A pandemia veio afetar a vida de muitas famílias e empresas, acabando por fazer da preocupação com a poupança algo muito importante e a ser acompanhado.

A sustentabilidade pode e deve ter como aliada a poupança. Se consideramos por exemplo, que ainda existe muito desperdício alimentar, o que causa impacto na vida de todos, devemos olhar para este tema de forma muito direta. O desperdício alimentar continua presente em muitas famílias portuguesas e torna-se primordial saber como podemos melhorar este ponto e ajudar a nossa carteira, poupando dinheiro, e, ao mesmo tempo, ajudando o nosso planeta.

Para isso, aqui ficam algumas dicas:

  • Sempre que vai às compras não se esqueça da lista para ter uma organização, e não caia na tentação de comprar mais alguma coisa.
  • Opte por fazer compras online, onde pode comparar preços ou caso vá à loja física. Vá bem cedo, para fazer as compras com calma, de forma a não se desviar do orçamento com compras por impulso. A pressa é a inimiga da poupança.
  • Controle as quantidades e não compre em demasia, de modo a evitar desperdício. Faça uma vistoria ao que tem ‘em stock’; abra o frigorifico e despensa. Assim, poderá visualizar aquilo de que precisa verdadeiramente e, por conseguinte, não vai comprar coisas a mais e que têm a probabilidade de se estragar.
  • Aproveite, por exemplo, para utilizar a fruta em sumos ou saladas de fruta, evitando que fique madura demais e acabe por ter de ir para o lixo.

Outra forma de aliar a sustentabilidade à poupança é nos consumos lá de casa, com a água e luz por exemplo. Por isso, deve repensar os consumos domésticos e aproveitar a energia solar ao máximo, porque isto permite ganhar autonomia nos consumos e, ao mesmo tempo, poupar dinheiro. Pode sempre apostar nas energias renováveis, através de painéis solares, que vão acabar por ajudar a poupar dinheiro ao longo do tempo e a ter qualidade de vida.

Reduza o consumo da água, evitando ao máximo o desperdício de água em banhos, a lavar a loiça, etc. E, claro, tenha em atenção a utilização de eletrodomésticos de maior consumo nas horas mais económicas, para que a sua fatura seja mais reduzida.

A redução do consumo de papel também é fundamental, porque desta forma está a ajudar a diminuir a desflorestação. Hoje em dia existem alternativas online onde pode arquivar documentos, sem custo e de forma muito bem organizada, sem ter de imprimir papel. Sempre que possível, opte nas suas despesas programadas como, por exemplo, a da luz, água e gás, por receber a fatura eletrónica, porque é muito mais fácil e amigo do ambiente.

Como vê, podemos ter a poupança aliada à sustentabilidade em pequenos gestos, que fazem a diferença  na sua carteira no presente e no futuro, com poupanças significativas de tempo e dinheiro.

Faça deste ano um ano de mudança, de poupança e de organização, para que consiga viver mais e melhor.

Para saber mais dicas, não perca todas as novidades nas redes sociais: Instagram | Facebook 

Palavras-chave

Assine uma destas revistas e escolha um presente grátis. Estadas em hotéis, produtos de beleza e muitos outros. Aproveite. Assine aqui

Relacionados

Diz Quem Sabe

Onde investir dinheiro em 2021? Aqui ficam algumas sugestões

Um artigo de opinião de Carina Meireles, consultora financeira, sobre os passos que pode dar para fazer investimentos ao longo do novo ano.

Lifestyle

Educação financeira nas crianças. Saiba por onde começar

Os pais podem e devem incutir conceitos como o dinheiro, a poupança (e porque são tão importantes) nos filhos desde cedo.

Diz Quem Sabe

Dicas de poupança e investimento que não deve esquecer

Em tempos difíceis, é uma boa ideia colocar tudo em perspetiva, incluindo as finanças pessoais.

Mais no portal

Saúde

Pele, unhas e lábios podem dar sinais de infeção pelo SARS-CoV-2

O novo coronavírus é responsável pela doença COVID-19.

Comportamento

Pode ser isto que está a arruinar o seu relacionamento

Chama-se 'flooding' e é um estado que pode ser alterado através dos truques que lhe revelamos.

Moda

Estas tendências de inverno ficam perfeitas com skinny jeans

É muito provável que já tenha todas no guarda-roupa.

Comportamento

6 formas de sermos mais felizes

Segundo um autor, educador e perito clínico no tratamento de transtornos de intimidade em adultos e vícios relacionados.

Celebridades

Princesa Diana terá feito pergunta que não agradou a Isabel II

Saiba de que se tratou!

Saúde

Esta especiaria parece ajudar a controlar a diabetes

E é consumida por muitos de nós!

Lifestyle

5 dicas para "desligar" quando está em teletrabalho

Por vezes, trabalhar em casa torna difícil estabelecer limites. Saiba como dar a volta ao problema.

Moda

É super fácil recriar estas fórmulas de visuais primaveris

Sim, já estamos a pensar na chegada dos dias mais quentes.

Celebridades

Chegou ao fim o casamento de Jason Momoa e Lisa Bonet

Após 16 anos.

Beleza

É assim que devemos aplicar o creme no rosto

Dermatologista alerta para um erro que cometemos frequentemente.

Moda

Sofisticação e conforto: a Zara tem as calças perfeitas em saldos

Inspire-se com estas sugestões.

Comportamento

Como explicar aos mais novos o que é uma relação saudável

O psicólogo Richard Weissbourd afirma que devemos preparar as crianças para o amor, não só para o trabalho.