sem “parecer que continua de dieta”.

O controlo das porções a ingerir e do apetite, assim como o conhecimento do impacto calórico de alguns alimentos no balanço energético diário são essenciais à manutenção do peso a longo prazo.

A importância da actividade física

Se a ingestão calórica é crucial, o gasto energético também o é. Relembro que as necessidades energéticas variam em função do peso (que desejavelmente não vai ser alterado), da idade, da altura e da actividade física. Não é possível mudar a altura nem a idade, mas podemos alterar as necessidades energéticas através de maior ou menor actividade física. Assim, a longo prazo quem pratica desporto ou é activo de algum modo, tem maior probabilidade de manter o peso porque possui um gasto energético superior. Até na eventualidade de alguns excessos alimentares, os activos poderão compensar de forma decisiva a maior quantidade de energia ingerida através do gasto.

Entre outras vantagens, os praticantes de actividade física terão também uma maior quantidade de massa muscular, e por isso um gasto energético em repouso superior que ajudará de forma muito mais eficaz à manutenção do peso.

A quantidade de proteína

Um aporte proteico adequado (entre 1,2-1,6g/kg/dia), dependendo das necessidades em causa, parece ser essencial à manutenção do peso. Este macronutriente, além de possuir efeitos muito desejáveis nos mecanismos do apetite e da saciedade, está associado à melhoria da composição corporal pela preservação da massa isenta de gordura.

Controlo no aporte em gordura e hidratos de carbono

À semelhança do que acontece durante o período de tratamento, é essencial controlar as quantidades de gordura e de hidratos de carbono, principalmente açúcares. Diminuir substancialmente o consumo de açúcar, refrigerantes, bolachas, biscoitos e outros produtos de pastelaria e confeitaria, snacks, fast food e refeições pré-cozinhadas, produtos de charcutaria, entre outros, é impreterível na manutenção ponderal. O uso indiscriminado de azeite ou qualquer outra gordura por mais “saudável” que seja e o consumo de hidratos de carbono que não açúcares em excesso, também potenciam o ganho de peso.

Importância da ingestão de hortofrutícolas e de fibra.

Paralelamente ao controlo da ingestão de gordura e hidratos de carbono, a manutenção ponderal é facilitada pela elevada ingestão de fruta/legumes e de fibra em geral. Os hortofrutícolas são ricos em micronutrientes e pobres em energia relativamente aos alimentos descritos anteriormente. A quantidade de fibra neles contida, assim como a proveniente de cereais integrais, potencia a saciedade, diminui o índice glicémico, diminui a absorção de gordura, entre outras funções.

Mecanismos autorregulatórios

A auto-monitorização é um comportamento tão simples quanto uma pesagem quinzenal ou mensal. Este comportamento também pode existir ao nível da ingestão alimentar e das escolhas diárias quando há a consciência real do conteúdo nutricional e calórico dos alimentos, com uma consequente restrição ou flexibilização consoante o que é ingerido. A auto-monitorização também pode existir ao nível da actividade física, por exemplo através de aplicações de telemóvel com pedómetro e/ou com o cálculo aproximado do gasto energético em função da actividade. Esta contagem dos passos funciona bem como “lembrete” da actividade efetivamente realizada ou não diariamente e do seu impacto no gasto diário. Outro mecanismo autoregulatório desejável é a compensação de eventuais excessos alimentares com exercício físico e uma maior restrição calórica dos dias seguintes ou pelo contrário, uma maior restrição alimentar devido a uma diminuição da actividade física.

Competências de autoeficácia

A autoeficácia baseia-se na confiança pessoal na habilidade em conciliar os obstáculos de vida, os contratempos diários e as próprias emoções na manutenção do peso e igualmente nas expectativas de sucesso de todo o processo. A autoestima, a segurança pessoal, o positivismo, a autonomia e a capacidade de assumir e manter o controlo da própria vida parecem ser igualmente determinantes na manutenção do peso perdido. Não é por isso descabido, que na presença de dificuldades nesta área seja procurada ajuda psicológica na gestão de stress, motivação, etc.

Consulta de nutrição pós-alta

A experiência pessoal mostra que consultas de nutrição pós-alta com uma regularidade semestral ou anual para adequação do plano alimentar à idade, actividade física ou novas rotinas, funcionam igualmente de forma muito positiva na manutenção do peso a longo prazo. Sendo a obesidade uma doença crónica, é perfeitamente justificado um acompanhamento mais ou menos regular por parte do nutricionista. A relação de compromisso e confiança estabelecida com o profissional também inibe certos comportamentos propícios ao ganho de peso pela necessidade de mostrar bons resultados na consulta seguinte.

Na eventual incapacidade de controlar o peso após a alta, o regresso à consulta não só é desejável como praticamente essencial à manutenção do peso a longo prazo.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

ULS precisam de meios para contratar psicólogos face à

ULS precisam de meios para contratar psicólogos face à "enorme carência"

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Cristina Ferreira mostra-se cúmplice de João Monteiro no Rio de Janeiro

Cristina Ferreira mostra-se cúmplice de João Monteiro no Rio de Janeiro

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Tuberculose nas crianças: As recomendações da DGS para um diagnóstico atempado

Tuberculose nas crianças: As recomendações da DGS para um diagnóstico atempado

Como deve escolher bem o seu próximo powerbank?

Como deve escolher bem o seu próximo powerbank?

Sony A6700 em teste: Vídeo cinemático

Sony A6700 em teste: Vídeo cinemático

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

As melhores imagens da equipa PRIO - Exame Informática - Peugeot no Eco Rally Portugal

As melhores imagens da equipa PRIO - Exame Informática - Peugeot no Eco Rally Portugal

Xiaomi 14: Desempenho de topo

Xiaomi 14: Desempenho de topo

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Juice Ultra 2: Uma nova forma de carregar carros elétricos

Juice Ultra 2: Uma nova forma de carregar carros elétricos

Quando a cantiga foi uma arma

Quando a cantiga foi uma arma

Conta-me como foi o 25 de abril

Conta-me como foi o 25 de abril

Na CARAS desta semana, o casamento de sonho de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Na CARAS desta semana, o casamento de sonho de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Rir é com ela!

Rir é com ela!

A VISÃO Se7e desta semana - edição 1624

A VISÃO Se7e desta semana - edição 1624

Santa Casa: 20 casos sob suspeita na Justiça

Santa Casa: 20 casos sob suspeita na Justiça

Em “Senhora do Mar”: Judite conhece Manuel e denuncia farsa de Joana

Em “Senhora do Mar”: Judite conhece Manuel e denuncia farsa de Joana

Raquel Prates assume: “Tenho uma enorme admiração pela filha do Juan”

Raquel Prates assume: “Tenho uma enorme admiração pela filha do Juan”

Portugal tem

Portugal tem "tudo preparado se for preciso evacuação"

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

Eugenie, a princesa britânica que passa parte do ano na Costa Alentejana

Eugenie, a princesa britânica que passa parte do ano na Costa Alentejana

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Lá fora, a vida a acontecer

Lá fora, a vida a acontecer

Carla Andrino e o marido brilham no casamento de Dânia Neto

Carla Andrino e o marido brilham no casamento de Dânia Neto

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Liga dos Bombeiros defende que Governo devia acabar com agência de fogos rurais

Liga dos Bombeiros defende que Governo devia acabar com agência de fogos rurais

O reencontro de estilo de Letizia e Máxima, em Amesterdão

O reencontro de estilo de Letizia e Máxima, em Amesterdão

Tesla despede mais de 14 mil trabalhadores

Tesla despede mais de 14 mil trabalhadores

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

Recorde alguns dos melhores 'looks' de Anya Taylor-Joy

Recorde alguns dos melhores 'looks' de Anya Taylor-Joy

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

No Porto, interiores com identidade clássica e conforto intemporal

No Porto, interiores com identidade clássica e conforto intemporal

Na Culturgest, Tiago Rodrigues conta-nos histórias de quem presta ajuda humanitária na guerra

Na Culturgest, Tiago Rodrigues conta-nos histórias de quem presta ajuda humanitária na guerra

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

50 anos do 25 de Abril: 14 livros com vista para a liberdade

50 anos do 25 de Abril: 14 livros com vista para a liberdade

Portugal visto pelos estrangeiros

Portugal visto pelos estrangeiros

Empregos rotineiros aumentam risco de demência. O que diz um novo estudo

Empregos rotineiros aumentam risco de demência. O que diz um novo estudo

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites