@katrinagwen

Telefamília. Uma palavra nova, com um significado facilmente interpretado por todos, que é cada vez mais parte integrante do vocabulário diário e da nossa realidade. Mas, afinal, no que consiste? Em síntese, uma família com horários e rotinas modificadas, por imposição do Governo, em prol de um bem maior.

Não podemos falar em telefamília sem relembrar a importância da relação entre pais e filhos que é criada na sua infância e terá um enorme impacto para toda a vida da sua prole, quer seja na carreira profissional, na autoestima, na forma como lida com várias situações ou nas relações amorosas, de trabalho ou de amizade. A responsabilidade e cuidados dos pais aumentam nesta fase mais tensa, de modo a não perder ou dificultar esta relação pai-filho.

Agora, na zona de pânico, o que fazer?

Em geral, todos saíram da sua zona de conforto e entraram no que chamamos zona de pânico. Quando esta transição não é por vontade própria, gera emoções negativas (ansiedade, medos, stress), o que faz com que o cérebro não filtre as informações como devia: fica sem clareza, o estado emocional altera-se e as ações podem não corresponder ao desejado.

Os pais têm novos desafios e, por conseguinte, novas rotinas. Além do teletrabalho, têm de ser capazes de gerir as rotinas dos filhos, as aulas (se estiverem em idade escolar), as brincadeiras e as refeições, entre outras atividades. Normalmente, vão-se ajustando diariamente, sem qualquer planeamento, e o dia é passado em ação-reação – que poderá não correr como esperado.

A comunicação é a base do ser humano. Permite-nos expressar/entender o que estamos a sentir e é a solução para esta nova fase. Os pais têm de conversar entre si com o propósito de estabelecer a rotina semanal, tendo em atenção os horários de cada um, para que consigam tornar as semanas mais disciplinadas. Tem de existir rotina num ambiente saudável, pois as crianças têm-na na escola (que, agora, foi transportada para o lar).

Avaliar o estado emocional e criar novas rotinas

Perceber, mediante tudo que está a acontecer, como todo o meio familiar se sente é muito importante. Se pudéssemos fazer algo que ajudasse a passar melhor o tempo em casa, o que seria? Através desta conversa é possível obter muitas respostas que vão facilitar a organização da rotina familiar. Podem e devem ser criativos – por exemplo, os filhos podem ficar responsáveis pela reciclagem, pela alimentação do animal de estimação ou pela preparação dos lanches. Contudo, é importante não esquecer a necessidade de fazer a energia fluir através da prática de exercício físico em casa (e em família), especialmente nos períodos com mais tempo livre. 

O amor é o ingrediente mágico para todos. Use e abuse deste sentimento tão forte nesta fase menos positiva. Agradeça. Todos estão bem de saúde, juntos e unidos. Veja este capítulo como uma oportunidade para fortalecer laços. Gerir este novo conceito de telefamília é um grande desafio mas, como um bom planeamento, todos somos capazes!

Palavras-chave

Relacionados

Diz Quem Sabe

Saiba como treinar o cérebro para alterar padrões viciosos e hábitos nocivos

"Está a tentar ir ao ginásio ou deixar de olhar para o telemóvel antes de se deitar? E se lhe disser que martirizar-se é quase tão debilitante quanto o hábito que está a tentar abandonar?" Um artigo de opinião assinado pela coach Lúcia Palma.

Diz Quem Sabe

5 estratégias para cuidar da saúde mental durante o novo confinamento

Um artigo de opinião assinado por Joana Freitas, Mental Coach, sobre a importância de cuidar da mente no regresso do dever geral de recolhimento domiciliário.

Diz Quem Sabe

Dicas úteis para um confinamento mais tranquilo com crianças em casa

Aqui ficam algumas sugestões da Dra. Carla Chambel, especialista em imunoalergologia, para tornar este tempo conturbado mais fácil para todos.

Mais no portal

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Celebridades

O momento exato em que o palácio anunciou a morte do duque de Edimburgo

Algumas pessoas já foram deixar flores nos portões de Buckingham para homenagear Philip, que morreu nesta quinta-feira, 9 de abril. Veja as primeiras imagens.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.

Lifestyle

O guia de cinco passos para começar a praticar o "self-care"

Este tipo de cuidados consigo mesma é capaz de gerar mais qualidade de vida e bem-estar.

Celebridades

Os motivos para a polícia ter ido nove vezes à mansão de Meghan e Harry na Califórnia

O afastamento da família real trouxe vários problemas de segurança para a vida dos duques de Sussex nos Estados Unidos.

Moda

Estas novidades de moda prometem fazer furor nos meses quentes

São mais de 20 artigos que aliam elegância, estilo e cor. A combinação ideal para receber a primavera.

Moda

Conheça esta coleção de roupa sustentável para a primavera/verão

Com direção criativa de Sara Carbonero.

Beleza

Beleza: as novidades que estão na ordem do dia

Os produtos que temos de experimentar