As poupanças existem para serem usadas, mas existem diversos tipos de poupanças, pelo que é fundamental perceber os prós e contras de se usufruir das mesmas de forma antecipada ou em tempo de crise.

– Mealheiro caseiro – nem sempre é possível criar um pé de meia para fazer face a imprevistos. No entanto, muitas famílias arranjam formas criativas de poupar o que facilita muito em situações de maior aperto. O recurso a este mealheiro não acarreta quaisquer custos ou penalização para as famílias, pelo que deve ser sempre o primeiro recurso

Nunca é tarde para começar. E que tal juntar a família e assumirem o compromisso de poupar todas as moedas de 2€? Vai ficar surpreendida com o valor que conseguem poupar em pouco tempo e, provavelmente, sem grandes sacrifícios.

Contas Poupanças – As contas poupança são um dos formatos preferidos dos portugueses, uma vez que é uma conta bancária paralela à conta à ordem, na qual se depositam montantes fixos mensais por um período pré-definido e que, ao fim desse prazo, rende juros. O levantamento antecipado desta poupança gera uma penalização (parcial ou total) dos juros obtidos, mas não é burocrático. Para evitar penalizações, sugerimos que pense bem se o recurso a esta poupança é inevitável. PPR’s – Constituir um PPR é ir mais além do que fazer uma poupança. Um PPR é uma salvaguarda para o futuro, para que seja possível viver uma reforma mais folgada e despreocupada. Por isso, o resgate do PRR deve ser algo muito ponderado, até porque implica penalizações que podem agravar a atual situação financeira, em vez de a aliviar.

Assim, antes de resgatar considere primeiro diminuir a entrega mensal. Caso o resgate seja a única solução, saiba que o pode fazer a qualquer momento, mesmo que não tenha decorrido o prazo mínimo de 5 anos. Todavia, poderão existir penalizações por resgate antecipado, pelo que é fundamental que se informe com especialistas em finanças pessoais e que conheça bem os prós e contras desta decisão.

Apesar dos constrangimentos, o reembolso do plano poupança reforma não pode ser negado por nenhuma razão. Contudo, existem duas dicas que facilitam a vida no momento de solicitar o resgate antecipado, como por exemplo:

· Não beneficiar das vantagens fiscais se prevê que vai necessitar do dinheiro investido – Caso não tenha declarado o plano de poupança reforma em sede de IRS, aquando do reembolso não possui obrigações fiscais, pelo que só existirão penalizações se estabelecidas contratualmente;

· Desistir de efetuar entregas 5 anos antes da idade de reembolso – com este pequeno passo, não só garante que pode mobilizar a totalidade do dinheiro investido como também, não terá penalizações fiscais ou contratuais a suportar.

Nova Exceção para famílias afetadas pela pandemia

Recentemente foi aprovado na Assembleia da República um diploma que prevê a isenção de penalizações fiscais no resgate antecipado dos PPR constituídos até Março de 2020. Esta isenção é limitada às famílias que tenham sido diretamente afetadas pela pandemia (layoff-simplificado, isolamento profilático, assistência à família, desemprego) e ao valor de 1 IAS mensal.

A ordem pela qual apresentámos estas sugestões não foi inocente. Esta deve ser também a ordem pela qual deve considerar usar as suas poupanças. E lembre-se nunca é tarde para começar a poupar.

Palavras-chave

Mais no portal

Moda

Hoje, temos todos lugares marcados na primeira fila do desfile de Elisabetta Franchi

Uma apresentação digital imperdível da coleção FW21/22.

Imagem de Sucesso

Renove o closet com estas propostas de peças clássicas - e cheias de estilo

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, mostro alguns exemplos de artigos de movas que nunca irão falhar-vos.

Saúde

Afinal, o que significam as áreas desbotadas no tecido das cuecas?

É uma coisa perfeitamente normal e tem uma explicação muito simples.

Fora da Caixa

Estas lojas online são verdadeiros paraísos para quem tem caracóis

Encontro tudo o que preciso (e muito mais) para cuidar do meu afro nestas plataformas.

Moda

Tons pastel: não há dúvidas de que o lilás é a sensação do momento

Aqui ficam três sugestões de visuais que incorporam a cor romântica.

Saúde

Não escovar os dentes pode causar estes problemas de saúde inesperados

Pelo bem da saúde em geral, este é um hábito que não deve ser descurado.

Comportamento

Isto é melhor do que qualquer pedido de desculpas

Num relacionamento, durante uma discussão de conflito, existem seis passos que ajudam os casais a evitar que a negatividade fique fora de controlo

Moda

A elegância de uma camisa branca em 20 combinações infalíveis

Esta é bem capaz de ser a peça mais versátil do seu guarda-roupa.

Pera Doce

'Querido diário': fui vegan durante duas semanas e agora não quero outra coisa

Durante duas semanas, fiz-me à cozinha, usei ingredientes que me eram completamente estranhos e não meti nem uma fatia de queijo na boca. Isto foi o registo da experiência.

Saúde

4 hábitos saudáveis que podem prejudicar a saúde oral

Não escolhemos uma fotografia de alguém a beber um sumo verde por acaso.

Beleza

Revelado o produto de beleza que Angelina Jolie tem sempre na mala

A atriz é fã de um óleo facial aquoso conhecido pelas propriedades hidratantes e antienvelhecimento.

Comportamento

Comportamentos gordofóbicos variam consoante o biótipo das mulheres

Se duas mulheres tiverem o mesmo peso e altura, a localização da gordura corporal altera o nível de preconceito de que são alvo.