Os lanches são refeições pequenas mas de grande importância. É nestas refeições que muitas vezes são consumidos alimentos com pouco interesse nutricional (ricos em açúcar, sal e gordura), que acabam por prejudicar as refeições seguintes e todo o dia alimentar.

Os lanches devem ser personalizados e adaptados à realidade de cada criança, horários das restantes refeições e à prática ou não de exercício físico. De uma forma geral, o lanche da tarde deve conter mais alimentos do que o lanche da manhã.

O leite é um alimento chave nas lancheiras escolares

O leite é um alimento de elevada densidade nutricional, ou seja, num pequeno volume contém muitos nutrientes importantes tais como: proteínas de elevado valor biológico; cálcio, fundamental para o crescimento e desenvolvimento dos ossos e dentes; iodo, importante para o desenvolvimento cognitivo; outros minerais como o fósforo e potássio; vitaminas como a B2 e a B12.

Para além de toda a sua riqueza nutricional, o leite tem um importante papel nas lancheiras escolares pois impede que outras opções menos saudáveis, como as bebidas açucaradas e os bolos, sejam uma escolha, sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a diminuição do consumo dos açúcares adicionados. É também um alimento prático de transportar e fácil de consumir.

Dentro do grupo dos lacticínios, o queijo e o iogurte (avaliar sempre o rótulo e os teores de açúcar) são outras das soluções que podem constar nas lancheiras.

Para além dos lacticínios, existem mais dois grupos de alimentos que devem fazer parte das lancheiras:

Cereais e derivados

· No grupo dos cereais, o pão é das melhores opções. Escolher um pão menos refinado “mais integral”, “não embalado”, como o pão de mistura. Variar o pão ao longo da semana.

· Cereais como os flocos de aveia devem ser os de eleição.

· Evitar produtos mais processados como as bolachas e cereais com elevados teores de açúcar e gordura.

Fruta/hortícolas

· A fruta é uma ótima fonte de vitaminas, minerais e fibras. Variar o mais possível dentro deste grupo e optar por fruta sazonal.

· Podemos também incluir os hortícolas como a cenoura, o tomate, o pepino.

A água também não pode faltar, utilizar garrafas reutilizáveis e que incentivem o seu consumo.

Planear é um ponto importante nas lancheiras escolares e é um trabalho que deve ser feito em família. Programar os lanches antecipadamente irá também facilitar a ida às compras.

Tendo em conta os alimentos mencionados, há muitas combinações que podem ser feitas para evitar a monotonia nos lanches. É importante respeitar os gostos e preferências das crianças mas também as devemos incentivar a provarem novos alimentos. A sustentabilidade não pode ser esquecida, escolher caixas reutilizáveis para o envio dos lanches para a escola e incentivar a reciclagem/reutilização de embalagens.

Leite, cereais e fruta/hortícolas não devem falhar nas lancheiras escolares, seja criativo e envolva as crianças no planeamento e preparação dos seus lanches.

Palavras-chave

Leia 6 meses GRÁTIS

Este verão assine a ACTIVA, CARAS DECORAÇÃO, VISÃO JÚNIOR, VISÃO, entre outras publicações do grupo Trust in News, por 1 ano e receba 6 meses de leitura grátis. Conheça todas as opções, incluindo as versões digitais. ASSINAR

Mais no portal

Saúde

O motivo para o corpo humano libertar vapor após treinos em climas húmidos

Sim, é possível, e a explicação é muito simples.

Mulheres Inspiradoras

“Somos brasileiras antes de sermos mulheres imigrantes”

Prostitutas que roubam maridos e falam “brasileiro”. Os estereótipos construídos ao redor da mulher brasileira são usados para justificar violência, negativas de direitos fundamentais e esvaziar as suas identidades. E estamos em 2021.

Beleza

Descobrimos o segredo por detrás da pele perfeita de Rita Ora na Met Gala

Veja os bastidores da preparação da cantora para um dos eventos mais badalados do ano.

Celebridades

Meghan é uma mulher alfa. Especialista em decifrar pessoas analisa novas fotos dos Sussex

Harry e Meghan são capa de uma edição especial da revista "Time", que destaca as pessoas mais influentes no mundo em 2021.

Comportamento

Alienação parental: saiba o que é e como identificá-la

De acordo com uma psicoterapeuta.

Celebridades

O significado secreto do anel que Meghan usa no dedo mindinho

Este foi um dos acessórios que a duquesa de Sussex elegeu para aparecer na capa de uma edição especial da revista "TIME".

Celebridades

Keke Palmer expõe o que se come na Met Gala: "É por isto que não vos mostram a comida"

Os fãs ficaram chocados com o catering do evento, onde cada bilhete custa 35 mil dólares e uma mesa pode chegar aos 300 mil.

Celebridades

Kendall Jenner revela como soube que a irmã Kylie está grávida

A empresária e o namorado, o rapper Travis Scott, preparam-se para serem pais pela segunda vez.

Moda

Evite descartar estes sapatos na transição entre estações

Caso contrário, poderá arrepender-se. Entenda porquê.

Mulheres Inspiradoras

Não perca, dia 21 de setembro, a próxima Conversa Corpo&Alma com Fátima Lopes

Na quinta conversa Activa Corpo & Alma, Fátima Lopes traz a sua experiência pessoal e fala sobre Equilíbrio, e Reorganizar a vida em tempo de recomeço.

Moda

O que vestir para ir jantar fora? Estas sugestões servem de inspiração

Aqui ficam 12 propostas.

Beleza

10 alternativas ao rabo-de-cavalo clássico para treinar com muito estilo

Inspire-se nestas sugestões igualmente práticas.