Situações de crise fazem-nos repensar as nossas atitudes e a relação com o dinheiro não é exceção. Nestas alturas, prometemos que vamos rever o orçamento, que vamos mudar hábitos e que vamos começar a poupar para estarmos mais prevenidos.

O problema começa no fator como porque não basta ter a intenção. É necessário ter as ferramentas e os conhecimentos para sermos os nossos principais gestores financeiros.

Pode parecer uma tarefa difícil, mas com dedicação é possível. O primeiro passo, e também o mais importante e difícil, é a mudança de mentalidade. Não basta querer, é necessário agir, informar-se e definir uma estratégia que permita poupar a curto prazo, para imprevistos, e a longo prazo, por exemplo, poupar para a reforma.

A estratégia deve ser definida consoante o objetivo. Para uma poupança a curto prazo podemos adotar uma estratégia mais criativa, como por exemplo guardar diariamente todas as moedas que tivermos ao final do dia ou fazer mealheiro de moedas de 2€. Vai ficar surpreendido com o valor que vai conseguir poupar no final de alguns meses.

Mas, vamo-nos focar na poupança a longo prazo que normalmente implica um investimento. E por isso mesmo, aquela que requer melhores conhecimentos e um maior envolvimento da sua parte para que consiga aumentar o património.

No investimento, o objetivo é ter sucesso a médio/longo prazo. Não se podem esperar resultados imediatos, elevados e consecutivos para não surgir a frustração. Nestes investimentos, a gestão das emoções tem um papel fundamental.

Quando se opta por investir num produto financeiro é muito importante conhecer todas as suas características e ler os contratos até ao fim. Um investimento não é um jogo, por isso, devemos assumir as rédeas das nossas decisões e tomá-las em consciência. Se tivermos dúvidas, devemos falar com profissionais independentes que possam dar opiniões isentas e credíveis e que nos guiem na tomada de decisões importantes. Mas, não se esqueça, o dinheiro é seu e a decisão final também.

Se é uma pessoa muito impaciente e nervosa provavelmente estes investimentos não são para si. Quando optamos por investimentos a longo prazo devemos conseguir ser realistas, não querendo mais do que aquilo que o investimento nos pode dar, devemos manter a calma, sobretudo quando os resultados não são tão imediatos ou tão bons quanto o esperado, devemos ser disciplinados, cumprindo o plano inicialmente estabelecido e, sobretudo, devemos dar tempo ao tempo, daí se tratarem de investimentos a longo prazo.

Muito importante também é não investir tudo no mesmo cavalo. Ou seja, quanto mais diversificado for o nosso investimento, menor é o risco. Estranho? Ao investir todas as suas poupanças num único produto é provável que o lado emocional se sobreponha ao racional. Ao comprar diferentes produtos permite ter uma carteira diversificada e menos sujeita ao risco único.

Deixamos ainda uma última dica. O passado não é garantia de futuro. Ou seja, se um produto foi muito bom no passado ou se algum amigo teve resultados positivos com um ativo, isto não significa que o futuro será igual. O mercado está em permanente evolução, pelo que o mais importante é investir com base na informação do presente.

Para mais informações e dicas sobre como alcançar o sucesso financeiro faça o download gratuito do e-book Guia do Investimento e torne-se um investidor consciente e informado.

Palavras-chave

Assine uma destas revistas e escolha um presente grátis. Estadas em hotéis, produtos de beleza e muitos outros. Aproveite. Assine aqui

Relacionados

Diz Quem Sabe

A endometriose e a infertilidade estão associadas?

A relação entre os dois problemas e os tratamentos possíveis.

Diz Quem Sabe

Como se tornar a melhor versão de si mesmo nos novos tempos

Confira as dicas desta 'coach' e aposte no desenvolvimento e crescimento pessoal.

Diz Quem Sabe

Deve resgatar poupanças em tempo de crise?

"É fundamental perceber os prós e contras de se usufruir das mesmas de forma antecipada ou em tempo de crise", afirma João Morais Barbosa.

Mais no portal

Beleza

Meio bob, meio pixie: eis o corte que promete fazer furor em 2022

Podemos estar num novo ano, mas o corte do momento veio direitinho da década de 1990.

Saúde

A importância deste suplemento para quem está grávida ou a tentar engravidar

Algo nem sempre receitado pelos médicos, mas que pode trazer inúmeros benefícios!

Moda

Truques de styling para usar calças largas com confiança

Uma tendência que, além de prática, é confortável e elegante.

Comportamento

Namoro online: 5 dicas para melhorar a experiência

Recomendados por uma terapeuta familiar.

BeYoga

BeYoga: Força e Determinação de Guerreiro

Desperte a guerreira que há em si, de uma forma vigorosa, activando toda a energia orgânica que flui em direção aos seus objetivos. Seja uma guerreira da paz e irradie firmeza para vencer todas as limitações. Sinta-se pronta para ultrapassar todos os obstáculos.

Lifestyle

Agora não é só loja: há brunch na Brigadeirando, no Lx Factory

E a marca tem algumas novidades à nossa espera.

Saúde

Vacina contra o cancro de pele testada com sucesso em ratos

Uma notícia que nos enche de esperança.

Comportamento

Esta é, provavelmente, a melhor dica para encontrar "o tal"

Um truque bastante simples e que é defendido por vários especialistas. Saiba do que se trata e mude a forma como olha para os relacionamentos.

Lifestyle

Estas duas dicas podem revolucionar a sua gestão financeira

E são bastante simples.

Saúde

Covid-19: Estudo explica a importância da terceira dose da vacina

Bem como das vacinas de mRNA.

Comportamento

3 motivos para o sexo (por vezes) causar apego emocional

Eis a explicação de uma especialista, mestre em Sexologia.

Beleza

4 hábitos aparentemente inofensivos que causam pontas espigadas

Saiba quais são e como pode proteger os fios.