As preocupações com a nutrição e alimentação estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas. Seguir as recomendações da roda dos alimentos e ter um estilo de vida que inclua atividade física é fundamental para uma melhor qualidade de vida.

À medida que envelhecemos vamos perdendo massa muscular, e, a partir dos 50 anos, perdemos, todos os anos, 1% de músculo, o que pode afetar a força e a mobilidade – e a nossa qualidade de vida. Todos nós ambicionamos um envelhecimento saudável que nos permita manter a atividade física e independência, mas para isso é preciso entender como a alimentação nos pode ajudar.

A proteína, por exemplo, é um nutriente muito importante no organismo e tem um papel especialmente importante nos nossos músculos. É um mito pensar que à medida que envelhecemos, não precisamos de comer tanto. As necessidades energéticas até podem ser menores, mas as necessidades proteicas são maiores. Isto significa que não é suficiente comer só uma sopa ao jantar ou umas bolachas e um chá.

Em todas as refeições, deve haver uma porção proteica, sendo que os alimentos mais ricos em proteínas são: Carne, peixe e ovos e os produtos lácteos. As leguminosas e a soja são também importantes fontes de proteína, sobretudo para regimes vegetarianos ou com restrições de fontes proteicas não animais.

O que acontece muitas vezes é que as pessoas quando envelhecem perdem o apetite, aliado ao facto de aumentarem as dificuldades de mastigar corretamente. Por isso, os primeiros alimentos que deixam de comer em primeira instância são talvez os que mais precisam, como a carne e o peixe. Para além disso aumentam depois o seu consumo em alimentos doces, como as bolachas e bolos que contribuem de forma negativa para a sua saúde.

Para além da massa muscular, os ossos são muito importantes e nesse sentido é muito importante atingir as doses recomendadas de Vitamina D e Cálcio. A Vitamina D é mais difícil de atingir com a alimentação e por isso muitas vezes é recomendado o recurso à suplementação. Se saltarmos refeições ou deixarmos de comer a quantidade certa de carne, peixe, ovos e lacticínios é natural sentirmo-nos mais cansados, sem energia e sem força e até ficarmos mais vezes doentes.

Para garantirmos todas estas necessidades, o recurso a um suplemento nutricional, rico em proteínas, vitaminas e minerais pode ser uma ajuda importante para quem ambiciona um envelhecimento saudável, ativo, e sem comprometer a força e vitalidade de sempre.

É importante esclarecer todas as questões junto do médico ou nutricionista para um aconselhamento individualizado e adaptado às necessidades especificas de cada um

Palavras-chave

Mais no portal

Mulheres Inspiradoras

Carmo Sousa Lara: "Às vezes, estamos muito agarradas ao reforço negativo"

A nossa primeira Conversa Inspiradora chega no dia 8 de março e é sobre o corpo. O corpo da mulher real. O corpo que ainda é poucas vezes capa de revista.

Imagem de Sucesso

Saiba como escolher os modelos de óculos de sol que mais valorizam o seu rosto

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso partilho algumas dicas para que escolher eyewear nunca mais seja uma dor de cabeça.

Moda

Os 8 tipos de cuecas que todas as mulheres devem ter

De modelos estilo biquíni as tangas clássicas, estas são as peças nas quais deve investir.

Comportamento

Mais de metade dos portugueses não se veem a viver sem carro

Seis em cada 10 portugueses consideram o automóvel insubstituível, mas em 2017 eram 8 em 10. A descida deve-se à crise pandémica.

Moda

Estas peças elegantes são ótimos investimentos para a primavera

Veja as sugestões que encontrámos nas lojas online da Zara, Mango e H&M.

Mulheres Inspiradoras

Guerra aos filtros: estas influencers mostram a beleza de peles reais

Depois do positivismo corporal, o movimento do "skin positivity" começa a ganhar cada vez mais força nas redes sociais.

Beleza

É suposto deixarmos passar algum tempo entre a aplicação dos produtos de skincare?

Trinta segundos? Sessenta segundos? Zero? Saiba o que dizem os especialistas.

Moda

Irina Shayk mostra como usar a tendência das calças de pele com visual rock 'n roll

A peça de eleição da modelo é de uma marca que as portuguesas conhecem bem.

Saúde

Estudo sugere que grávidas podem transmitir anticorpos contra a COVID-19 aos bebés

Uma investigação publicada recentemente pode ajudar (e muito!) na estratégia de vacinação das grávidas em todo o mundo.

Beleza

O erro que comete sempre que aplica o seu hidratante de rosto favorito

Existe uma forma muito simples de potencializar a eficácia dos produtos de skincare.

Beleza

Qual é o melhor contorno para o seu tipo de rosto?

Esclarecemos todas as dúvidas sobre como adaptar a técnica de maquilhagem aos seus traços.

Moda

Estas malas aparentam ser bem mais dispendiosas do que realmente são

Saiba o que procurar nas lojas para investir em artigos que são facilmente confundidos com peças de alta-costura.