A pandemia veio afetar a vida de muitas famílias e empresas, acabando por fazer da preocupação com a poupança algo muito importante e a ser acompanhado.

A sustentabilidade pode e deve ter como aliada a poupança. Se consideramos por exemplo, que ainda existe muito desperdício alimentar, o que causa impacto na vida de todos, devemos olhar para este tema de forma muito direta. O desperdício alimentar continua presente em muitas famílias portuguesas e torna-se primordial saber como podemos melhorar este ponto e ajudar a nossa carteira, poupando dinheiro, e, ao mesmo tempo, ajudando o nosso planeta.

Para isso, aqui ficam algumas dicas:

  • Sempre que vai às compras não se esqueça da lista para ter uma organização, e não caia na tentação de comprar mais alguma coisa.
  • Opte por fazer compras online, onde pode comparar preços ou caso vá à loja física. Vá bem cedo, para fazer as compras com calma, de forma a não se desviar do orçamento com compras por impulso. A pressa é a inimiga da poupança.
  • Controle as quantidades e não compre em demasia, de modo a evitar desperdício. Faça uma vistoria ao que tem ‘em stock’; abra o frigorifico e despensa. Assim, poderá visualizar aquilo de que precisa verdadeiramente e, por conseguinte, não vai comprar coisas a mais e que têm a probabilidade de se estragar.
  • Aproveite, por exemplo, para utilizar a fruta em sumos ou saladas de fruta, evitando que fique madura demais e acabe por ter de ir para o lixo.

Outra forma de aliar a sustentabilidade à poupança é nos consumos lá de casa, com a água e luz por exemplo. Por isso, deve repensar os consumos domésticos e aproveitar a energia solar ao máximo, porque isto permite ganhar autonomia nos consumos e, ao mesmo tempo, poupar dinheiro. Pode sempre apostar nas energias renováveis, através de painéis solares, que vão acabar por ajudar a poupar dinheiro ao longo do tempo e a ter qualidade de vida.

Reduza o consumo da água, evitando ao máximo o desperdício de água em banhos, a lavar a loiça, etc. E, claro, tenha em atenção a utilização de eletrodomésticos de maior consumo nas horas mais económicas, para que a sua fatura seja mais reduzida.

A redução do consumo de papel também é fundamental, porque desta forma está a ajudar a diminuir a desflorestação. Hoje em dia existem alternativas online onde pode arquivar documentos, sem custo e de forma muito bem organizada, sem ter de imprimir papel. Sempre que possível, opte nas suas despesas programadas como, por exemplo, a da luz, água e gás, por receber a fatura eletrónica, porque é muito mais fácil e amigo do ambiente.

Como vê, podemos ter a poupança aliada à sustentabilidade em pequenos gestos, que fazem a diferença  na sua carteira no presente e no futuro, com poupanças significativas de tempo e dinheiro.

Faça deste ano um ano de mudança, de poupança e de organização, para que consiga viver mais e melhor.

Para saber mais dicas, não perca todas as novidades nas redes sociais: Instagram | Facebook 

Palavras-chave

Relacionados

Diz Quem Sabe

Onde investir dinheiro em 2021? Aqui ficam algumas sugestões

Um artigo de opinião de Carina Meireles, consultora financeira, sobre os passos que pode dar para fazer investimentos ao longo do novo ano.

Lifestyle

Educação financeira nas crianças. Saiba por onde começar

Os pais podem e devem incutir conceitos como o dinheiro, a poupança (e porque são tão importantes) nos filhos desde cedo.

Diz Quem Sabe

Dicas de poupança e investimento que não deve esquecer

Em tempos difíceis, é uma boa ideia colocar tudo em perspetiva, incluindo as finanças pessoais.

Mais no portal

Mulheres Inspiradoras

25 coisas que não sabia que foram inventadas por mulheres

Muitos dos produtos que usamos hoje em dia foram inventados por mulheres. Surpreenda-se com alguns deles.

Diz Quem Sabe

Como a cirurgia plástica veio alterar o empoderamento da mulher

Esta é uma especialidade médica com um grande foco na saúde mental e na reconstrução da autoestima das mulheres (e não só).

Celebridades

Harry e Meghan revelam se esperam um menino ou uma menina

O casal já é pai de Archie, que celebra o segundo aniversário em maio.

Beleza

Jennifer Aniston usa o mesmo creme de rosto acessível desde a adolescência

"Sou uma criatura de hábitos".

Saúde

'Engane o seu metabolismo' e ganhe mais saúde com estes truques

Quando consome as suas refeições é tão importante como aquilo que está nelas.

Mulheres Inspiradoras

Carmo Sousa Lara: "Às vezes, estamos muito agarradas ao reforço negativo"

A nossa primeira Conversa Inspiradora chega no dia 8 de março e é sobre o corpo. O corpo da mulher real. O corpo que ainda é poucas vezes capa de revista.

Imagem de Sucesso

Saiba como escolher os modelos de óculos de sol que mais valorizam o seu rosto

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso partilho algumas dicas para que escolher eyewear nunca mais seja uma dor de cabeça.

Moda

Os 8 tipos de cuecas que todas as mulheres devem ter

De modelos estilo biquíni as tangas clássicas, estas são as peças nas quais deve investir.

Comportamento

Mais de metade dos portugueses não se veem a viver sem carro

Seis em cada 10 portugueses consideram o automóvel insubstituível, mas em 2017 eram 8 em 10. A descida deve-se à crise pandémica.

Moda

Estas peças elegantes são ótimos investimentos para a primavera

Veja as sugestões que encontrámos nas lojas online da Zara, Mango e H&M.

Mulheres Inspiradoras

Guerra aos filtros: estas influencers mostram a beleza de peles reais

Depois do positivismo corporal, o movimento do "skin positivity" começa a ganhar cada vez mais força nas redes sociais.

Beleza

É suposto deixarmos passar algum tempo entre a aplicação dos produtos de skincare?

Trinta segundos? Sessenta segundos? Zero? Saiba o que dizem os especialistas.