@faustinemartin_

Não têm sido tempos fáceis. 2021, embateu-nos de frente, com trailer prévio sim, mas sem estarmos preparados para tanta ansiedade. A ansiedade coloca as nossas hormonas de stress em alerta, o que tem um absoluto impacto na nossa mente e por consequência na nossa pele. Como se não bastasse, as temperaturas caíram a níveis superiores aos normais e a nossa pele ganha mais um motivo para entrar em colapso. A pele do nosso rosto tornou-se mais sensível, mais reativa e os nossos lábios também deram sinal de alerta. Posto isto, a questão que se coloca é: perante um novo confinamento, o que podemos fazer em casa para ajudar a melhorar a nossa pele? Dou algumas dicas para aproveitar esta fase para se mimar e mudar rotinas: a sua pele e a sua mente vão brilhar e agradecer.

1- Ajuste a dieta

Compreendo que a ansiedade de um confinamento leve a erros alimentares. Mas o segredo para uma pele luminosa e saudável vem do interior: do que comemos e da nossa atitude mental. A desidratação é uma das principais causas de pele seca, até mesmo no inverno. Também a escolha das calorias corretas tem impacto, uma vez que grande parte da energia que gastamos nesta altura do ano é dirigida aos fenómenos de termogénese, isto é, a produção de calor corporal. Beber água várias vezes ao dia, se possível através de infusões tem um efeito triplo: hidrata, aquece reorientando as nossas energias para outras funções e tem um efeito calmante e antioxidante. Devemos ainda completar a nossa dieta com gorduras nobres como os óleos de peixe, as sementes e nozes. Os legumes de folha verde como os brócolos, couve e espinafre, trazem consigo cálcio, vitamina C, selénio, potássio e ferro. A suplementação nesta época do ano pode ajudar: a vitamina D3 (ativada), o zinco e o selénio são poderosos a estimular a nossa imunidade.

2- Aproveite para se disciplinar numa rotina de pele

As rotinas de pele não são fáceis de adquirir, mas quando começar a ver os resultados vai ficar motivado para continuar. É preciso investir em disciplina, tempo e algum dinheiro. O primeiro passo, e fundamental, passa pela limpeza. Toda a pouca gordura que temos na pele não deve ser removida, pelo que agentes adstringentes e detergentes estão proibidos. Por isso, sugiro uma barra ou tónico de lavagem específico para o rosto, sem sabão e sem químicos, adequado a cada tipo de pele. O segundo passo após a limpeza é o tratamento que se deve basear em séruns. À noite, este passo deve ser complementado antes por uma esfoliação. O terceiro passo é a hidratação e finalmente a fotoprotecção solar que não deve ser esquecida até mesmo no Inverno.

3- Adapte a rotina de pele ao Inverno

Após a limpeza, o tratamento com sérum pode ser realizado pela manhã. À noite deve ser precedido de uma esfoliação. O sérum deve adequar-se ao tipo de pele e às queixas. Existe toda uma gama de compostos e vitaminas, que muitas vezes estão conjuntas de forma inteligente em séruns. Por exemplo, para a pele seca com manchas seca sugiro a vitamina B3 B5 após a limpeza e para a pele mais oleosa e manchada, sugiro a vitamina C até 10%.

Um dos passos fundamentais que deve ser reforçado no inverno é a esfoliação antes da aplicação do sérum à noite. Este passo extra permite remover as células mortas, permitindo que os componentes dos cremes penetrem melhor e a pele fique mais luminosa. A esfoliação pode ser química (com vários tipos de ácidos que devem ser ajustados ao tipo de pele) ou física, a qual deve ser realizada uma a duas vezes por semana.

O terceiro passo, é a hidratação. Os tipos de cremes que usamos no inverno são diferentes dos do verão. A maior parte das peles são sensíveis e mudam de comportamento nesta altura do ano, pelo que esta é a época em que até as peles mais mistas a oleosas toleram cremes de bases mais oleosas sobretudo à noite. Esta adaptação de rotina não significa esquecer o protetor solar: as radiações mantêm-se, ainda que a sensação térmica da pele possa não ser igual a um dia de Verão. O último passo de manhã deve ser sempre a utilização de um bom protetor solar.

4- Não esqueça os lábios e as mãos

Duas das regiões anatómicas mais expostas ao frio direto e tantas vezes esquecidas são os lábios e as mãos. Os lábios devem ser sempre esfoliados, mecanicamente, pelo menos à noite. Como? Pode utilizar a sua própria escova de dentes húmida para os esfregar. De seguida pode aplicar vaselina antes de dormir. O mesmo se passa com as mãos, numa altura em que além do frio, a exposição ao álcool desinfetante ainda as fragiliza mais. Opte por utilizar um creme de mãos mais rico, à base de vitamina E ou cânhamo, e aplica nas mãos antes de dormir. No dia seguinte nem vai acreditar na diferença.

5- Pondere fazer um tratamento flash de clínica em casa

A realização de máscaras faciais semanais ou a utilização de tratamentos intensivos booster tem vindo a aumentar. Existem linhas que oferecem tratamentos intensivos com resultados em 30 dias possíveis de fazer sozinho em casa, sem necessidade de se descolar à clínica. No entanto, reitero a importância de realizar tais procedimentos com o apoio e recomendação de um especialista e não adquirir algo online sem qualquer aconselhamento, correndo riscos desnecessários para a sua pele.

6- Invista na prevenção do envelhecimento

Com o acesso globalizado aos cuidados da pele por Cirurgia Plástica em clínica pondere uma consulta de avaliação com a execução de um plano de pele e de um plano de tratamentos. Para uma pele de veludo, os faciais de limpeza ou tratamentos em clínica a cada duas meses ajudam bastante. A realização de toxina botulínica também previne rugas dinâmicas (pelo menos duas vezes por ano). A realização de bioestimuladores de colágeno vai prevenir e tratar a flacidez. Em idades mais jovens, podemos começar pelo ácido hialurónico. Independentemente das opções são os cuidados em casa na disciplina, atitude mental, dieta e rotinas de cosmocêuticos que garante a manutenção dos resultados. E isso pode começar a fazer já, mesmo em casa, e mesmo no Inverno.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA por apenas €2,60/mês. Aproveite esta oferta especial, tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo e arquivo digital, leia em qualquer lugar e cancele quando quiser. ASSINE AQUI

Mais no portal

Beleza

É provável que esteja a cometer estes 5 erros na rotina de beleza

Confira as dicas desta dermatologista.

Lifestyle

Agora, encontra bolos caseiros no Cais do Sodré

Conheça o The Cakery.

Beleza

Este truque simples tem muitos benefícios para a pele e o cabelo

Os especialistas dizem que vale muito a pena fazer esta substituição à noite.

Nas Bancas

Conheça melhor o delicioso mundo de Luísa Villar

Uma artigo para ler e saborear com todos os sentidos, sobre esta mulher inspiradora que decidiu mudar de vida aos 50 anos.

#VozActiva

Helena Isabel abre o coração sobre o significado da idade

O que é a idade e o que é que ela nos traz? Helena Isabel, a protagonista de capa da nossa edição de fevereiro (nas bancas) responde no #vozactiva deste mês.

Diz Quem Sabe

Síndrome do Impostor: quando somos o nosso pior inimigo

Saiba como contornar o problema.

Saúde

Porque é que a COVID-19 causa confusão mental?

Um estudo recente encontrou respostas.

Saúde

Este truque potenciam os inúmeros benefícios do alho

Confira como deve consumir este poderoso alimento.

Lifestyle

Instituto Macrobiótico fecha portas após 40 anos

As dificuldades financeiras trazidas pela pandemia foram motivo apontado.

Lifestyle

EasyJet tem viagens a partir de 14,99 euros

Aproveite!

Moda

As tendências de botas que vão vingar em 2022

De acordo com a Zara.

Saúde

5 truques para proteger as mãos do frio

Gestos que podemos ter para evitar danos nesta parte do corpo que, regra geral, está muito exposta e acaba por sofrer lesões quando as temperaturas estão mais baixas.