@papayalovin

Mudar de emprego ou até de carreira, muitas vezes de forma drástica, carece de um elevado autoconhecimento e da resposta a questões objetivas. Questões essas que nos ajudam a descobrir quem somos, quais os nossos valores, onde estamos atualmente e onde queremos estar no futuro, desejando um plano de ação que nos leve até às nossas metas.

Estarmos alinhados profissionalmente entre os nossos desejos, ações, crenças e valores é fundamental para o sucesso pessoal e profissional. Se está infeliz no trabalho que tem, deve certificar-se de que está a mudar para melhor. Ou seja, faça uma avaliação dos seus valores, objetivos, características de personalidade. E, a partir daí, pode pensar em opções que correspondam. Os seus valores devem estar alinhados com os da entidade empregadora, de forma a sentir-se parte do projeto. Os testes comportamentais e outras assessments podem ajudá-la a definir melhor os seus pontos fortes e pontos a melhorar, para que possa começar a trabalhar em direção aos seus sonhos e concretizá-los em objetivos palpáveis e reais.

O primeiro passo é, por isso, analisar o seu perfil: quando quer mudar de carreira, é tão importante pensar tanto no que quer fazer como no que pode fazer. Quer isto dizer que não adianta desejar um cargo para o qual não tem o perfil certo. Procure saber exatamente que qualificações e características são necessárias para cada posição e ponha mãos à obra. Destaque as suas qualidades. Cada pessoa tem um conjunto de qualidades que a torna única. Para uma mudança de carreira bem-sucedida, tem de organizar os seus pontos fortes, e trabalhá-los a seu favor.

Outro passo fundamental é analisar esta correspondência entre o seu perfil e o trabalho que pretende alcançar. Se pensa que encontrou uma correspondência entre o seu perfil e um trabalho, está na altura de analisá-la ponto por ponto não apenas no que diz respeito às exigências do novo trabalho, mas também questões práticas como salário expectável, ascensão na carreira, etc. Tudo deve estar em sintonia.

Para uma mudança de trabalho bem-sucedida é ainda importante listar as empresas que existem no mercado, mais especificamente no setor de atuação no qual pretende trabalhar. De acordo com a carreira desejada, faça uma lista de empresas onde poderia trabalhar. Perca algum tempo nesta fase. Leia informações sobre as empresas nos respetivos sites oficiais e recorra a motores de pesquisa para adquirir conhecimentos adicionais sobre a situação financeira das firmas, eventos corporativos e eventuais vagas em aberto.

Seguidamente, é primordial apostar no networking e estabelecer contactos estratégicos, que a possam auxiliar a alcançar a sua meta e a obter mais informação.

Antes de dar o primeiro passo definitivo para a mudança, perceba se este é o momento favorável para a mesma. Certifique-se da situação atual da empresa onde está e da empresa para onde pensa mudar. Em termos pessoais,  é também fundamental ter em consideração a sua situação pessoal: é importante garantir que, no caso de haver uma mudança, a família e a sua vida pessoal não serão afetadas de forma negativa.

Deixo algumas questões que devem ser tidas em conta antes de efetuar qualquer mudança, enquanto elementos para reflexão interna, cujas respostas devem guiar a concretização das suas metas e o plano de ação para alcança-las:

  • Que requisitos não são negociáveis para mim?
  • Quais são as minhas habilidades?
  • Como quero que seja o meu futuro?
  • Que habilidades e experiência desejo adquirir?
  • Qual o meu nível de autonomia?
  • Qual o meu nível de compromisso?
  • Que benefícios são mais importantes?
  • Que salário é confortável para mim?
  • Como é que um novo trabalho afetará a minha família?
  • Que modelo de empresa mais me atrai?
  • Em que tipo de ambiente gosto de trabalhar?
  • Que trabalho corresponde ao meu plano de carreira?
  • Que tática devo usar durante o processo de procura ativa?
  • Quem me pode ajudar encontrar um emprego?

Por fim, tenha em conta que um sonho ou desejo sem metas, sem ação, são apenas palavras e ideias soltas, sem consequências e sem efeitos práticos. É necessário colocarmo-nos em ação em tudo e agirmos em conformidade com os nossos valores e princípios, de forma a sermos realizados em todas as áreas da nossa vida.

Palavras-chave

Relacionados

Diz Quem Sabe

O poder interior de pedir desejos

"Se o ser humano deseja naturalmente, como podemos transformar os nossos desejos em ações?".

Diz Quem Sabe

A psicologia das metas inatingíveis

Neste artigo de opinião, a coach Lúcia Palma explica como nos sabotamos (em vários sentidos) ao estabelecermos objetivos inalcançáveis.

Diz Quem Sabe

Saiba como treinar o cérebro para alterar padrões viciosos e hábitos nocivos

"Está a tentar ir ao ginásio ou deixar de olhar para o telemóvel antes de se deitar? E se lhe disser que martirizar-se é quase tão debilitante quanto o hábito que está a tentar abandonar?" Um artigo de opinião assinado pela coach Lúcia Palma.

Mais no portal

Moda

Precisamos de uns ténis iguais a estes, de Kate

São cheios de estilo e ficam bem com tudo.

Comportamento

Brinquedos sexuais: revelados os hábitos dos portugueses entre quatro paredes

A grande maioria dos inquiridos num estudo recente admitem que o uso de brinquedos teve um impacto positivo na satisfação com a vida sexual.

Beleza

Saiba como conseguir pestanas de boneca sem usar extensões

Estes três truques vão deixá-las longas e volumosas.

Saúde

Os motivos para os vinhos naturais não causarem ressacas tão severas

Saiba se esta é a opção que faz mais sentido para si.

Comportamento

6 padrões de pensamento que pioram a ansiedade (e como combatê-los)

Aqui ficam as recomendações de um especialista.

Moda

20 vestidos de verão abaixo dos 50 euros que seguem as últimas tendências

Não há como falhar com estes modelos no seu armário cápsula de verão.

Saúde

É normal perder o apetite durante a menstruação? A resposta de uma especialista

A explicação resume-se a três pontos.

Comportamento

5 sinais de que está num relacionamento com potencial para dar certo

De acordo com um psicólogo, estas são as características de casais com relações bem-sucedidas a longo prazo.

Body Shaper

Os tratamentos caseiros indispensáveis em qualquer 'operação biquíni'

O novo episódio da rubrica Body Shaper conta com três sugestões muito simples e eficazes.

Moda

É possível recriar o estilo de Katie Holmes por menos de 30 euros

A atriz usou um top em crochê que tem um preço bastante acessível e ainda está disponível na loja online da marca.

Beleza

"Pre-poo": os grandes benefícios deste tratamento para cabelos crespos

E para todos os tipos de caracóis, que estão sempre sedentos de hidratação.

#VozActiva

Isabela Valadeiro: "Se não salvarmos os oceanos, não há futuro"

A nossa protagonista de julho fala sobre a relação com o mar e da necessidade de preservarmosos oceanos no #VozActiva deste mês.