Com a chegada do sol devemos manter e até redobrar os cuidados diários com a pele, principalmente se estivermos expostos à sua radiação de forma constante. Uma pergunta que me é colocada frequentemente pelas minhas pacientes é se têm de interromper a manutenção dos seus tratamentos estéticos aquando da chegada de dias mais ensolarados.

Cabe-me esclarecer que a maioria dos procedimentos da medicina estética se pode fazer em dias de sol. Temos como excepção os peelings faciais assim como alguns tipos de laser que actuam de forma superficial. Não obstante, os tratamentos para prevenção do envelhecimento e melhoria da qualidade da pele ou até mesmo da manutenção do equilíbrio da face podem e devem ser mantidos nesta altura.

Para restituir volume e dar novas formas ao rosto, recorremos aos preenchimentos com ácido hialurónico. Estamos a falar, a título de exemplo, de um aumento labial ou das maçãs do rosto, de uma nova definição do contorno mandibular ou até mesmo de um preenchimento do sulco das olheiras. É um procedimento realizado em consulta e pode retomar o trabalho no próprio dia pois não há marcas associadas; no dia seguinte pode voltar à actividade física. Dependendo da área e do objectivo, o efeito pode durar até um ano e meio. Tem como objectivo uma harmonização e equilíbrio da face.

A toxina botulínica (vulgo botox®) actua através do bloqueio selectivo dos músculos e ajuda-nos a suavizar e eliminar as linhas das rugas dinâmicas de expressão em vários pontos da face. Refiro-me, por exemplo, às habituais rugas horizontais na testa e entre sobrancelhas ou nos cantos dos olhos (periocular), vulgarmente chamadas de pés de galinha.  É aplicada no consultório por cerca de 20 minutos e o efeito fica completo ao fim de 5 dias e dura aproximadamente 4 a 6 meses. Combinada com os preenchimentos conseguimos obter um rejuvenescimento facial numa vertente holística da face. A toxina botulínica também pode ser utilizada para correcção do sorriso gengival ou hipersudoreses. 

O PRP (Plasma Rico em Plaquetas ou “Beijo do vampiro”) é um exemplo concreto da técnica mencionada anteriormente. Neste caso utilizamos o PRP que é derivado de um dos constituintes do nosso sangue e que tem factores de crescimento na sua constituição; uma das suas funções é precisamente a reconstrução e cicatrização dos tecidos pelo que a sua aplicação directa estimula a reparação cutânea obtendo-se uma pele mais uniforme e de textura suave. Para o processo, retiramos cerca de 10ml de sangue à paciente de onde se extrai então o PRP que irá ser reaplicado na pele após tratado. Sendo material biológico do organismo da paciente, não há hipótese de rejeição do tratamento.

Os tratamentos estéticos faciais a laser em estações ensolaradas são os que suscitam mais dúvidas. Efectivamente há alguns procedimentos com laser que não podem ser realizados em dias de sol devido à sua acção mais superficial. Contudo, precisamente para evitar o envelhecimento cutâneo do rosto e o surgimento de manchas, temos uma gama específica de lasers para estas alturas. Estes lasers particulares actuam de forma profunda, ou seja, nas camadas mais inferiores da pele cujo efeito vai gradualmente surgir na camada superficial. As características específicas deste laser permitem que seja utilizado no Verão de forma a rejuvenescer o rosto, a reduzir  a flacidez e ainda a a diminuir poros e as olheiras.

Por fim, para a realização de qualquer procedimento da medicina estética sugiro sempre que se informe sobre o profissional de saúde e, acima de tudo, que confirme se está devidamente certificado pela Ordem dos Médicos.

Palavras-chave

Relacionados

Diz Quem Sabe

Tudo sobre viajar numa era de pandemia

O que mudou e quais os principais cuidados a ter.

Diz Quem Sabe

Saiba como é possível alcançar o sucesso financeiro

Situações de crise fazem-nos repensar as nossas atitudes e a relação com o dinheiro não é exceção.

Diz Quem Sabe

A endometriose e a infertilidade estão associadas?

A relação entre os dois problemas e os tratamentos possíveis.

Mais no portal

Mulheres Inspiradoras

Carmo Sousa Lara: "Às vezes, estamos muito agarradas ao reforço negativo"

A nossa primeira Conversa Inspiradora chega no dia 8 de março e é sobre o corpo. O corpo da mulher real. O corpo que ainda é poucas vezes capa de revista.

Imagem de Sucesso

Saiba como escolher os modelos de óculos de sol que mais valorizam o seu rosto

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso partilho algumas dicas para que escolher eyewear nunca mais seja uma dor de cabeça.

Moda

Os 8 tipos de cuecas que todas as mulheres devem ter

De modelos estilo biquíni as tangas clássicas, estas são as peças nas quais deve investir.

Comportamento

Mais de metade dos portugueses não se veem a viver sem carro

Seis em cada 10 portugueses consideram o automóvel insubstituível, mas em 2017 eram 8 em 10. A descida deve-se à crise pandémica.

Moda

Estas peças elegantes são ótimos investimentos para a primavera

Veja as sugestões que encontrámos nas lojas online da Zara, Mango e H&M.

Mulheres Inspiradoras

Guerra aos filtros: estas influencers mostram a beleza de peles reais

Depois do positivismo corporal, o movimento do "skin positivity" começa a ganhar cada vez mais força nas redes sociais.

Beleza

É suposto deixarmos passar algum tempo entre a aplicação dos produtos de skincare?

Trinta segundos? Sessenta segundos? Zero? Saiba o que dizem os especialistas.

Moda

Irina Shayk mostra como usar a tendência das calças de pele com visual rock 'n roll

A peça de eleição da modelo é de uma marca que as portuguesas conhecem bem.

Saúde

Estudo sugere que grávidas podem transmitir anticorpos contra a COVID-19 aos bebés

Uma investigação publicada recentemente pode ajudar (e muito!) na estratégia de vacinação das grávidas em todo o mundo.

Beleza

O erro que comete sempre que aplica o seu hidratante de rosto favorito

Existe uma forma muito simples de potencializar a eficácia dos produtos de skincare.

Beleza

Qual é o melhor contorno para o seu tipo de rosto?

Esclarecemos todas as dúvidas sobre como adaptar a técnica de maquilhagem aos seus traços.

Moda

Estas malas aparentam ser bem mais dispendiosas do que realmente são

Saiba o que procurar nas lojas para investir em artigos que são facilmente confundidos com peças de alta-costura.