Ser Criança é uma experiência marcante e transbordante, com tudo o que tem de bom e de menos bom. Crescer é, muitas vezes, uma tarefa dura e de quase sobrevivência (não só para as crianças, mas também para os pais, cuidadores e educadores). Birras, amuos, mentiras, egoísmo, vitimização, tédio, respostas tortas, medos, relacionamentos difíceis, resistência ao estudo, inseguranças, rotinas desequilibradas, etc. A lista continua e quem convive diariamente com crianças, sabe que é uma lista que não se esgota. Para ajudar as crianças e suas famílias a ultrapassar estes e outros desafios, o Coaching Infantil pode ser uma solução eficaz.

Coaching Infantil – já ouviu falar?

O Coaching Infantil tem por base as Teorias do Desenvolvimento Infantil, as Neurociências, a Psicologia Positiva, a Teoria Cognitivo-Comportamental e o desenvolvimento do cérebro infantil. Fazendo uso de todas estas áreas de conhecimento, apresenta-se como uma forma eficaz de dar resposta às necessidades e às dificuldades vividas pelas crianças no seu dia a dia, respeitando totalmente a singularidade do universo infantil e contribuindo para o desenvolvimento pessoal dos mais pequenos. Destina-se a crianças entre os 7 e os 12 anos, fazendo uso de ferramentas e técnicas lúdicas, aplicadas por um profissional habilitado – o KidCoach. A principal intenção do Coaching Infantil é empoderar a Criança, de forma a que encontre soluções para as suas questões internas, questões de relacionamento familiar e questões de relacionamento social, dotando-a de estratégias que a permitam ser mais autónoma e capaz de fazer escolhas benéficas para si mesma. Através do Coaching Infantil, a Criança aprende a identificar emoções e lidar com elas, aprende a responsabilizar-se pelas suas ações e toma consciência dos seus valores e das suas limitações.

Em que situações o Coaching Infantil intervém?

Em todas as situações que dizem respeito à rotina da criança, tais como: situações em que o comportamento da criança gera desconforto em si mesma e na família, situações que deveriam ser normais mas que causam sofrimento na criança,  situações de bullying (seja a criança vítima como a criança agressora), alterações repentinas na rotina (morte de alguém, divórcio dos pais, mudança de escola, mudança de casa), dificuldades no relacionamento com irmãos, meios-irmãos, colegas, pais, padrasto/madrasta, professores, manifestação de comportamentos indesejados (birras, mentira, egoísmo, vitimização, arrogância, falta de empatia, tédio, inquietação), resistência em dormir sozinho, medos, inseguranças, dificuldade em fazer amigos ou entrosar-se com os seus pares, desinteresse pelos estudos, não cumprimento de rotinas, necessidade da criança se focar num resultado específico. Contudo, o Coaching Infantil não intervém em situações de doença mental, disfunções psíquicas ou problemas de foro psicológico.

Que benefícios oferece à criança?

– Ampliação da sua autoestima, autoconfiança e motivação

– Melhor entendimento das suas dificuldades e dos seus valores

– Rompimento de crenças limitantes

– Melhor entendimento das suas emoções, sentimentos e pensamentos

– Compromisso com a sua rotina

– Autorresponsabilidade sobre as suas escolhas e decisões

– Senso de conquista e resolução de problemas

– Construção de uma atitude crítica

– Melhor relacionamento com pais, irmãos e amigos

– Maior aceitação, tolerância e empatia no convívio com outros

– Desenvolvimento de uma atitude positiva e otimista

– Sentido de pertença

Que benefícios oferece à família?

Apesar do foco da intervenção ser a criança, a família assume um papel vital. Qualquer mudança que se queira ver na criança, começa também pela mudança nos Pais. O KidCoach assume também o papel de oferecer aos Pais estratégias e orientações para que estes adotem uma abordagem informal de coaching na sua rotina familiar. Desta forma, todos saem beneficiados: relação familiar mais saudável e harmoniosa, maior aceitação e compreensão pelas características individuais de cada membro da família e maior consciência dos papéis de cada um.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Saúde

A aparência das palmas das mãos pode indicar se tem cancro

Esteja atenta.

Beleza

15 manicures para experimentar no outono

Confira estas sugestões!

Celebridades

Médico legista afirma que Gabby Petito foi assassinada

As autoridades já confirmaram que o corpo encontrado pertence à blogger.

Lifestyle

Quer passar umas férias na casa de Winnie the Pooh?

Uma casa inspirada no Winnie the Pooh, da Disney, no Bosque dos Cem Acres, disponível no Airbnb

Moda

10 casacos para usar na próxima estação

Conheça estas sugestões de diferentes estilos.

Saúde

Os bebés devem ou não usar sapatos?

Veja a explicação de um ortopedista.

Celebridades

Morreu o ator que deu vida a Stanford Blatch, em "O Sexo e a Cidade"

Willie Garson tinha 57 anos.

Comportamento

Diferenças comuns que podem colocar a sua relação em perigo

De acordo com uma psicóloga.

Lifestyle

“Y: O Último Homem” estreia hoje no Disney+

Um drama de 10 episódios baseado na banda desenhada da DC Comics.

Beleza

O que há de novo na beleza: pele acneica, menopausa, antimanchas e muito mais

Os produtos que os ajudam a cuidar melhor da saúde do nosso rosto.

Beleza

Conhece os diferentes tipos de eyeliner?

Saiba como os usar.