Durante a gestação é bastante comum as mulheres sentirem dores e sofrerem de inchaço nos pés, tornozelos e pernas, especialmente a partir do 6º mês.

O inchaço está diretamente ligado à retenção de líquidos, que tende a agravar-se com o avanço da gravidez, devido a um aumento progressivo do tamanho do útero, e à medida que o dia avança, graças à utilização posição horizontal durante a noite. Este tipo de problemas afeta diretamente a rotina diária das grávidas, pela dor e desconforto que causa, podendo reduzir a sua capacidade de realizar simples tarefas como limpar a casa e passar a ferro.

Existem mulheres mais predispostas para inchar, por exemplo, as que tiveram problemas de má circulação, dificuldade na drenagem linfática, diabetes, ou outras doenças, bem como a toma de alguns tipos de medicamentos. Numa situação regular, uma mulher grávida acaba por inchar, à medida que o feto cresce e o próprio útero começa a pressionar a veia cava, levando a um menor fluxo sanguíneo. A acumulação de sangue que daqui resulta faz com que seja enviada água para a zona dos pés e tornozelos através das veias capilares, levando então ao inchaço.

No entanto, o inchaço deve ser semelhante em ambos os pés, e não deve surgir rapidamente. Caso ocorra aceleradamente, pode ser um sinal de problemas mais severos como, por exemplo, pré-eclâmpsia, e deverá consultar urgentemente um podologista.

Como prevenir?

Uma das formas mais comuns para prevenir o inchaço consiste em contrariar a gravidade, ou seja, elevar os pés quando se está sentado, evitando assim a acumulação de água nos membros inferiores. Para além disso, pode favorecer dormir sobre o lado esquerdo do corpo, no sentido de amenizar a pressão do útero sobre a veia cava.

É recomendável o uso de calçado confortável, adequado e que não aperte, tendo em conta que o pé pode inchar. Prefira sapatos com sola de borracha para prevenir quedas, de salto médio para ajudar no inchaço e não totalmente planos visto que, fazem com que o peso do corpo recaia sobre os calcanhares.

Para evitar este problema pode também usar meias-calças ou collants de compressão para auxiliar a circulação sanguínea, evitar permanecer em pé e quando estiver sentada não cruzar as pernas.

O acompanhamento por parte de um podologista durante a gravidez é essencial, no sentido de elucidar os conselhos atrás referidos de forma mais personalizada e se necessário adotar medidas diferentes, de modo a proporcionar o maior conforto possível à mulher grávida.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Relacionados

Saúde

Saiba como ter pés felizes durante todo o verão

O calor e a transpiração podem originar micoses nos pés. Um artigo de opinião de Francisco Oliveira Freitas, podologista responsável pelo Centro de Podologia de Famalicão.

Saúde

Queimaduras solares nos pés podem originar cancro

São muito frequentes e podem ter consequências graves. Um artigo de opinião de Francisco Oliveira Freitas, podologista responsável pelo Centro de Podologia de Famalicão.

Beleza

Os 5 passos que todas as pessoas com pés bonitos seguem

Siga estas dicas e prepare as sandálias e os chinelos!

Mais no portal

Beleza

12 manicures festivas para entrar no espírito de dezembro

Dos metálicos aos clássicos sazonais, aqui ficam 15 ideias de nail art

Moda

Styling: como usar lenços e cachecóis nos meses frios

Aqui ficam algumas ideias.

Saúde

5 sintomas que indicam que tem dormido mal

Segundo um psiquiatra.

Moda

Moda: Maray e B.Simple juntas na mesma loja

E a assinalar a abertura, foi lançada uma coleção cápsula.

Comportamento

6 sinais que indicam que sofre com ansiedade mesmo sem se aperceber

Explicados por um especialista.

Saúde

Este superalimento é um poderoso aliado na recuperação pós-treino

Uma nutricionista explica quais são os principais benefícios.

Lifestyle

Loewe abre a sua primeira Casa em Lisboa

Um espaço em que a moda e a Arte se fundem.

Comportamento

É nisto que as pessoas reparam no estilo pessoal dos outros

Uma especialista explica como ser lembrada pela moda e não pela extravagância.

Beleza

Eyeliner: Três passos para um olho definido na perfeição

Acabaram-se os 'borrões'!

Moda

Formal sem ser aborrecido? A Zara tem o vestido perfeito

De tom verde.

Comportamento

5 formas de lidar com pessoas que a deixam stressada

De acordo com uma professora universitária de Ciências Psicológicas e do Cérebro.

Beleza

7 eyeliners com glitter incríveis para criar maquilhagens festivas

Conheça as nossas sugestões.