@reneenoaharris

A saúde oral tem um extenso impacto no corpo humano, sendo determinante para o bem-estar de cada pessoa. Neste sentido, a atividade física não é exceção e é também fortemente impactada pela saúde dos dentes e da boca.

É importante compreender que a influência da saúde oral vai além da componente estética da boca ou dos dentes. A própria atividade física está dependente da saúde da nossa cavidade oral e não falamos apenas de atletas de alta competição: mesmo quando se vai ao ginásio ou se pratica um desporto escolar, devemos ter em atenção a condição dos nossos dentes, a proteção da nossa boca, e tantos outros fatores sobre os quais se calhar nunca pensámos.

Aqui ficam cinco motivos pelos quais se deve ter atenção à saúde oral quando se pratica desporto:

  1. A má oclusão está relacionada com vários problemas. Quando existe má oclusão dos dentes significa que estes não se encaixam corretamente. Desta forma, quando se exerce pressão sobre as arcadas dos dentes durante a prática desportiva, estas não são pressionadas da mesma forma e podem ocorrer fraturas nos dentes. Para além disto, a má oclusão também está relacionada com problemas posturais, má distribuição da força dos membros inferiores, problemas respiratórios, entre outros, que sem dúvida vão influenciar a atividade física.

  2. Infeções que começam na boca podem dar origem a outras infeções. Bactérias provenientes da boca podem entrar na corrente sanguínea, alastrar-se e alojar-se noutros órgãos como o coração e os pulmões, dando origem a problemas cardiovasculares e respiratórios. Além disso, estas bactérias também se podem alojar nas articulações, aumentando o risco de lesão e dificultando a recuperação de quem pratica desporto.

  3. Os protetores protegem mais que somente a boca. Os protetores bucais são não só importantes para precisamente proteger a boca aquando da prática desportiva, mas também para prevenir traumas na mandíbula e no crânio. A mandíbula encontra-se por debaixo da base do crânio e quando aplicada força excessiva, de baixo para cima, podem ser causados traumatismos não só ao nível da própria, como na parte do crânio onde esta se articula.  Para além disto, é importante que estes protetores bucais sejam feitos pelo médico dentista à medida de cada pessoa, de forma a cumprirem corretamente o seu propósito.

  4. Barras e bebidas energéticas são ricos em hidratos de carbono e açúcares. É comum que os praticantes de desporto consumam alimentos como barras ou bebidas energéticas. Estes alimentos são na sua maioria ricos em hidratos de carbono e açúcares, o que os torna grandes responsáveis pelo aparecimento de cáries e pela erosão dos dentes.

  5. Durante a prática desportiva a saliva altera-se. Durante a atividade física, dá-se uma diminuição do fluxo de saliva e a boca fica mais seca, o que acaba por tornar a saliva mais alcalina (menos ácida). Neste sentido, a composição química da saliva vai contribuir para o desenvolvimento de tártaro, devendo quem pratica desporto estar mais atento e ir a consultas de higiene oral e destartarização regularmente.

Palavras-chave

Mais no portal

Beauty Spot

As melhores técnicas e produtos para fazer sardas falsas

A rubrica Beauty Spot desta semana é dedicada a esta tendência divertida, que combina na perfeição com visuais mais naturais de maquilhagem.

É só uma sugestão

Falar de Livros: "D.A.D. - Desempregado, Artista, Dona de Casa" é um retrato humorista da vida de um pai

Um livro de Alexandre Esgaio publicado pela Suma de Letras.

Moda

Olivia Wilde elege sobretudo acessível para se proteger do frio em Londres

Não sabíamos que precisávamos de um sobretudo azul... até vermos um dos visuais mais recentes da atriz.

Comportamento

3 formas de manter a conta bancária emocional do seu relacionamento com saldo positivo

Este conceito está diretamente relacionado com a forma como os casais gerem discussões de conflito.

#ActivaEmCasa

Braços e pernas: cinco exercícios para maior definição muscular

Aqui fica mais um circuito de treino completamente gratuito, preparado e exemplificado por Susana Carromeu, coach do CrossFit Cais.

Beleza

Cabelo: Os produtos que temos de experimentar

Conhece as novidades mais recentes? Para fortalecer, dar brilhou ou obter o styling perfeito.

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.