@thelumiares

A criação de um espaço para o canal Horeca – que abrange estabelecimentos como hotéis, restaurantes e cafés – exige que se tenha em conta, para além dos serviços oferecidos, uma forte imagem de marca.

Após a definição do tipo de cliente-target que se pretende atingir, o layout do espaço é crucial. Um espaço bem desenhado deve ser funcional e estético, pois um desequilíbrio entre esses dois fatores pode ditar o fracasso de qualquer empreendimento.

Em geral, que características são imprescindíveis na criação de um canal Horeca?

Prime por um espaço minimalista e distinto

O minimalismo é uma das grandes tendências desta década. Mas lembre-se: é necessário que ele se conecte com o público. Pense no tema e no conforto dos móveis e, em seguida, divida o seu espaço em sessões. No que diz respeito aos móveis, planeie com antecedência. Quer adicionar sofás, cadeiras ou bancos? Se sim, em que áreas? Como será projetada a divisão?  Certifique-se que inclui uma saída de emergência e vias de indicação bem iluminadas. Os designs modernos e minimalistas tornam o espaço menos limitado e mais acolhedor.

Preencha o espaço com plantas

Não se esqueça da importância e do impacto que as plantas têm num espaço Horeca. Definir pontos ‘verdes’ é essencial. Naturais ou Artificiais? Alguns empreendimentos preferem usar plantas artificiais – que faz sentido caso queira pouca manutenção. Plantas naturais exigem mais manutenção.

Uma dica para ambientes internos é identificar a coloração das folhas: quanto mais verde, mais a planta gosta de sombra ou iluminação difusa — ou seja, claridade, mas não luz do sol direta. As plantas acalmam, melhoram a qualidade do ar e deixam os ambientes mais frescos. Além de serem grandes aliadas na aproximação das pessoas à Natureza.

Abra espaço para murais ou papel de parede

Não é preciso preencher todos os espaços com murais ou papéis de parede. Contudo, em hotéis, restaurantes e cafés funciona muito bem escolher uma parede para exibir obras de arte. Especialmente, se for a entrada ou a área principal – verifique se as paredes são espaçosas o suficiente para a sua exibição.

Caso não queira adicionar arte, introduza algum outro elemento como, por exemplo, estruturas de janelas nas paredes e artesanato. Mas não se esqueça que precisam de estar alinhados com a altura média do nosso público e todos os elementos repetidos precisam estar à mesma distância.

Equilibre a função e o ambiente da iluminação

Desde a área de estar à área de passagem ou de descanso, cada espaço Horeca possui áreas designadas onde os clientes cumprem diferentes funções. Todas devem ter uma iluminação adequada.

Antes de entender a iluminação adequada, o ideal é compreender a finalidade principal do ambiente. Embora o método tradicional seja instalar as luzes no centro do teto, existem outras maneiras de posicioná-las – cada ambiente requer um tipo específico de iluminação. Lustres e outros acessórios de iluminação são adicionados para criar um ambiente específico e a sua localização precisa de ser planeada. Esteja atento à altura e ao peso desses acessórios.

A iluminação eficiente é uma iluminação que harmoniza com a decoração e, ao mesmo tempo, não deixa de atender as necessidades básicas. Pode ser utilizada para criar cenários, destacar elementos, dividir o ambiente, definir áreas de circulação e realçar detalhes como revestimentos de parede, quadros ou obras de arte.

Palavras-chave

Assine uma destas revistas e escolha um presente grátis. Estadas em hotéis, produtos de beleza e muitos outros. Aproveite. Assine aqui

Relacionados

Lifestyle

"Conforto" é a palavra de ordem para a decoração de interiores em 2021

Um artigo de opinião de Cristiane Carvalho, designer de interiores, com dicas para quem pretende remodelar a casa no novo ano.

Lifestyle

5 tendências de decoração que vão vingar em 2021

Antecipamos aquelas que serão as melhores opções de decoração de interiores para o próximo ano.

Diz Quem Sabe

Design de interiores: as grandes tendências para a nova temporada

São cinco e refletem a simplicidade e conforto que valorizamos cada vez mais, em grande parte, por causa da pandemia.

Mais no portal

Moda

Estas tendências de inverno ficam perfeitas com skinny jeans

É muito provável que já tenha todas no guarda-roupa.

Comportamento

6 formas de sermos mais felizes

Segundo um autor, educador e perito clínico no tratamento de transtornos de intimidade em adultos e vícios relacionados.

Celebridades

Princesa Diana terá feito pergunta que não agradou a Isabel II

Saiba de que se tratou!

Saúde

Esta especiaria parece ajudar a controlar a diabetes

E é consumida por muitos de nós!

Lifestyle

5 dicas para "desligar" quando está em teletrabalho

Por vezes, trabalhar em casa torna difícil estabelecer limites. Saiba como dar a volta ao problema.

Moda

É super fácil recriar estas fórmulas de visuais primaveris

Sim, já estamos a pensar na chegada dos dias mais quentes.

Celebridades

Chegou ao fim o casamento de Jason Momoa e Lisa Bonet

Após 16 anos.

Beleza

É assim que devemos aplicar o creme no rosto

Dermatologista alerta para um erro que cometemos frequentemente.

Moda

Sofisticação e conforto: a Zara tem as calças perfeitas em saldos

Inspire-se com estas sugestões.

Comportamento

Como explicar aos mais novos o que é uma relação saudável

O psicólogo Richard Weissbourd afirma que devemos preparar as crianças para o amor, não só para o trabalho.

Beleza

10 ideias de styling para rabos-de-cavalo altos

Seja desgrenhado e solto ou apertado e elegante, este é o penteado perfeito para experimentar em qualquer ocasião.

Comportamento

8 sinais de que existe negligência emocional num relacionamento

De acordo com uma psicóloga.