@myvisualcurrency

Esta é uma altura do ano – deste em particular – que merece uma atenção muito especial. O aumento da temperatura começa a fazer-se sentir e o verão aproxima-se a passos largos. É raro haver quem pare para pensar nos riscos que a radiação solar pode apresentar para a saúde, em particular para o couro cabeludo, quando o desejo de aproveitar o bom tempo, de viajar e de uma ida à praia se sobrepõem.

O risco da exposição exagerada e descuidada aos raios ultravioleta (UV) deve ser um tema a colocar em cima da mesa, sobretudo num período atípico como aquele que vivemos hoje. Estivemos muito tempo confinados e protegidos da radiação solar e, agora que o país desconfinou e já praticamente todas as atividades são permitidas, é muito importante que exista um cuidado redobrado com o sol, visto que a pele se desabituou ao contacto com essas radiações.

O couro cabeludo é uma das regiões do corpo que requer maior cuidado. Na maioria das mulheres, é uma zona que tradicionalmente não está tão exposta aos raios solares, pelo que não acumula melanina e é a mais branca e mais sensível. É uma área que as mulheres, e os homens, não estão habituados a proteger – uma zona esquecida por estar revestida de mais ou menos cabelo – e que, consequentemente, pode apresentar um risco de desenvolver cancro da pele.

A percentagem de risco de contrair esta doença, entre outros fatores, depende muito do tom de pele. As peles brancas têm uma maior tendência para desenvolver a patologia do que as peles morenas, uma vez que estas últimas têm já uma proteção natural contra o sol devido à própria pigmentação cutânea.

A grande maioria das pessoas passou um período longo da sua vida com o couro cabeludo coberto de cabelo, pelo que essa região foi naturalmente protegida. No entanto, o aparecimento de qualquer tipo de alopecia (perda de cabelo), quebra a proteção concedida por essa barreira natural e torna-se essencial fornecer uma barreira externa para bloquear os raios solares. A decisão mais prudente será o uso de bonés, chapéus ou lenços: os métodos mais eficazes.

É importante salientar também que, em zonas afetadas pela alopecia, o transplante capilar é o único método capaz de devolver cabelo às áreas danificadas. Um procedimento rápido e eficaz que, ao possibilitar a recuperação desta proteção natural, impede o contacto direto entre os raios solares e a pele evitando, de igual forma, o confronto com este tipo de cancro.

E se detetada a patologia? Existe tratamento? Existe sim. No entanto, o cuidado com o couro cabeludo e a deteção precoce do cancro da pele são, sem margem para dúvidas, o melhor remédio a adotar.

Palavras-chave

Relacionados

Saúde

Estas recomendações podem ajudar na prevenção do melanoma

Nesta terça-feira, 11 de maio, assinala-se o Dia Europeu do Melanoma. Este é considerado o tipo de cancro de pele mais grave.

Diz Quem Sabe

Melanoma: o que é e qual o papel da cirurgia plástica no processo de cura?

Um artigo de opinião assinado pela Dra. Sofia Santareno, cirurgiã plástica, para assinalar o Dia Europeu do Melanoma.

Beleza

Tenho de usar protetor solar, mesmo estando em casa? As respostas dos especialistas

Com o regresso do confinamento, muitas mulheres podem sentir-se tentadas a saltar este passo.

Mais no portal

Celebridades

Ben Affleck e Jennifer Lopez namoram em público

O casal já não esconde que reatou o namoro.

Lifestyle

Dê uma nova vida à casa de banho com estas 5 ideias

Dicas simples que podem fazer toda a diferença.

Beleza

Eis a tendência de manicure mais arrojada para este verão

Quem se atreve a experimentar?

Saúde

A nossa libido aumenta mesmo durante a ovulação?

Sempre ouvimos dizer que sim. Entenda se é verdade.

Saúde

Este alimento é capaz de reduzir o colesterol quase instantaneamente

Inclua-o na sua alimentação diária.

Saúde

Gravidez: casos leves de Covid-19 não prejudicam o bebé

As informações são reveladas por um recente estudo.

Beleza

Não vai acreditar nesta nova tendência de cores de cabelo

Uma opção para as mais aventureiras.

Moda

7 macacões perfeitos para o verão

De assinatura Zara.

Saúde

5 mitos acerca de pessoas ansiosas

Entenda algumas das características associadas à ansiedade e que não são verdade.

Moda

Verde pastel: estas fotos servem de inspiração para começar a vestir a cor do momento

A cor faz sucesso entre os Millennials e a Geração Z.