A prática de uma vida saudável inclui, não só uma alimentação adequada às necessidades individuais de cada ser humano, como também uma hidratação diária suficiente. Sabia que o corpo humano é constituído entre 50 a 70% de água? Por esta razão a água é fundamental para a manutenção do equilíbrio do nosso organismo e é responsável por diversas funções tais como:

·       Composição essencial do sangue, linfa e secreções corporais

·       Intervir nos processos de digestão e absorção dos nutrientes

·       Manter a temperatura corporal

São diversos os fatores que influenciam as necessidades de ingestão de água de cada pessoa, nomeadamente a idade, a gravidez e lactação, atividade física e até o clima. Incluem-se também as perdas de água ao longo do dia, através de processos fisiológicos como: urina, fezes, transpiração e respiração, sendo que quando estes processos excedem a ingestão de água ingerida, ocorre desidratação das células. É por esta razão que é essencial beber entre 1,5 a 3 litros de água diariamente.

Ainda assim, além da água, é possível enriquecer o nosso consumo de água através dos alimentos? A resposta é sim. Praticamente todos os alimentos possuem água na sua constituição, mas há alimentos, nomeadamente os legumes e as frutas que fornecem muito mais água do que outros. Aqui ficam alguns exemplos:

·       Legumes e verduras

Como já foi referido anteriormente na sopa, os legumes são constituídos maioritariamente por água e são ricos em vitaminas, minerais e fibras essenciais para a manutenção da saúde do organismo. Dos legumes e verduras com maior teor de água encontramos:

·       Abóbora (96%),

·       Alface (96%),

·       Rabanete (96%),

·       Pepino (95%),

·       Aipo (94%),

·       Chuchu (94%),

·       Nabo cozido (94%),

·       Courgette crua (94%),

·       Cebola Crua (94%),

·       Espargos cozidos (94%)

Depois desta análise, podemos afirmar que podemos obter uma boa ingestão de água, vitaminas e minerais ao ingerirmos uma sopa de legumes nas refeições principais, ao acompanharmos essas mesmas refeições com uma salada de alface, pepino, cebola e rabanetes por exemplo, ou até mesmo acompanhar com courgette crua espirilizada para inovar os seus pratos.

·       Frutas

O teor de água nas frutas pode variar entre 75-95% sendo, portanto, o seu principal constituinte. A ingestão adequada de fruta (3-5 porções diárias), inserida dentro de um padrão alimentar equilibrado, contribui para a redução do risco de algumas doenças graças ao seu elevado teor de vitaminas, minerais e fibras. As frutas com maior teor de água são:

·       Melancia (94%),

·       Meloa e Melão (92%),

·       Morangos (90%),

·       Ameixas (89%),

·       Nectarina (89%),

·       Lima (88%),

·       Papaia (88%),

·       Tangerina (88%),

·       Amora (88%),

·       Ananás (88%)

Para consumir as frutas, o ideal será consumir ao natural, mas poderá consumir sob a forma de sumos naturais sem adição de açúcar (utilizando apenas o que se encontra naturalmente presente para adoçar), adicionar aos seus iogurtes, fazer batidos ou até mesmo gelados de fruta (ideais para o tempo de calor).

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