Em alturas de crise como esta em que estamos a viver a disponibilidade de alimentos nos supermercados é limitada e devemos pensar em outras alternativas para preparar as nossas refeições. É o que se verifica com os vegetais. Mas não utilize esta situação como uma desculpa para não os colocar nas suas refeições. Há sempre outra opção: comprar os legumes congelados.

Basta descongelar, cozinhar e acompanhar com uma proteína ou leguminosa. Analisando o valor nutricional destes dois produtos, vários estudos chegaram à conclusão de que não há diferenças nutricionais. Isto ocorre, pois, logo após serem colhidos, os vegetais são imediatamente congelados.

O seu consumo regular associado a um estilo de vida ativo e equilibrado, reduz a pressão arterial, previne o aparecimento de doenças cardiovasculares, reduzem o colesterol no sangue e podem até oferecer proteção contra certos tipos de cancro.   

Mas será que estes benefícios apenas se aplicam aos legumes frescos ou os congelados também estão incluídos? No entanto, há diversos fatores que podem influenciar o valor nutricional:

Método de confeção

Quando coloca os vegetais em água a ferver, sejam eles frescos ou congelados, poderá perder até 75% das vitaminas do complexo B, folato ou vitamina C (pois são vitaminas solúveis em água). A melhor opção de confeção será refogar os legumes congelados com azeite a altas temperaturas. Desta forma mantém os nutrientes nos alimentos.

Tipo de alimento congelado

Um estudo publicado em 2015 concluiu que o valor nutricional de algumas frutas e legumes é mais afetado pelo método de congelamento que outros. Por exemplo, o teor de riboflavina (uma vitamina do complexo B) foi menor em ervilhas congeladas, mas maior nos brócolos congelados. O valor de magnésio, pelo contrário, foi menor nas ervilhas, espinafres e milho congelados. Já o teor de ferro foi menor nos espinafres e cenouras congelados.

Adição de molhos ou outros aditivos

Algumas embalagens de vegetais congelados possuem molhos ou aditivos. Estes produtos são ricos em açúcar e sódio. Verifique sempre a lista de ingredientes de todas as embalagens e opte pelos vegetais simples e adicione especiarias e ervas aromáticas no momento de os cozinhar

Para concluir, os legumes congelados são uma excelente opção para quando tem pouco tempo, orçamento ou conveniência para dedicar à cozinha. De um modo geral, o processo de congelamento não afeta o valor nutricional dos vegetais. O importante é que consiga pôr em prática hábitos alimentares equilibrados e saudáveis incluindo frutas e vegetais na sua alimentação. Tenha em atenção o rótulo das embalagens e a forma como cozinha os seus alimentos. Neste mês de março escolha as frutas cítricas ricas em vitamina C (como a laranja, o limão, o kiwi e as tangerinas), a banana e o ananás ricos em vitaminas do complexo B, magnésio e cálcio (respetivamente) e as maçãs e as peras. Quanto aos legumes, entramos na época das ervilhas e dos espargos, ambos ricos em fósforo, vitaminas do complexo B e ácido fólico.

Palavras-chave

Relacionados

Diz Quem Sabe

O que deve levar para um piquenique?

Deixamos-lhe um guia completo daquilo que pode (e deve) levar para uma tarde agradável ao ar livre.

Diz Quem Sabe

Estratégias para uma alimentação mais saudável durante a semana

Oiça estes conselhos bem úteis da nutricionista Rita Pereira.

Diz Quem Sabe

Entenda qual a nutrição adequada à população sénior

E também a suplementação nutricional.

Mais no portal

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Celebridades

O momento exato em que o palácio anunciou a morte do duque de Edimburgo

Algumas pessoas já foram deixar flores nos portões de Buckingham para homenagear Philip, que morreu nesta quinta-feira, 9 de abril. Veja as primeiras imagens.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.

Lifestyle

O guia de cinco passos para começar a praticar o "self-care"

Este tipo de cuidados consigo mesma é capaz de gerar mais qualidade de vida e bem-estar.

Celebridades

Os motivos para a polícia ter ido nove vezes à mansão de Meghan e Harry na Califórnia

O afastamento da família real trouxe vários problemas de segurança para a vida dos duques de Sussex nos Estados Unidos.

Moda

Estas novidades de moda prometem fazer furor nos meses quentes

São mais de 20 artigos que aliam elegância, estilo e cor. A combinação ideal para receber a primavera.

Moda

Conheça esta coleção de roupa sustentável para a primavera/verão

Com direção criativa de Sara Carbonero.

Beleza

Beleza: as novidades que estão na ordem do dia

Os produtos que temos de experimentar