@thelumiares

A criação de um espaço para o canal Horeca – que abrange estabelecimentos como hotéis, restaurantes e cafés – exige que se tenha em conta, para além dos serviços oferecidos, uma forte imagem de marca.

Após a definição do tipo de cliente-target que se pretende atingir, o layout do espaço é crucial. Um espaço bem desenhado deve ser funcional e estético, pois um desequilíbrio entre esses dois fatores pode ditar o fracasso de qualquer empreendimento.

Em geral, que características são imprescindíveis na criação de um canal Horeca?

Prime por um espaço minimalista e distinto

O minimalismo é uma das grandes tendências desta década. Mas lembre-se: é necessário que ele se conecte com o público. Pense no tema e no conforto dos móveis e, em seguida, divida o seu espaço em sessões. No que diz respeito aos móveis, planeie com antecedência. Quer adicionar sofás, cadeiras ou bancos? Se sim, em que áreas? Como será projetada a divisão?  Certifique-se que inclui uma saída de emergência e vias de indicação bem iluminadas. Os designs modernos e minimalistas tornam o espaço menos limitado e mais acolhedor.

Preencha o espaço com plantas

Não se esqueça da importância e do impacto que as plantas têm num espaço Horeca. Definir pontos ‘verdes’ é essencial. Naturais ou Artificiais? Alguns empreendimentos preferem usar plantas artificiais – que faz sentido caso queira pouca manutenção. Plantas naturais exigem mais manutenção.

Uma dica para ambientes internos é identificar a coloração das folhas: quanto mais verde, mais a planta gosta de sombra ou iluminação difusa — ou seja, claridade, mas não luz do sol direta. As plantas acalmam, melhoram a qualidade do ar e deixam os ambientes mais frescos. Além de serem grandes aliadas na aproximação das pessoas à Natureza.

Abra espaço para murais ou papel de parede

Não é preciso preencher todos os espaços com murais ou papéis de parede. Contudo, em hotéis, restaurantes e cafés funciona muito bem escolher uma parede para exibir obras de arte. Especialmente, se for a entrada ou a área principal – verifique se as paredes são espaçosas o suficiente para a sua exibição.

Caso não queira adicionar arte, introduza algum outro elemento como, por exemplo, estruturas de janelas nas paredes e artesanato. Mas não se esqueça que precisam de estar alinhados com a altura média do nosso público e todos os elementos repetidos precisam estar à mesma distância.

Equilibre a função e o ambiente da iluminação

Desde a área de estar à área de passagem ou de descanso, cada espaço Horeca possui áreas designadas onde os clientes cumprem diferentes funções. Todas devem ter uma iluminação adequada.

Antes de entender a iluminação adequada, o ideal é compreender a finalidade principal do ambiente. Embora o método tradicional seja instalar as luzes no centro do teto, existem outras maneiras de posicioná-las – cada ambiente requer um tipo específico de iluminação. Lustres e outros acessórios de iluminação são adicionados para criar um ambiente específico e a sua localização precisa de ser planeada. Esteja atento à altura e ao peso desses acessórios.

A iluminação eficiente é uma iluminação que harmoniza com a decoração e, ao mesmo tempo, não deixa de atender as necessidades básicas. Pode ser utilizada para criar cenários, destacar elementos, dividir o ambiente, definir áreas de circulação e realçar detalhes como revestimentos de parede, quadros ou obras de arte.

Palavras-chave

Leia 6 meses GRÁTIS

Este verão assine a ACTIVA, CARAS DECORAÇÃO, VISÃO JÚNIOR, VISÃO, entre outras publicações do grupo Trust in News, por 1 ano e receba 6 meses de leitura grátis. Conheça todas as opções, incluindo as versões digitais. ASSINAR

Relacionados

Lifestyle

"Conforto" é a palavra de ordem para a decoração de interiores em 2021

Um artigo de opinião de Cristiane Carvalho, designer de interiores, com dicas para quem pretende remodelar a casa no novo ano.

Lifestyle

5 tendências de decoração que vão vingar em 2021

Antecipamos aquelas que serão as melhores opções de decoração de interiores para o próximo ano.

Diz Quem Sabe

Design de interiores: as grandes tendências para a nova temporada

São cinco e refletem a simplicidade e conforto que valorizamos cada vez mais, em grande parte, por causa da pandemia.

Mais no portal

Moda

Ideias de looks casuais que exigem pouco esforço

Inspire-se nestas sugestões!

Beleza

Cabelos espetados nunca mais! Este acessório veio acabar com o problema da eletricidade estática no nosso cabelo

Há um novo acessório para secador de cabelo que elimina o encrespamento

Saúde

O motivo para o corpo humano libertar vapor após treinos em climas húmidos

Sim, é possível, e a explicação é muito simples.

Mulheres Inspiradoras

“Somos brasileiras antes de sermos mulheres imigrantes”

Prostitutas que roubam maridos e falam “brasileiro”. Os estereótipos construídos ao redor da mulher brasileira são usados para justificar violência, negativas de direitos fundamentais e esvaziar as suas identidades. E estamos em 2021.

Beleza

Descobrimos o segredo por detrás da pele perfeita de Rita Ora na Met Gala

Veja os bastidores da preparação da cantora para um dos eventos mais badalados do ano.

Celebridades

Meghan é uma mulher alfa. Especialista em decifrar pessoas analisa novas fotos dos Sussex

Harry e Meghan são capa de uma edição especial da revista "Time", que destaca as pessoas mais influentes no mundo em 2021.

Comportamento

Alienação parental: saiba o que é e como identificá-la

De acordo com uma psicoterapeuta.

Celebridades

O significado secreto do anel que Meghan usa no dedo mindinho

Este foi um dos acessórios que a duquesa de Sussex elegeu para aparecer na capa de uma edição especial da revista "TIME".

Celebridades

Keke Palmer expõe o que se come na Met Gala: "É por isto que não vos mostram a comida"

Os fãs ficaram chocados com o catering do evento, onde cada bilhete custa 35 mil dólares e uma mesa pode chegar aos 300 mil.

Celebridades

Kendall Jenner revela como soube que a irmã Kylie está grávida

A empresária e o namorado, o rapper Travis Scott, preparam-se para serem pais pela segunda vez.

Moda

Evite descartar estes sapatos na transição entre estações

Caso contrário, poderá arrepender-se. Entenda porquê.

Mulheres Inspiradoras

Não perca, dia 21 de setembro, a próxima Conversa Corpo&Alma com Fátima Lopes

Na quinta conversa Activa Corpo & Alma, Fátima Lopes traz a sua experiência pessoal e fala sobre Equilíbrio, e Reorganizar a vida em tempo de recomeço.