Lembro-me de ter começado o ano de 2020 com uma espécie de euforia positiva sobre “a louca década dos anos 20” versão séc. XXI…. Bom foi verdadeiramente uma loucura que deambulou no mix de sentimentos entre o muito bons e muito maus. Neste ano de incertezas e de acontecimentos imprevistos, que nos ensinou a viver de forma diferente e a abdicar de muitas certezas, é importante não esquecer as lições de crescimento que estes últimos tempos nos conferiram.

Assim, neste balanço final, nada como focarmos nos no lado mais positivo, e tentar afinar as nossas convicções e baterias para que 2021 seja o melhor que possa ser. No novo ano que irá iniciar-se há sempre novas metas e novos sonhos, por de trás desses objetivos devem existir também planos de ação e crenças que estejam de acordo com eles. Só através deste alinhamento é possível chegar à meta e materializar os sonhos.

Nunca é demais relembrar que uma meta nunca será alcançada se no seu interior existir um conjunto de crenças e valores que não estejam de acordo a ela, ou sejam verdadeiramente contrários; ou pior que isso se duvidar constantemente da sua capacidade de que vai conseguir. Por esta razão, nunca é demais reforçar a importância de que se auto questionar relativamente a cada uma das suas metas com as seguintes questões:

– O que preciso de fazer para alcançar isto?
– Esta meta vai de encontro aos seus valores?
– O que irá acontecer se não conseguir alcançar este objetivo?
– Que meios já possuo alcançar esta meta?
– O que o impede de começar?
– Quanto tempo precisa para alcançar essa meta?
– O que o poderia fazer desistir?
– Quem vou envolver neste processo?

É ainda conveniente relembrar que as suas metas, de ano novo ou outras, devem ser verdadeiramente suas. Assim, tenha a certeza de que o caminho que está a percorrer é o seu, e o que está a fazer é para si e em seu prol. Para alcançar todas as suas novas metas de 2021 algumas coisas são decisivas:

– FOCO;
– Um toque de positivismo;
– Mindset de produtividade.

Sobre ter foco não é demais referir que este é o verdadeiro poder, o de evitar distrações, de conseguir exercitar a atenção plena, mantendo o nosso cérebro no caminho certo do que importa, sem desgaste de pensamentos avulsos e descontrolados, sem piloto automático, sem distrações excessivas.

Sugiro que comece por pensar nas suas metas para o novo ano de forma generalista, e trace um plano de ação mensal para cada uma delas, delimitando ações que terá de tomar dentro daquele timing para conseguir alcançar a sua meta maior. Este simples truque ajuda não só a ter uma estratégia clara, como a relembrar dos passos que temos de tomar na nossa vida para chegar onde queremos.

Para aumentar o foco nestas metas, coloque todas estas informações e planificação na sua agenda ou caderno, onde possa regularmente ver, consultar e relembrar-se das mesmas. Este pequeno exercício reforça o nosso comprometimento com os objetivos a que nos propusemos. Quanto ao toque de positivismo, porque precisamos dele?

Bom, a verdade é que falar de positivismo não é apenas invocar em vão um bonito chavão numa qualquer conversa de café; é sim perceber que o pessimismo limita a nossa concentração, enquanto que as emoções positivas (mas conscientes) expandem a nossa atenção e a recetividade ao inesperado (a frase “tem pensamento positivo” tem na realidade aqui a uma explicação).

Para 2021, nunca se esqueça que precisamos de uma certa de dose de negatividade para sobreviver, mas que é o positivismo que nos faz prosperar (é ai que deve estar o novo maior foco). Sejam quais forem as suas metas tire partido da gestão estratégica que a sua posição atual já lhe confere para explorar novos horizontes e conquistas. Chegados ao plano de exploração de novos horizontes e vantagens para conquistar as novas metas, somos forçados a fazer um esforço cognitivo que nem sempre conseguimos.

As razões mais comuns para tal são o nosso extremo cansaço mental diretamente relacionado com os elevados níveis de stress e falta de concentração. Todos ouvimos frequentemente queixas relacionadas com a falta de tempo, dificuldades de concentração, e elevado volume de trabalho.

Se há alguma coisa que devemos aprender a fazer de forma nova e diferente para alcançar as nossas metas é quebrar o ciclo de stress, descansando mais, fazendo da gestão de prioridades um hábito, evitando pensamentos ruminantes que nos impedem de criar uma estratégia de maior clareza, e acima de tudo nos remetem para um desgaste físico e mental que faz com que não consigamos gerar os resultados desejados.

Se 2020 nos pudesse dizer ao ouvido o que realmente ficou destes 12 meses, creio que possivelmente a mensagem seria com certeza centrada no quão imprevisível é a Vida, como as circunstâncias podem mudar, e como precisamos de ser flexíveis e adaptáveis, focando-nos nas soluções mais que nos problemas, e dando prioridade às relações humanas mais do que ao materialismo.

Neste ano difícil, em que afastados precisamos de estar mais perto uns dos outros, que possamos levar para os próximos 12 capítulos de 2021 o foco, positivismo, a capacidade de desacelerar e apreciar a vida com os que nos são importantes, empreendendo novos projetos e metas que não se bastem por uma lista de pensamentos escritos no dia 31 de Dezembro, e que sejam materializados em ações diárias que levarão a grandes feitos.

Palavras-chave

Mais no portal

Beleza e Saúde

4 franjas que estão entre as tendências de cabelos para o novo ano

Qualquer uma destas sugestões é boa para quem dispensa a ideia de passar por uma transformação radical.

Celebridades

Kamala Harris revela a forma engraçada como conheceu o marido

E disse ainda tê-lo pesquisado na internet antes do primeiro encontro.

Beleza e Saúde

Tremer de frio pode emagrecer mais que alguns exercícios

Entenda como.

Celebridades

Gigi Hadid descobriu que estava grávida um dia antes de desfilar

Saiba como é que a modelo conseguiu controlar as náuseas.

Comportamento

Existem cinco tipos de casais - e parece que apenas três deles são felizes

Veja que características têm os casais que conseguem gerir conflitos de uma forma saudável.

Beleza e Saúde

As velas são tóxicas?

Entenda os potenciais efeitos na saúde.

Lifestyle

6 lugares em Lisboa que irradiam o otimismo do Illuminating Yellow

O Pantone Color Institute elegeu este amarelo vibrante como uma das cores de 2021.

Beleza e Saúde

Emily Ratajkowski usou este creme para acalmar a pele na quarentena

Conheça o produto que se encontra em saldos.

Beleza e Saúde

Adora "Bridgerton"? Revelamos os segredos de beleza da série da Netflix

O responsável pelos cabelos e maquilhagens de toda a produção revelou como criou os "looks" das personagens.

Beleza e Saúde

COVID-19: 1 em cada 8 dos pacientes britânicos que regressam ao hospital morrem

Foram analisados dados de mais de 47 mil pessoas.

Celebridades

Sobrinho de Beyoncé terá divulgado vídeos íntimos da ex-namorada na internet

Julez Smith poderá estar em apuros com a lei. Solange e Beyoncé, a mãe e a tia do jovem, respetivamente, estarão furiosas.