Com a chegada do sol devemos manter e até redobrar os cuidados diários com a pele, principalmente se estivermos expostos à sua radiação de forma constante. Uma pergunta que me é colocada frequentemente pelas minhas pacientes é se têm de interromper a manutenção dos seus tratamentos estéticos aquando da chegada de dias mais ensolarados.

Cabe-me esclarecer que a maioria dos procedimentos da medicina estética se pode fazer em dias de sol. Temos como excepção os peelings faciais assim como alguns tipos de laser que actuam de forma superficial. Não obstante, os tratamentos para prevenção do envelhecimento e melhoria da qualidade da pele ou até mesmo da manutenção do equilíbrio da face podem e devem ser mantidos nesta altura.

Para restituir volume e dar novas formas ao rosto, recorremos aos preenchimentos com ácido hialurónico. Estamos a falar, a título de exemplo, de um aumento labial ou das maçãs do rosto, de uma nova definição do contorno mandibular ou até mesmo de um preenchimento do sulco das olheiras. É um procedimento realizado em consulta e pode retomar o trabalho no próprio dia pois não há marcas associadas; no dia seguinte pode voltar à actividade física. Dependendo da área e do objectivo, o efeito pode durar até um ano e meio. Tem como objectivo uma harmonização e equilíbrio da face.

A toxina botulínica (vulgo botox®) actua através do bloqueio selectivo dos músculos e ajuda-nos a suavizar e eliminar as linhas das rugas dinâmicas de expressão em vários pontos da face. Refiro-me, por exemplo, às habituais rugas horizontais na testa e entre sobrancelhas ou nos cantos dos olhos (periocular), vulgarmente chamadas de pés de galinha.  É aplicada no consultório por cerca de 20 minutos e o efeito fica completo ao fim de 5 dias e dura aproximadamente 4 a 6 meses. Combinada com os preenchimentos conseguimos obter um rejuvenescimento facial numa vertente holística da face. A toxina botulínica também pode ser utilizada para correcção do sorriso gengival ou hipersudoreses. 

O PRP (Plasma Rico em Plaquetas ou “Beijo do vampiro”) é um exemplo concreto da técnica mencionada anteriormente. Neste caso utilizamos o PRP que é derivado de um dos constituintes do nosso sangue e que tem factores de crescimento na sua constituição; uma das suas funções é precisamente a reconstrução e cicatrização dos tecidos pelo que a sua aplicação directa estimula a reparação cutânea obtendo-se uma pele mais uniforme e de textura suave. Para o processo, retiramos cerca de 10ml de sangue à paciente de onde se extrai então o PRP que irá ser reaplicado na pele após tratado. Sendo material biológico do organismo da paciente, não há hipótese de rejeição do tratamento.

Os tratamentos estéticos faciais a laser em estações ensolaradas são os que suscitam mais dúvidas. Efectivamente há alguns procedimentos com laser que não podem ser realizados em dias de sol devido à sua acção mais superficial. Contudo, precisamente para evitar o envelhecimento cutâneo do rosto e o surgimento de manchas, temos uma gama específica de lasers para estas alturas. Estes lasers particulares actuam de forma profunda, ou seja, nas camadas mais inferiores da pele cujo efeito vai gradualmente surgir na camada superficial. As características específicas deste laser permitem que seja utilizado no Verão de forma a rejuvenescer o rosto, a reduzir  a flacidez e ainda a a diminuir poros e as olheiras.

Por fim, para a realização de qualquer procedimento da medicina estética sugiro sempre que se informe sobre o profissional de saúde e, acima de tudo, que confirme se está devidamente certificado pela Ordem dos Médicos.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Relacionados

Diz Quem Sabe

Tudo sobre viajar numa era de pandemia

O que mudou e quais os principais cuidados a ter.

Diz Quem Sabe

Saiba como é possível alcançar o sucesso financeiro

Situações de crise fazem-nos repensar as nossas atitudes e a relação com o dinheiro não é exceção.

Diz Quem Sabe

A endometriose e a infertilidade estão associadas?

A relação entre os dois problemas e os tratamentos possíveis.

Mais no portal

Beleza

Os motivos para o açúcar ser a kryptonite da pele

De acordo com um dermatologista.

Diz Quem Sabe

Como ter um Natal mais saudável (e ainda poupar algum dinheiro)

Beleza

Conheça o método de limpeza dupla da pele para remover impurezas e maquilhagem

Aqui, no que diz respeito a produtos de limpeza de pele, um é pouco, dois é bom e três é demais.

Saúde

Sente desejos por doces? Eis o que o seu corpo está a tentar dizer-lhe

Uma nutricionista explicam os vários motivos que levam o corpo a querer açúcar.

Comunidade Activa

Morreu Pedro Oliveira, um dos nossos

Ex-diretor da Exame Informática, era o atual diretor de parcerias e Novos Negócios e head of digital da Trust in News. Tinha 49 anos.

Moda

As novidades da Zara, Mango e H&M que aliam elegância e conforto

Não temos de sacrificar uma mais-valia pela outra.

Comportamento

"Ghosting": 5 motivos para alguém desaparecer de uma relação sem deixar rasto

O termo é usado para descrever um término repentino, sem explicações, e deriva da palavra "ghost", que significa fantasma em português.

Mulheres Inspiradoras

Optometrista Vera Carneiro é consultora do Programa da Visão da OMS

A portuguesa está a contribuir para a implementação das recentes recomendações e iniciativas da Organização Mundial de Saúde e Nações Unidas, relativas aos cuidados para a saúde da visão.

Moda

8 truques de moda que aprimoram o estilo pessoal

Ganhe confiança no seu estilo com estes conselhos de styling (e não só)

Saúde

Sabe quais as funções do estrogénio e da progesterona?

Entenda como estas hormonas a podem afetar.

Saúde

5 artigos de fitness que precisa de ter em casa - e que não ocupam espaço

Quer poupar no ginásio? Confira esta seleção.

Beleza

Será esta a solução para as borbulhas?

E pontos negros.