O novo ano deve também representar uma nova forma de olhar para a nossa vida financeira, e porque não começarmos pelos investimentos que possam vir a ser feitos neste ano de 2021? 

Este ano de 2021 é um bom ano para quem quer ter ganhos importantes a vários níveis. Pode começar por considerar a amortização de dívidas. Uma das opções, por exemplo, poderá ser empréstimos que tenha a decorrer, de forma a cimentar um futuro mais risonho e descansado. Com as amortizações parciais que possa fazer, vai reduzir a dívida a médio e longo prazo, pagar menos juros e, com este ganho, poderá eventualmente reduzir ao prazo de forma a pagar em menos tempo.

Não vale a pena pensar que a Euribor irá continuar a negativo para sempre. Vamos pensar que está na altura de deixar a ideia de que não vale a pena fazer amortizações aos créditos! Vale e muito! À medida que vai fazendo amortizações aos créditos, está também a fazer um bom investimento. Caso consiga fazer as amortizações antecipadas de forma regular, opte, por exemplo e sempre que possível, por fazer pelo menos uma vez por ano.

Ao mesmo tempo que faz as amortizações, proponha renegociar condições com os créditos que tem. Ou seja, veja muito bem as condições atuais e como pode melhorá-las. No que diz respeito a renegociar spreads, proponha subscrever outros produtos e colocar os seguros de vida do Crédito Habitação em companhias fora do Banco, onde as poupanças podem ultrapassar os 500€ por ano.

Por outro lado, se pretender colocar o dinheiro a render, deve ter em atenção qual o risco que pretende assumir e que o retorno desse mesmo investimento pode demorar o seu tempo. Dito de uma forma mais simples: se o objetivo é ganhar dinheiro, pode optar por mercados com risco mais elevado, mas tomando sempre decisões muito bem pensadas e só depois de definir o seu perfil de investidor.

Estamos numa altura em que os produtos de poupança com capital e taxa garantida não estão atrativos e assim deverão continuar nos próximos tempos, o que não é nada agradável, principalmente para um investidor muito conservador. Ora, uma forma de conseguir ganhos interessantes nos mercados atuais é, sem dúvida, através da diversificação. Ou seja, “não colocar todos os ovos no mesmo cesto” e ponderar opções de investimento em produtos diversificados no risco e no tempo, como é o caso dos Fundos de Investimento, mesmo que em percentagens mais reduzidas para investidores mais conservadores.

Faça investimentos de forma consciente e sempre com o melhor aconselhamento de alguém especialista na matéria, de forma a obter ganhos interessantes para a sua carteira de investimento e aproveite este novo ano para pensar onde pode ganhar mais dinheiro e fazer investimentos com futuro.

Um bom ano!

Para saber mais dicas, não perca todas as novidades em: Instagram | Facebook | LinkedIn

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Lifestyle

Educação financeira nas crianças. Saiba por onde começar

Os pais podem e devem incutir conceitos como o dinheiro, a poupança (e porque são tão importantes) nos filhos desde cedo.

Diz Quem Sabe

Dicas de poupança e investimento que não deve esquecer

Em tempos difíceis, é uma boa ideia colocar tudo em perspetiva, incluindo as finanças pessoais.

Diz Quem Sabe

Como planear da melhor forma a vida financeira a dois?

A gestão das finanças pessoais num casal, deve ser bem coordenada e planeada de acordo com o rendimento do agregado familiar, para não ter surpresas.

Mais no portal

Saúde

A aparência das palmas das mãos pode indicar se tem cancro

Esteja atenta.

Beleza

15 manicures para experimentar no outono

Confira estas sugestões!

Celebridades

Médico legista afirma que Gabby Petito foi assassinada

As autoridades já confirmaram que o corpo encontrado pertence à blogger.

Lifestyle

Quer passar umas férias na casa de Winnie the Pooh?

Uma casa inspirada no Winnie the Pooh, da Disney, no Bosque dos Cem Acres, disponível no Airbnb

Moda

10 casacos para usar na próxima estação

Conheça estas sugestões de diferentes estilos.

Saúde

Os bebés devem ou não usar sapatos?

Veja a explicação de um ortopedista.

Celebridades

Morreu o ator que deu vida a Stanford Blatch, em "O Sexo e a Cidade"

Willie Garson tinha 57 anos.

Comportamento

Diferenças comuns que podem colocar a sua relação em perigo

De acordo com uma psicóloga.

Lifestyle

“Y: O Último Homem” estreia hoje no Disney+

Um drama de 10 episódios baseado na banda desenhada da DC Comics.

Beleza

O que há de novo na beleza: pele acneica, menopausa, antimanchas e muito mais

Os produtos que os ajudam a cuidar melhor da saúde do nosso rosto.

Beleza

Conhece os diferentes tipos de eyeliner?

Saiba como os usar.