A dificuldade em fazer sobrar dinheiro no fim do mês, ter dívidas para pagar e pensar em como reduzir as despesas mensais são alguns dos fatores que originam stress financeiro. Para que este campo se torne mais próspero, deve ter em atenção que a primeira coisa a fazer é ter o controlo das suas finanças, e não serem elas a tomar as rédeas.

A sua mentalidade deve estar em sintonia com o seu dia a dia, com o que gasta, como gasta, etc. Para isso, aqui ficam algumas dicas:

  1. Planear a vida financeira e acompanhar mensalmente essa evolução. Como podemos fazer isto? Simples! Devemos organizar as nossas finanças e receitas versus custos associados a tudo o que faz parte do nosso dia-a-dia.
  2. Tenha sempre um plano B, mas veja bem se conhece primeiro todos os pontos do seu plano A, como está a ser feito e calendarizado. Um plano B poderá passar sempre por estar precavida para situações inesperadas de gastos que possam surgir e acarretar preocupações. Isto poderá passar, por exemplo, pela subscrição de um seguro de proteção ao salário ou de uma poupança para uma eventualidade repentina, sempre com a análise custo benefício.
  3. Crie metas temporais. Se quer ter objetivos de vida deve colocá-los no papel e ir acompanhando essas anotações, de modo a despertar o seu interesse e motivação. Esta mentalidade é fundamental para a sua saúde financeira. Para que seja mais fácil, comece por definir um objetivo no tempo (a curto, médio ou longo prazo) que gostasse mesmo de realizar e analise bem o que tem que fazer para o poder concretizá-lo no prazo que definiu.
  4. Faça investimentos conscientes. Se pretende aplicar o seu dinheiro, saiba exatamente como o fazer. Como? Aconselhando-se com um especialista em mercados de investimento como, por exemplo, um funcionário do seu banco, para fazer os investimentos de forma tranquila e consciente.

  5. Melhorar a sua relação com as dívidas. As dívidas muitas das vezes associadas a créditos podem e devem ser negociadas e analisadas caso a caso. Se não tem fôlego financeiro para liquidar parcialmente ou totalmente uma dívida neste momento, vá fazendo no tempo. É importante criar esse hábito. Ele não só ajuda a reduzir a exposição ao risco, mas também é uma forma de ir abatendo a responsabilidade e, com isso, os juros ao banco.
  6. Evite despesas supérfluas. Onde gasta o seu dinheiro? Quanto gasta e porquê? Quanto sobra no fim do mês? São estas e outras perguntas que podem e devem ser respondidas, de forma a poder perceber para onde vai o seu dinheiro e como pode evitar gastos desnecessários. Está a pagar um ginásio e usufrui poucas vezes? Então, está na hora de repensar se não será uma despesa a cortar. Está a pagar uma comissão mensal pela gestão da sua conta bancária? Então, pode e deve olhar para o mercado e analisar soluções mais vantajosas, nomeadamente contas sem despesas.

Só depende de cada um conseguir ter as suas finanças organizadas. Esta organização aliada ao planeamento financeiro pode tornar a sua vida financeira mais consciente e plena, evitando preocupações que possam surgir a curto, médio ou longo prazo.

Palavras-chave

Leia 6 meses GRÁTIS

Este verão assine a ACTIVA, CARAS, CARAS DECORAÇÃO, entre outras publicações do grupo Trust in News, por 1 ano e receba 6 meses de leitura grátis. Conheça todas as opções, incluindo as versões digitais. ASSINAR

Relacionados

Diz Quem Sabe

Sustentabilidade e poupança: qual a relação?

Saiba como aliar as duas, de modo a que os próximos tempos sejam amigos do ambiente e da sua carteira.

Diz Quem Sabe

Onde investir dinheiro em 2021? Aqui ficam algumas sugestões

Um artigo de opinião de Carina Meireles, consultora financeira, sobre os passos que pode dar para fazer investimentos ao longo do novo ano.

Lifestyle

Educação financeira nas crianças. Saiba por onde começar

Os pais podem e devem incutir conceitos como o dinheiro, a poupança (e porque são tão importantes) nos filhos desde cedo.

Mais no portal

Moda

Esta tendência de swimwear improvável favorece peitos pequenos

Deixamos esta e outras sugestões para valorizar a área nas suas próximas idas à praia.

Saúde

4 bons motivos para começar a comer mais uvas

A sua saúde agradece.

Comportamento

Eis o que fazer quando se sente tentada a mentir

De acordo com uma psicóloga.

Imagem de Sucesso

Dicas para fazer as melhores compras em época de saldos

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Lifestyle

Estes casinos estão prestes a reabrir

Saiba quando os poderá visitar.

Mulheres Inspiradoras

Condessa D’Edla: a segunda mulher de D. Fernando II, que era artista e não agradava ao povo

A produção de capa da ACTIVA de agosto, protagonizada por Júlia Palha, foi fotografada num chalet conhecido como o "Chalet da Condessa”. Conheça a história desta mulher fascinante.

Diz Quem Sabe

Levantamento das restrições: um teste à eficácia da vacina para a COVID-19

Um artigo de opinião assinado pela Dra. Laura Brum, virologista dos Laboratórios SYNLAB.

Moda

Estes básicos da H&M prometem 'fazer bonito' em qualquer ocasião

Estas sugestões são bonitas, intemporais e surpreendentemente acessíveis.

Celebridades

Este foi o visual de gala preferido de Kate Winslet

A atriz caracterizou o vestido como "uma escultura bordada".

Saúde

O DIU pode causar queda de cabelo?

Saiba se tem alguma relação.

Comportamento

Psicóloga explica como perceber as diferenças entre amor e luxúria

A luxúria pode levar ao amor, mas eles não são a mesma coisa.

Celebridades

Anna Faris casou-se em segredo

A atriz e Michael Barrett namoram desde 2017.