Em Portugal, a procura de procedimentos de remodelação corporal tem vindo a crescer de forma regular e consolidada nos últimos 20 anos. A evolução tecnológica tem vindo a representar um papel fundamental nesta realidade, ao oferecer resultados muito positivos, com procedimentos minimamente invasivos.

A procura de tratamentos minimamente invasivos é atualmente bastante considerável. É, inclusive, maior do que a procura por procedimentos mais invasivos, sobretudo devido a um falso receio dos riscos associados às cirurgias, ao facto de estas deixarem cicatrizes ou suporem tempos de recuperação mais alongados.

É, no entanto, imprescindível uma boa seleção de casos para os tratamentos minimamente invasivos, para que sejam atingidos bons resultados e que estes estejam dentro das expectativas do cirurgião e do paciente. Se o objetivo for a redução de volume de gordura e a otimização da retração cutânea, a tecnologia RFAL (Lipocoagulação Assistida por RadioFrequência) destaca-se por atingir simultaneamente estas duas funções simultâneas, com resultados bastante positivos.

Existem dois tipos de pacientes para este tratamento minimamente invasivo, denominado BodyTite: quando o paciente apresenta um baixo volume de gordura localizada ou em regiões onde a retração cutânea é mais difícil, como o pescoço, o braço, a face interna da coxa ou quando existe maior volume de gordura. Neste último caso, esta técnica é associada e complementar aos procedimentos cirúrgicos como as abdominoplastias, lipoaspirações de alta definição e outras cirurgias de contorno corporal, o que se justifica se pelo facto de atuar na retração da pele e permitir um estímulo de contração natural do tecido superficial, devido à radiofrequência.

O procedimento passa sempre pela realização de uma infiltração tumescente (injeção de líquido anestésico e vasoconstritor), e depois pela aplicação de uma fina cânula de radiofrequência, nas regiões a tratar, seguida de uma aspiração para retirar o excesso de líquido e gordura coagulada. Também o pós-tratamento se caracteriza por um procedimento simples, sendo assim recomendada a aplicação de uma ligeira compressão elástica e gelo local numa fase inicial e, posteriormente, a realização de massagens de drenagem linfática para otimizar ainda mais o resultado.

Assim, a grande vantagem de um tratamento de RFAL é a facilidade de redução de volume de gordura, associada a uma retração cutânea. Além disso, as cicatrizes neste tipo de procedimento são desprezíveis e estão em relação com os pequenos orifícios (2-4mm) para a entrada das cânulas do tratamento.

Importa referir que, antes de qualquer procedimento de modelação corporal, as indicações passam sempre por um estilo de vida saudável. Uma alimentação equilibrada, uma boa hidratação com a ingestão de pelo menos 2 l de água por dia, e a realização de exercício regular. Os medicamentos como, por exemplo, anti-inflamatórios ou qualquer medicação que altere a capacidade de coagulação do paciente, estão contraindicados.

O que se observa é que os tratamentos minimamente invasivos dispõem atualmente de diversas vantagens, tanto no pré como no pós-tratamento, podendo ser tratamentos substitutos ou complementares às intervenções cirúrgicas tradicionais. A cada vez maior diversidade de aplicações para o rosto e para o corpo deste tipo de tratamentos não invasivos associados à tecnologia RFAL, abrem o leque de opções, tanto para médicos como para pacientes.

Palavras-chave

Mais no portal

Mulheres Inspiradoras

#SairParaVotar. Fotógrafa portuguesa lança campanha online de apelo ao voto

"É um projeto fotográfico e a decisão do futuro", escreveu Inês Costa Monteiro nas redes sociais.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é skinimalism?

Esta será uma das grandes tendências de cuidados de pele para 2021.

Moda

Estas bailarinas provam que o calçado vegan está na moda

Estes três novos modelos, que fazem parte da coleção vegan de uma marca nacional, são criados à mão por mestres sapateiros portugueses e feitos a partir de faux leather.

Lifestyle

Home staging: como (bem) decorar uma casa para vender ou arrendar

Com a ajuda do Habitissimo, explicamos como pode preparar um imóvel em apenas cinco passos.

Faits Divers

O simbolismo da onda roxa que vimos na tomada de posse de Joe Biden

A cor que marcou a cerimónia no Capitólio serviu para transmitir várias mensagens importantes.

Moda

Lily Collins mostra como usar um cardigã com muito estilo

A protagonista de "Emily in Paris" foi fotografada a usar uma peça acessível de uma marca que conhecemos bem.

Moda

Conheça três tendências que já chamam pela primavera

Diz Quem Sabe

Barriga inchada depois das festas? O motivo pode não ser assim tão óbvio

Um artigo de opinião assinado por Rita Verdasca, nutricionista nos Laboratórios SYNLAB.

Finanças de A a Z

Tudo o que deve saber antes de contrair um crédito pessoal

Este é o tema do novo episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Faits Divers

A relação das mulheres com o batom vermelho está enraizada na História

A cor é conhecida por aumentar instantaneamente a confiança de muitas mulheres, mas também é um símbolo histórico de poder.

Beleza e Saúde

Eis um grande aliado da libido e fertilidade

É natural, acessível e rico em nutrientes essenciais ao nosso bem-estar.