@sabiinadesign

O design de interiores cresce, desenvolve-se, incorpora novos elementos, ideias e conceitos e, à sua maneira, vai acomodando os gostos e desagrados das pessoas.  Com a mudança de rotina causada pela pandemia do novo coronavírus, algumas tendências de design e decoração de interiores começam a tornar-se cada vez mais evidentes para a primavera/verão de 2021.

Se dúvidas haviam sobre como o conforto do lar pode ser tão importante para o nosso bem-estar, o ano passado veio eliminá-las por completo. Com o confinamento obrigatório em todo o País, a busca por conforto, pelo aconchego em casa, e a valorização da Natureza – e do que é natural – tornou-se algo essencial para todos.

Na nova temporada, são cinco as tendências que vão evidenciar-se:

Tintas de pigmentação natural

As tintas naturais são aquelas compostas, em termos gerais, a partir da mistura de pigmentos vegetais – aqueles extraídos de folhas, sementes e terra – que conferem cor à substância e aglutinantes responsáveis pela união das partículas,  garantindo aderência à superfície. Esteticamente, aludem à ideia das habitações primitivas ou indígenas e de tribos africanas, que utilizam os elementos vegetais como fonte da extração de tinta para pintura do artesanato e moradias.

Macramé

Essa técnica totalmente artesanal permite construir objetos decorativos que promovem um ar de aconchego ao ambiente. O traçar manual de fios, que se vão entrelaçando através dos nós, permite construir elementos sofisticados, complexos e originais, proporcionando textura aos espaços. Existem várias formas de usar o macramé na decoração. Quem deseja criar um ambiente aconchegante e com personalidade marcante pode substituir os tradicionais quadros por painéis construídos com esta arte.

Existem modelos com diversos tamanhos e formatos, feitos com nós variados, formando diferentes figuras. Além do tradicional cru, há peças com cores diversas. Algumas até mesmo promovendo misturas interessantes e, consequentemente, criam um ar mais descontraído.

WC monocromático

Considerado muitas vezes como o espaço com menor investimento, nos últimos anos ganhou mais destaque, muito graças à grande oferta de variedade de produtos e acabamentos na indústria, tornando-se um dos espaços com maior personalidade. Como tendência, o Monocromatismo, ou seja, a aplicação de uma única cor em todo o espaço é muito atual. Uma dica é utilizar azulejos com cores sólidas sobre as paredes e pintar ou revestir o forro e piso com um material na mesma tonalidade.

Cadeiras suspensas

Outra tendência bastante versátil são as cadeiras suspensas, que podem ser adaptadas a diversos estilos de decoração e criar uma opção de estar e receber diferente. Existem modelos para todos os gostos e estéticas, e podem ser criados vários ambientes, desde o contemporâneo e elegante ao mais artesanal e aconchegante, que remetem à área externa.

A arte dos chapéus na parede

Esta tendência DIY (“do it yourself”) é uma solução fácil para decorar uma parede vazia num hall de entrada, num quarto de hóspedes ou em qualquer espaço que requeira alguma inspiração criativa.

Reviver os chapéus de sol antigos que estão guardados e combinar estes elementos naturais, grandes, flexíveis e de palha permite transformar qualquer coleção de chapéus numa parede de arte!

Palavras-chave

Leia 6 meses GRÁTIS

Este verão assine a ACTIVA, CARAS, CARAS DECORAÇÃO, entre outras publicações do grupo Trust in News, por 1 ano e receba 6 meses de leitura grátis. Conheça todas as opções, incluindo as versões digitais. ASSINAR

Relacionados

Diz Quem Sabe

Pensar verde: 5 dicas para remodelar a sua casa de forma sustentável

A designer de interiores Cristiane Carvalho explica como conseguir ambientes tranquilos, harmoniosos, elegantes e amigos do ambiente.

Lifestyle

"Conforto" é a palavra de ordem para a decoração de interiores em 2021

Um artigo de opinião de Cristiane Carvalho, designer de interiores, com dicas para quem pretende remodelar a casa no novo ano.

Lifestyle

5 tendências de decoração que vão vingar em 2021

Antecipamos aquelas que serão as melhores opções de decoração de interiores para o próximo ano.

Mais no portal

Beleza

O bálsamo perfeito para realçar o bronzeado

Num jantar após uma ida à praia, por exemplo.

Comportamento

As cinco etapas da resolução de conflitos

A forma como entra numa conversa difícil ditará se o conflito será destrutivo ou criativo, diz uma psicóloga.

Fashion Tips

5 maneiras diferentes de usar lenços para valorizar visuais de verão

O novo episódio da rubrica Fashion Tips mostra a versatilidade deste acessório na estação mais quente do ano.

Pera Doce

Vista espantosa e menu vegetariano: estive no 'céu' e voltei

Num palácio oitocentista, transformado em boutique hotel, o restaurante SUBA junta à sua oferta de menus de degustação a opção vegetariana.

Moda

Goop e Puma aliam-se para criar coleção de edição limitada com peças para usar muitas vezes

Cores neutras, linhas minimais e materiais premium.

Moda

Dama de Copas lança coleção de biquínis para todos os tipos de corpo

Escolha o tamanho certo.

Lifestyle

H&M Home: 10 artigos para aproveitar nos saldos

Dê um novo ar à sua casa.

Lifestyle

Vem aí o SoundFlower Fest - um evento que junta música, sustentabilidade e liberdade

O SoundFlower vem devolver a música à margem do Tejo, na bonita paisagem de Valada, Cartaxo, nos dias 11 e 12 de Setembro de 2021

Celebridades

Jennifer Aniston sobre a vacina: "Perdi algumas pessoas do meu dia a dia que se recusaram"

A atriz revelou, recentemente, que se afastou de alguns amigos anti-vacinas.

Comportamento

Saiba como responder a cinco perguntas incómodas que as crianças fazem sobre sexo

Eis os conselhos de uma terapeuta sexual para que estes momentos não sejam embaraçosos.

Moda

Uma das malas preferidas de sempre é agora sustentável

Conheça as novidades.

Comportamento

1/5 das mulheres já foi assediada enquanto amamentava em público

Revelam dados de um recente inquérito.