Pinterest

Nos tempos que vivemos, a melhor forma de vender um imóvel está dependente de aspetos muito importantes. Neste artigo, na qualidade de especialista em mediação imobiliária, enumero sete deles:

Ter um plano de ação

Primeiramente, e depois da decisão importante de colocar um imóvel para venda, é importante decidir como o fazer. Vai ou não contratar um agente imobiliário? Se a resposta for não, quanto tempo vai despender para promover o imóvel? Tem os meios necessários para colocar o imóvel à venda? Estará sempre disponível para quando um potencial interessado lhe ligar? Por estes e muitas outros motivos, contratar um agente é o mais prudente, até por questões de segurança e qualificação correta dos potenciais interessados.

Não descurar a apresentação

É muito importante que o imóvel esteja pronto a ser mostrado no processo de venda, seja para um consultor imobiliário, seja para um cliente. Questões como o imóvel estar limpo, arrumado, com boa apresentação, existir pouco ruído ou resolver pequenos problemas relacionados com o uso diário do imóvel são cruciais.

Chegar ao preço certo

O preço é a questão mais delicada, mas também aquela que provavelmente vai definir o sucesso de venda. Por isso, um consultor imobiliário profissional será fundamental para o processo de definição de um valor correto. Porque, embora possa pesquisar na internet ou basear-se na famosa frase “O meu vizinho vendeu por X valor”, a verdade é que não é isso que vai definir o valor do imóvel. Um consultor imobiliário sério e profissional terá acesso a mais informação, irá seguir e aconselhar o verdadeiro valor de mercado.

Pintar a melhor imagem

As estatísticas dizem que a grande maioria dos compradores fazem as suas primeiras pesquisas na internet e, por isso, logo a seguir ao preço, vêm as fotos que estão a promover o imóvel. Acontece que hoje em dia, com tantos anúncios de venda, as fotografias profissionais distinguem-se das demais. Quando alguém pesquisa imóveis, a primeira coisa que chama a atenção é o valor pelo qual poderá comprar. Logo de seguida, são as fotos que mais o vão atrair.

Planear as visitas ao pormenor

Para uma venda eficaz, a visita é um capítulo fundamental. Neste momento, tudo o que não se quer é confusão, desorganização, atrasos e desculpas. Assim, uma visita deve ser programada, feita apenas e só com os intervenientes do processo e, no caso de ser feita através de um consultor imobiliário, é importante que os proprietários não estejam presentes. Desta forma, quem pretende comprar sentir-se-á o mais confortável possível.

Assegurar as melhores condições

Em Portugal, o recurso ao crédito à habitação é muito frequente e, por isso, ter um serviço integrado é muito importante. Isto porque se trata de um passo que ajuda potenciais compradores a obter várias simulações, de forma a encontrar a melhor opção bancária para avançar com a compra. Atualmente, as mediadoras têm departamentos ou pessoas especializadas na obtenção desses mesmos financiamentos.

Não deixar o imóvel “queimar” no mercado

Por incrível que possa parecer, há imóveis que ficam por vender devido a falhas em coisas simples. A acontecer, a minha experiência diz-me que se tornará mais difícil realizar a venda. Não facilite nestas questões e deixe esta responsabilidade tão importante para um profissional sério e competente.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

ASSINE AGORA A REVISTA ACTIVA COM OFERTA ISDIN. DEIXE-SE INSPIRAR. Saiba tudo aqui. ASSINAR

Relacionados

Diz Quem Sabe

As casas passaram a ser refúgios e fortalezas particulares

Estes são os novos aspetos que potenciais compradores valorizam num imóvel.

Diz Quem Sabe

Em 2021, a casa passou a ser o bem mais importante

Como se encontra o mercado imobiliário no ano corrente? Quais são os impactos da pandemia? A responder a estas questões, temos o especialista em mediação imobiliária Hugo Silva.

Lifestyle

5 dicas para encontrar a habitação perfeita durante a pandemia

Saiba o que deve prioritizar na altura de comprar uma casa nova, especialmente nos tempos que correm.

Mais no portal

Beleza

Outubro Rosa: como cuidar da pele, cabelo e unhas de pacientes oncológicos

Num mês em que se assinala o Mês de Prevenção para o Cancro da Mama, a La Roche-Posay reforça a importância em adequar os cuidados pessoais durante e após os tratamentos oncológicos.

Mulheres Inspiradoras

O novo álbum de Adele é uma verdadeira lição de crescimento pessoal

'30' está prestes a ser lançado e a artista incluiu nele várias fases que enfrentou recentemente, associadas ao divórcio de Simon Konecki.

Lifestyle

Vila do Conde recebe novo Mercadona

Este é o 26º supermercado da cadeia em Portugal.

Celebridades

Kate deslumbra ao apostar numa das maiores tendências da temporada

Veja um dos visuais mais recentes da duquesa de Cambridge.

Saúde

7 cuidados a ter com a nossa higiene íntima

Fique com alguns conselhos que ajudam as mulheres a prevenir o desconforto na zona íntima.

Lifestyle

Já é possivel encomendar de vários restaurantes e só pagar uma taxa de entrega

Conciliar gostos diferentes tornou-se de repente muito mais fácil.

Diz Quem Sabe

Intolerâncias alimentares e novos estilos de vida

Um artigo de opinião assinado pela Dra. Andreia Monteiro, médica especialista em imuno-hemoterapia, medicina antienvelhecimento e estética.

Lifestyle

Sugestões assustadoras para celebrar o Halloween

Temos de celebrar à altura, certo?

Moda

Tipia: a coleção de acessórios com letras que lembram as antigas Iluminuras

De assinatura Inês Telles.

Moda

Cachecóis Maxi: a aposta da Parfois para o inverno

Conheça algumas sugestões da marca.

Saúde

Devemos lavar os dentes antes ou depois do pequeno-almoço?

Entenda qual a prática mais benéfica.

Saúde

4 vilões na alimentação que pioram os sintomas da TPM

Saiba o que evitar nessa altura do mês.