Pinterest

Nos tempos que vivemos, a melhor forma de vender um imóvel está dependente de aspetos muito importantes. Neste artigo, na qualidade de especialista em mediação imobiliária, enumero sete deles:

Ter um plano de ação

Primeiramente, e depois da decisão importante de colocar um imóvel para venda, é importante decidir como o fazer. Vai ou não contratar um agente imobiliário? Se a resposta for não, quanto tempo vai despender para promover o imóvel? Tem os meios necessários para colocar o imóvel à venda? Estará sempre disponível para quando um potencial interessado lhe ligar? Por estes e muitas outros motivos, contratar um agente é o mais prudente, até por questões de segurança e qualificação correta dos potenciais interessados.

Não descurar a apresentação

É muito importante que o imóvel esteja pronto a ser mostrado no processo de venda, seja para um consultor imobiliário, seja para um cliente. Questões como o imóvel estar limpo, arrumado, com boa apresentação, existir pouco ruído ou resolver pequenos problemas relacionados com o uso diário do imóvel são cruciais.

Chegar ao preço certo

O preço é a questão mais delicada, mas também aquela que provavelmente vai definir o sucesso de venda. Por isso, um consultor imobiliário profissional será fundamental para o processo de definição de um valor correto. Porque, embora possa pesquisar na internet ou basear-se na famosa frase “O meu vizinho vendeu por X valor”, a verdade é que não é isso que vai definir o valor do imóvel. Um consultor imobiliário sério e profissional terá acesso a mais informação, irá seguir e aconselhar o verdadeiro valor de mercado.

Pintar a melhor imagem

As estatísticas dizem que a grande maioria dos compradores fazem as suas primeiras pesquisas na internet e, por isso, logo a seguir ao preço, vêm as fotos que estão a promover o imóvel. Acontece que hoje em dia, com tantos anúncios de venda, as fotografias profissionais distinguem-se das demais. Quando alguém pesquisa imóveis, a primeira coisa que chama a atenção é o valor pelo qual poderá comprar. Logo de seguida, são as fotos que mais o vão atrair.

Planear as visitas ao pormenor

Para uma venda eficaz, a visita é um capítulo fundamental. Neste momento, tudo o que não se quer é confusão, desorganização, atrasos e desculpas. Assim, uma visita deve ser programada, feita apenas e só com os intervenientes do processo e, no caso de ser feita através de um consultor imobiliário, é importante que os proprietários não estejam presentes. Desta forma, quem pretende comprar sentir-se-á o mais confortável possível.

Assegurar as melhores condições

Em Portugal, o recurso ao crédito à habitação é muito frequente e, por isso, ter um serviço integrado é muito importante. Isto porque se trata de um passo que ajuda potenciais compradores a obter várias simulações, de forma a encontrar a melhor opção bancária para avançar com a compra. Atualmente, as mediadoras têm departamentos ou pessoas especializadas na obtenção desses mesmos financiamentos.

Não deixar o imóvel “queimar” no mercado

Por incrível que possa parecer, há imóveis que ficam por vender devido a falhas em coisas simples. A acontecer, a minha experiência diz-me que se tornará mais difícil realizar a venda. Não facilite nestas questões e deixe esta responsabilidade tão importante para um profissional sério e competente.

Palavras-chave

Relacionados

Diz Quem Sabe

As casas passaram a ser refúgios e fortalezas particulares

Estes são os novos aspetos que potenciais compradores valorizam num imóvel.

Diz Quem Sabe

Em 2021, a casa passou a ser o bem mais importante

Como se encontra o mercado imobiliário no ano corrente? Quais são os impactos da pandemia? A responder a estas questões, temos o especialista em mediação imobiliária Hugo Silva.

Lifestyle

5 dicas para encontrar a habitação perfeita durante a pandemia

Saiba o que deve prioritizar na altura de comprar uma casa nova, especialmente nos tempos que correm.

Mais no portal

Moda

Precisamos de uns ténis iguais a estes, de Kate

São cheios de estilo e ficam bem com tudo.

Comportamento

Brinquedos sexuais: revelados os hábitos dos portugueses entre quatro paredes

A grande maioria dos inquiridos num estudo recente admitem que o uso de brinquedos teve um impacto positivo na satisfação com a vida sexual.

Beleza

Saiba como conseguir pestanas de boneca sem usar extensões

Estes três truques vão deixá-las longas e volumosas.

Saúde

Os motivos para os vinhos naturais não causarem ressacas tão severas

Saiba se esta é a opção que faz mais sentido para si.

Comportamento

6 padrões de pensamento que pioram a ansiedade (e como combatê-los)

Aqui ficam as recomendações de um especialista.

Moda

20 vestidos de verão abaixo dos 50 euros que seguem as últimas tendências

Não há como falhar com estes modelos no seu armário cápsula de verão.

Saúde

É normal perder o apetite durante a menstruação? A resposta de uma especialista

A explicação resume-se a três pontos.

Comportamento

5 sinais de que está num relacionamento com potencial para dar certo

De acordo com um psicólogo, estas são as características de casais com relações bem-sucedidas a longo prazo.

Body Shaper

Os tratamentos caseiros indispensáveis em qualquer 'operação biquíni'

O novo episódio da rubrica Body Shaper conta com três sugestões muito simples e eficazes.

Moda

É possível recriar o estilo de Katie Holmes por menos de 30 euros

A atriz usou um top em crochê que tem um preço bastante acessível e ainda está disponível na loja online da marca.

Beleza

"Pre-poo": os grandes benefícios deste tratamento para cabelos crespos

E para todos os tipos de caracóis, que estão sempre sedentos de hidratação.

#VozActiva

Isabela Valadeiro: "Se não salvarmos os oceanos, não há futuro"

A nossa protagonista de julho fala sobre a relação com o mar e da necessidade de preservarmosos oceanos no #VozActiva deste mês.