Há 200 anos, a Mulher não era respeitada nem ouvida. Iniciou-se há apenas um século a conquista do poder de cada Mulher. Uma Mulher do século XIX, ou até mesmo do início do século XX, jamais imaginaria que no milénio em que vivemos conquistaria a possibilidade de ganhar o seu próprio dinheiro, escolher a roupa que queria vestir, conduzir, estudar, ser uma Mulher empreendedora e vitoriosa nas suas conquistas de carreira.

Mais do que isso, atualmente, a Mulher está na posse de liberdade para a tomada de decisões: ter ou não ter filhos, casar ou não casar, viajar ou ficar. Já não existem regras ubiquitárias e padronizadas: cada Mulher pode exercer o seu direito de ser apenas uma pessoa com vontades, com direitos, com liberdade para sonhar, desafiar-se e alcançar as suas metas.

O meu sonho sempre foi ser Cirurgiã Plástica. Tive a sorte de ter nascido no século certo. Entre outras conquistas a que me propus, claramente não foram apenas o esforço, o método e o estudo que me trouxeram a onde me encontro hoje – foi também todo o desbravar de terreno, de desafiar preconceitos e de alcançar vitórias que todas as Mulheres “rebeldes” que vieram antes de mim alcançaram. Devemos-lhes uma grande ‘Obrigada’.

Ainda há muito para conquistar, nomeadamente no âmbito dos direitos no trabalho. Costumo dizer que se a Cirurgia Plástica fosse uma pessoa, ela era uma Mulher. Não só por ter o artigo nominativo feminino, mas também porque é a especialidade médica que mais evoluiu em paralelo com a emancipação da Mulher.

Graças à Cirurgia Plástica, na década de 70-80 do século XX, a Mulher conquistou “o direito” de reconstruir o seu corpo por uma amputação como aquela que sofreu por cancro de mama. Até lá, a Cirurgia Plástica na sua origem tinha servido essencialmente os homens, os combatentes das grandes guerras mundiais, feridos e amputados.

O surgimento de novas técnicas menos caras e invasivas no âmbito da Cirurgia Plástica permite que, hoje, mais do que nunca, a Cirurgia Plástica se apresente como um exercício do direito de liberdade da Mulher. Esta é uma especialidade médica com um grande foco na saúde mental e na reconstrução da autoestima das Mulheres (e não só), seja através de técnicas menos invasivas, quer através de técnicas mais cirúrgicas – o objetivo é alcançar um equilíbrio entre o bem-estar mental e a forma como cada uma de nós se vê ao espelho.

Actualmente, fruto do acesso à informação de qualidade e da liberdade financeira conquistada, são várias as Mulheres que me procuram para fazer correções de situações que sempre as incomodaram (já operadas ou não), para cuidarem da sua beleza natural e para aprenderem a envelhecer de forma cuidada, ajustada à sua

idade. A Cirurgia Plástica permite à mulher reconquistar de volta o seu corpo, quando depois de ter gerado e alimentado os filhos, de ter sofrido as variações hormonais inerentes ao seu género, de ter chorado sem conseguir conter, volta a precisar de se apaixonar por si novamente. Primeiro vimos sempre nós. Porque cada uma de nós tem dentro de si uma Mulher com um M do tamanho do mundo que tanto mere

Palavras-chave

Mais no portal

Moda

Fomos espreitar as propostas da Primark e estes são os nossos 10 acessórios preferidos

Os acessórios must-have para os dias de calor

Moda

Quem disse que não há lugar para fatos num armário de primavera?

Dos tons neutros aos mais vibrantes; das silhuetas justas às oversized, é impossível resistir a estes 10 conjuntos coordenados.

Beleza

Cabelos: três tendências inspiradas nas Deusas do Olimpo

Confira as sugestões Jean Louis David.

Lifestyle

Aos fins de semana, há 'brunch' na Doca de Santo

Com vista para o Tejo.

Moda

Uns ténis para quem não tem medo de brilhar debaixo dos holofotes

Os novos ténis da marca Puma em colaboração com Dua Lipa

Celebridades

Harry aterra no Reino Unido sem Meghan e reencontra-se com o irmão

A propósito do funeral do avô, Philip.

Moda

Estas cinco combinações de cores são a definição de luxo

Quer dar mais cor ao seu guarda-roupa? Então, inspire-se nestes visuais que encontram equilíbrio em apostas inesperadas.

Moda

Parfois: 10 artigos imperdíveis em promoção

Confira as sugestões que selecionámos.

Saúde

Um beijo, três consequências para a saúde oral

O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não foge aos festejos. Aqui ficam três consequências (boas e más) deste gesto de carinho na saúde oral.

Body Shaper

A receita caseira que combate três grandes preocupações estéticas das mulheres

No novo episódio da rubrica Body Shaper, partilho uma massagem que ajuda a eliminar a celulite, a má circulação e a retenção de líquidos.

Saúde

CDC declara racismo ameaça à saúde pública

A agência americana focou-se no impacto deste a nível físico e emocional.