De acordo com “A nova Roda dos Alimentos”, que transmite orientações para uma alimentação saudável – completa, equilibrada e variada –, é recomendado a ingestão de 2 a 3 porções de lacticínios, incluindo leite, iogurte e queijo, devendo estes constituir 18% da alimentação diária. Estes alimentos podem ser incluídos no pequeno-almoço e lanches/merendas e combinados com outros grupos alimentares, como cereais ou fruta.

Em relação à composição nutricional, é importante referir que o leite fornece vários nutrientes, incluindo vitaminas e minerais, sendo uma importante fonte de cálcio, fósforo e potássio assim como vitaminas do complexo B. Quando consideramos o teor de cálcio, o valor energético (kcal) por porção e o custo relativo do alimento, o leite de vaca parece ser o alimento com melhor resposta.

A ingestão de leite e produtos lácteos também contribui para o aporte de proteína de elevado valor biológico e ainda ácidos gordos essenciais. Esta qualidade da proteína láctea é importante para a síntese de proteínas musculares, ajudando à manutenção da massa muscular metabolicamente ativa durante a perda de peso. A proteína é particularmente relevante durante a perda de peso e a sua subsequente manutenção, pois possuiu um elevado efeito saciante, ajudando a prevenir uma maior ingestão de energia (consequentemente reduz a acumulação de gordura corporal).

Estudos nesta área mostram um efeito benéfico para uma elevada ingestão de lacticínios na redução do peso corporal, gordura corporal, e perímetro da cintura, e aumento de massa magra quando os indivíduos se encontram em restrição calórica. Também parece haver evidência de que os produtos láteos possam estar associados a uma composição corporal mais saudável, ou seja, o consumo de produtos lácteos não promove o ganho de peso, podendo reduzir a gordura corporal e o aumento da massa muscular.

O leite e os seus derivados são caracterizados por uma variedade complexa de nutrientes e métodos de processamento que podem influenciar as vias metabólicas do nosso organismo. Para além dos ácidos gordos e cálcio, também compostos ativos e probióticos – microrganismos vivos que proporcionam benefícios para a saúde – parecem ser importantes. Neste contexto, o consumo de alimentos e bebidas fermentados com propriedades probióticas, como o kefir, tem ganho uma crescente utilização.

Numa revisão recente foi colocada a hipótese de o kefir poder ter impacto na regulação da homeostasia do organismo, com efeito direto no eixo intestino-cérebro, sendo uma possível estratégia para a prevenção de algumas doenças como a obesidade. Contudo, resultados de um ensaio clínico realizado em mulheres com excesso de peso ou obesidade em pré-menopausa sugerem que uma dieta sem restrição calórica e rica em kefir levava a uma perda de peso semelhante a dieta sem restrição calórica e rica em leite magro. Contudo são necessários mais estudos nesta área.

Em suma, e no dia em que se celebra o dia mundial do leite, é importante realçar que a inclusão de leite e produtos lácteos na dieta, como parte de uma alimentação saudável, parece trazer benefícios para a saúde em geral, contribuindo para o aporte de nutrientes importantes.

Palavras-chave

Leia 6 meses GRÁTIS

Este verão assine a ACTIVA, CARAS DECORAÇÃO, VISÃO JÚNIOR, VISÃO, entre outras publicações do grupo Trust in News, por 1 ano e receba 6 meses de leitura grátis. Conheça todas as opções, incluindo as versões digitais. ASSINAR

Mais no portal

Saúde

O motivo para o corpo humano libertar vapor após treinos em climas húmidos

Sim, é possível, e a explicação é muito simples.

Mulheres Inspiradoras

“Somos brasileiras antes de sermos mulheres imigrantes”

Prostitutas que roubam maridos e falam “brasileiro”. Os estereótipos construídos ao redor da mulher brasileira são usados para justificar violência, negativas de direitos fundamentais e esvaziar as suas identidades. E estamos em 2021.

Beleza

Descobrimos o segredo por detrás da pele perfeita de Rita Ora na Met Gala

Veja os bastidores da preparação da cantora para um dos eventos mais badalados do ano.

Celebridades

Meghan é uma mulher alfa. Especialista em decifrar pessoas analisa novas fotos dos Sussex

Harry e Meghan são capa de uma edição especial da revista "Time", que destaca as pessoas mais influentes no mundo em 2021.

Comportamento

Alienação parental: saiba o que é e como identificá-la

De acordo com uma psicoterapeuta.

Celebridades

O significado secreto do anel que Meghan usa no dedo mindinho

Este foi um dos acessórios que a duquesa de Sussex elegeu para aparecer na capa de uma edição especial da revista "TIME".

Celebridades

Keke Palmer expõe o que se come na Met Gala: "É por isto que não vos mostram a comida"

Os fãs ficaram chocados com o catering do evento, onde cada bilhete custa 35 mil dólares e uma mesa pode chegar aos 300 mil.

Celebridades

Kendall Jenner revela como soube que a irmã Kylie está grávida

A empresária e o namorado, o rapper Travis Scott, preparam-se para serem pais pela segunda vez.

Moda

Evite descartar estes sapatos na transição entre estações

Caso contrário, poderá arrepender-se. Entenda porquê.

Mulheres Inspiradoras

Não perca, dia 21 de setembro, a próxima Conversa Corpo&Alma com Fátima Lopes

Na quinta conversa Activa Corpo & Alma, Fátima Lopes traz a sua experiência pessoal e fala sobre Equilíbrio, e Reorganizar a vida em tempo de recomeço.

Moda

O que vestir para ir jantar fora? Estas sugestões servem de inspiração

Aqui ficam 12 propostas.

Beleza

10 alternativas ao rabo-de-cavalo clássico para treinar com muito estilo

Inspire-se nestas sugestões igualmente práticas.