@delfinacarmona

O nariz é a porta de entrada do nosso sistema respiratório. Para além das funções olfativas e respiratórias, este órgão representa uma importantíssima função imunitária. A higiene e bom funcionamento do nariz, ganha assim toda uma importância, e com repercussão na nossa saúde global, como a qualidade de sono, fadiga matinal, roncopatia, rinite, sinusite, otites, mau hálito e olheiras.

Fomos feitos para inspirar pelo nariz, e a importância de o fazermos bem, deve-se ao facto do ar que respiramos ser aquecido, humidificado e filtrado pela mucosa nasal. Assim, o nariz e sua função fisiológica, tornam-se agentes essenciais à luta contra a poluição, poeiras, mas, e também, de bactérias, vírus e fungos.

Nos bebés e crianças pequenas, este processo ganha ainda mais relevância, pelo que estes muitas vezes, ainda não são capazes de o fazer por si só de forma autónoma e eficaz. Nestas idades, por falta de espaço nas estruturas da orofaringe e pescoço, é mais frequente a rinorreia anterior (vulgo ranho), enquanto que nos adultos, se torna mais frequente a chamada rinorreia posterior, com o muco a escorrer para a garganta, causando tosse, pigarro, alteração da voz e dor de garganta.

Em todas as idades, mas especialmente nas crianças, vários sinais ou sintomas, bem como doenças, podem ser prevenidas ou tratadas, “tratando” do nariz. O nariz funciona em comunicação direta com outras estruturas da cabeça e orofaringe, como os ouvidos, boca, laringe e seios perinasais, logo, ter o nariz e a sua normal função afetada, de alguma maneira, pode provocar sintomas e o desequilíbrio nestas outras estruturas.

É muito frequente pais e crianças serem vítimas dessa repercussão, sem sequer se aperceberem que o mal está no nariz. Dores de ouvido, Otites, sinusites, cefaleias (habitualmente fronto-temporais), rinites, mau hálito e olheiras, e até alteração da voz como rouquidão, podem ser causadas por má respiração nasal.

Concluindo, estamos perante um órgão que desempenha funções protetoras, reguladoras, e imunológicas, que funciona em parceria com outras estruturas e órgãos adjacentes, com funções parecidas, como os ouvidos e a orofaringe, onde se inclui a boca, adenoides, amígdalas e seios perinasais. Ao cuidarmos do nosso nariz e promovermos o seu bom funcionamento, estaremos sempre a promover a saúde, não só do nariz, mas de todo um processo complexo com implicação em muitos sintomas e doenças, agudas e crónicas, e a fazer prevenção de doenças virais e bacterianas.

Por isso, e para evitarmos gripes e constipações, especialmente nesta altura do ano, existem no mercado sprays nasais à base de extratos naturais que atuam contra as gripes e constipações. Há, inclusivamente, um spray que em vez de ser líquido, é um pó nasal preventivo para gripes e constipações, que atua como barreira protetora na mucosa nasal. Este pode ser usado não só aquando dos primeiros sintomas, mas, e mais importante, como prevenção da aparição dos mesmos pois o pó, quando em contacto com a mucosa nasal, cria uma barreira de gel protetora, que aprisiona e inativa vírus e bactérias, não permitindo assim uma possível infeção.

Cuide do seu nariz, cuide da sua saúde. Previna-se!

Dr. João Ramos

Instagram: @drjoaoramos

Palavras-chave

Mais no portal

Mulheres Inspiradoras

Carmo Sousa Lara: "Às vezes, estamos muito agarradas ao reforço negativo"

A nossa primeira Conversa Inspiradora chega no dia 8 de março e é sobre o corpo. O corpo da mulher real. O corpo que ainda é poucas vezes capa de revista.

Imagem de Sucesso

Saiba como escolher os modelos de óculos de sol que mais valorizam o seu rosto

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso partilho algumas dicas para que escolher eyewear nunca mais seja uma dor de cabeça.

Moda

Os 8 tipos de cuecas que todas as mulheres devem ter

De modelos estilo biquíni as tangas clássicas, estas são as peças nas quais deve investir.

Comportamento

Mais de metade dos portugueses não se veem a viver sem carro

Seis em cada 10 portugueses consideram o automóvel insubstituível, mas em 2017 eram 8 em 10. A descida deve-se à crise pandémica.

Moda

Estas peças elegantes são ótimos investimentos para a primavera

Veja as sugestões que encontrámos nas lojas online da Zara, Mango e H&M.

Mulheres Inspiradoras

Guerra aos filtros: estas influencers mostram a beleza de peles reais

Depois do positivismo corporal, o movimento do "skin positivity" começa a ganhar cada vez mais força nas redes sociais.

Beleza

É suposto deixarmos passar algum tempo entre a aplicação dos produtos de skincare?

Trinta segundos? Sessenta segundos? Zero? Saiba o que dizem os especialistas.

Moda

Irina Shayk mostra como usar a tendência das calças de pele com visual rock 'n roll

A peça de eleição da modelo é de uma marca que as portuguesas conhecem bem.

Saúde

Estudo sugere que grávidas podem transmitir anticorpos contra a COVID-19 aos bebés

Uma investigação publicada recentemente pode ajudar (e muito!) na estratégia de vacinação das grávidas em todo o mundo.

Beleza

O erro que comete sempre que aplica o seu hidratante de rosto favorito

Existe uma forma muito simples de potencializar a eficácia dos produtos de skincare.

Beleza

Qual é o melhor contorno para o seu tipo de rosto?

Esclarecemos todas as dúvidas sobre como adaptar a técnica de maquilhagem aos seus traços.

Moda

Estas malas aparentam ser bem mais dispendiosas do que realmente são

Saiba o que procurar nas lojas para investir em artigos que são facilmente confundidos com peças de alta-costura.