@friederikchen

Neste último ano tão atípico e antissocial a necessidade de abstração passou a ser tão fundamental como o ar que respiramos. Por isso, temos vindo a assistir a um aumento crescente de escapes que já se tornaram num hábito – mesmo no mau há sempre o lado positivo! Vimos crescer a prática do desporto ao ar livre, maior cuidado na alimentação e o despertar de hobbies altamente terapêuticos como o pintar, a bricolage e, claro e a jardinagem (entre tantos outros).

É do conhecimento geral que estarmos mais próximos da natureza provoca em nós um estado de espírito mais calmo e relaxado. E atenção que o facto de não ter um espaço exterior não é nem pode ser desculpa. Quem tinha um quintal começou a olhar para ele de outro prisma, aquele vaso abandonado na varanda ou na arrecadação passou a ter vida e o querer ter as ferramentas adequadas para cuidar do pequeno jardim uma necessidade.

Muitos foram aqueles que passaram também das simples plantas de decoração para terem a sua pequena horta em casa, com ervas aromáticas e pequenos hortícolas como os tomates cereja e fruta como os morangos, por exemplo. Os benefícios são mais que muitos. Isto porque os alimentos que cultivamos são mais ricos em nutrientes e têm menos contaminantes, e sabem sempre muito melhor do que aqueles que compramos no supermercado!

Então, como começar? Bom, primeiro temos de ser realistas, como em tudo na vida. Cultivar um jardim ou horta demora o seu tempo. As plantas requerem determinados cuidados, por isso olhe para o seu espaço de forma critica – não queremos que um momento de prazer, de puro relaxe, se torne num momento de stress.

Imaginando que vive num apartamento, como a maioria dos portugueses, em primeiro lugar, tem de escolher as plantas certas para si. Tem iluminação e ventilação naturais? Ou terá de escolher plantas que se adaptem melhor à sombra? É também crucial que a planta faça parte da sua rotina, ou seja, que não exija muitos cuidados. Caso contrário, e no regresso ao “antigo” normal, a(s) sua(s) planta(s) acaba(m) por morrer. Uma vez escolhidas as plantas certas para o seu espaço e identificado o tempo que tem disponível para lhes dedicar, procure por sementes ou mudas, terra, adubos e claro os equipamentos adequados.

Caso tenha pouco espaço, poderá fazer o seu jardim ou horta urbana crescer com um sistema vertical, o que permite criar pequenas ou grandes paredes de plantação num terraço ou varanda, graças a um design modular, incluindo irrigação totalmente automática. Borrifador, luvas e um kit com um sacho, uma enxada, uma tesoura e uma escova rígida são essenciais. Todas estas ferramentas, assim como outros utensílios adicionais, devem ser idealmente guardados numa espaçosa caixa de plástico, que tenha por exemplo uma tampa que sirva de pá. Há que primar pelo prático e, de preferência, com tudo à distância de um gesto, para que possa cuidar e embelezar os jardins de varanda ou das suas plantas de interior.

Acredito que jardinar é uma das palavras-chave do momento. Aproveite e crie o seu pequeno jardim ou a sua horta – aquele espaço que é só seu e que lhe permite desligar do que está a acontecer no mundo. Todos precisamos de relaxar e descontrair. Bons cultivos!

Palavras-chave

Assine a ACTIVA por apenas €2,60/mês. Aproveite esta oferta especial, tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo e arquivo digital, leia em qualquer lugar e cancele quando quiser. ASSINE AQUI

Relacionados

Nas Bancas

Como salvar as suas plantas

Na ACTIVA Verde, já em banca, os conselhos para escolher e cuidar das suas plantas.

Lifestyle

Quer combater o stresse? Estas são as plantas que deve ter no seu escritório

As plantas podem purificar o ar de ambientes fechados. Por esse motivo é fundamental escolher plantas mais resistentes.

Saúde

As flores frescas podem fazer maravilhas pelo bem-estar emocional

A redução do stress e da ansiedade são apenas alguns dos benefícios comprovados pela ciência.

Mais no portal

Beleza

É provável que esteja a cometer estes 5 erros na rotina de beleza

Confira as dicas desta dermatologista.

Lifestyle

Agora, encontra bolos caseiros no Cais do Sodré

Conheça o The Cakery.

Beleza

Este truque simples tem muitos benefícios para a pele e o cabelo

Os especialistas dizem que vale muito a pena fazer esta substituição à noite.

Nas Bancas

Conheça melhor o delicioso mundo de Luísa Villar

Uma artigo para ler e saborear com todos os sentidos, sobre esta mulher inspiradora que decidiu mudar de vida aos 50 anos.

#VozActiva

Helena Isabel abre o coração sobre o significado da idade

O que é a idade e o que é que ela nos traz? Helena Isabel, a protagonista de capa da nossa edição de fevereiro (nas bancas) responde no #vozactiva deste mês.

Diz Quem Sabe

Síndrome do Impostor: quando somos o nosso pior inimigo

Saiba como contornar o problema.

Saúde

Porque é que a COVID-19 causa confusão mental?

Um estudo recente encontrou respostas.

Saúde

Este truque potenciam os inúmeros benefícios do alho

Confira como deve consumir este poderoso alimento.

Lifestyle

Instituto Macrobiótico fecha portas após 40 anos

As dificuldades financeiras trazidas pela pandemia foram motivo apontado.

Lifestyle

EasyJet tem viagens a partir de 14,99 euros

Aproveite!

Moda

As tendências de botas que vão vingar em 2022

De acordo com a Zara.

É só uma sugestão

5 truques para proteger as mãos do frio

Gestos que podemos ter para evitar danos nesta parte do corpo que, regra geral, está muito exposta e acaba por sofrer lesões quando as temperaturas estão mais baixas.