A dificuldade em fazer sobrar dinheiro no fim do mês, ter dívidas para pagar e pensar em como reduzir as despesas mensais são alguns dos fatores que originam stress financeiro. Para que este campo se torne mais próspero, deve ter em atenção que a primeira coisa a fazer é ter o controlo das suas finanças, e não serem elas a tomar as rédeas.

A sua mentalidade deve estar em sintonia com o seu dia a dia, com o que gasta, como gasta, etc. Para isso, aqui ficam algumas dicas:

  1. Planear a vida financeira e acompanhar mensalmente essa evolução. Como podemos fazer isto? Simples! Devemos organizar as nossas finanças e receitas versus custos associados a tudo o que faz parte do nosso dia-a-dia.
  2. Tenha sempre um plano B, mas veja bem se conhece primeiro todos os pontos do seu plano A, como está a ser feito e calendarizado. Um plano B poderá passar sempre por estar precavida para situações inesperadas de gastos que possam surgir e acarretar preocupações. Isto poderá passar, por exemplo, pela subscrição de um seguro de proteção ao salário ou de uma poupança para uma eventualidade repentina, sempre com a análise custo benefício.
  3. Crie metas temporais. Se quer ter objetivos de vida deve colocá-los no papel e ir acompanhando essas anotações, de modo a despertar o seu interesse e motivação. Esta mentalidade é fundamental para a sua saúde financeira. Para que seja mais fácil, comece por definir um objetivo no tempo (a curto, médio ou longo prazo) que gostasse mesmo de realizar e analise bem o que tem que fazer para o poder concretizá-lo no prazo que definiu.
  4. Faça investimentos conscientes. Se pretende aplicar o seu dinheiro, saiba exatamente como o fazer. Como? Aconselhando-se com um especialista em mercados de investimento como, por exemplo, um funcionário do seu banco, para fazer os investimentos de forma tranquila e consciente.

  5. Melhorar a sua relação com as dívidas. As dívidas muitas das vezes associadas a créditos podem e devem ser negociadas e analisadas caso a caso. Se não tem fôlego financeiro para liquidar parcialmente ou totalmente uma dívida neste momento, vá fazendo no tempo. É importante criar esse hábito. Ele não só ajuda a reduzir a exposição ao risco, mas também é uma forma de ir abatendo a responsabilidade e, com isso, os juros ao banco.
  6. Evite despesas supérfluas. Onde gasta o seu dinheiro? Quanto gasta e porquê? Quanto sobra no fim do mês? São estas e outras perguntas que podem e devem ser respondidas, de forma a poder perceber para onde vai o seu dinheiro e como pode evitar gastos desnecessários. Está a pagar um ginásio e usufrui poucas vezes? Então, está na hora de repensar se não será uma despesa a cortar. Está a pagar uma comissão mensal pela gestão da sua conta bancária? Então, pode e deve olhar para o mercado e analisar soluções mais vantajosas, nomeadamente contas sem despesas.

Só depende de cada um conseguir ter as suas finanças organizadas. Esta organização aliada ao planeamento financeiro pode tornar a sua vida financeira mais consciente e plena, evitando preocupações que possam surgir a curto, médio ou longo prazo.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Relacionados

Activa Verde

Sustentabilidade e poupança: qual a relação?

Saiba como aliar as duas, de modo a que os próximos tempos sejam amigos do ambiente e da sua carteira.

Diz Quem Sabe

Onde investir dinheiro em 2021? Aqui ficam algumas sugestões

Um artigo de opinião de Carina Meireles, consultora financeira, sobre os passos que pode dar para fazer investimentos ao longo do novo ano.

Lifestyle

Educação financeira nas crianças. Saiba por onde começar

Os pais podem e devem incutir conceitos como o dinheiro, a poupança (e porque são tão importantes) nos filhos desde cedo.

Mais no portal

Mulheres Inspiradoras

Optometrista Vera Carneiro é consultora do Programa da Visão da OMS

A portuguesa está a contribuir para a implementação das recentes recomendações e iniciativas da Organização Mundial de Saúde e Nações Unidas, relativas aos cuidados para a saúde da visão.

Moda

8 truques de moda que aprimoram o estilo pessoal

Ganhe confiança no seu estilo com estes conselhos de styling (e não só)

Saúde

Sabe quais as funções do estrogénio e da progesterona?

Entenda como estas hormonas a podem afetar.

Saúde

5 artigos de fitness que precisa de ter em casa - e que não ocupam espaço

Quer poupar no ginásio? Confira esta seleção.

Beleza

Será esta a solução para as borbulhas?

E pontos negros.

Famílias Felizes

Famílias Felizes: vamos combater a 'ignorância' sobre o Natal?

Se dizemos tantas vezes que o Natal é para as crianças, não chegou a altura de pensarmos que esta época do ano também deve ser valorizada por nós? E recordar a essência, a sua história, é também uma forma de dar mais sentido a este tempo tão especial.

Moda

Os looks que vamos querer usar nos últimos 31 dias do ano

Inspire-se nestas sugestões.

Comportamento

9 regras para fazer um pedido de desculpa genuíno

De acordo com uma psicóloga.

Moda

15 ténis brancos aprovados para o outono

Queremos um de cada, por favor!

Saúde

Drew Barrymore começa todas as manhãs com esta bebida que divide opiniões

A atriz partilhou a sua rotina matinal, que conta com um hábito que não é consensual entre os especialistas em bem-estar.

Moda

3 acessórios de inverno que estão a tomar o street style de assalto

São os complementos ideais para qualquer visual quentinho.

Moda

Eis a deslumbrante e arrojada coleção de festa da Zara

Conheça as propostas da popular marca espanhola para recebermos a quadra festiva com muita alegria (e estilo).