Agora que começamos a sentir que o verão está mesmo ao virar da esquina, está na altura de preparar a casa para a chegada do bom tempo. Deixo-lhe aqui 10 conselhos para que tudo esteja adaptado para as temperaturas altas:

Voltar a usar as varandas, terraços, pátios e jardins

Agora sim, está na altura de voltar a usar o seu espaço exterior, por mais pequeno que seja! Mesmo que tenha apenas uma varanda, será sempre bom aproveitar o bom tempo para estar no exterior, pode sempre optar por mobília de pequenas dimensões, ou mesmo apenas um banquinho para poder sentar-se e aproveitar o sol. Canteiros e vasos são sempre uma excelente ideia para trazer a natureza para sua casa e aproveite para os iluminar para animar e trazer algum glamour a sua casa à noite – existem candeeiros e iluminações à base de energia solar, que não precisa de ligar à tomada caso não tenha nenhuma tomada exterior, que resolvem a questão e permitem uma excelente iluminação de exterior portátil ou de canteiro.

Limpar a mobília de exterior

Esta é uma mobília que sofre bastante com o inverno. Uma boa lavagem, com produtos adequados, ajudará a pôr tudo como novo. E se for mobília em madeira terá de colocar óleo em todas as peças para garantir uma boa saúde das mesmas. Agora só faltará colocar as almofadas de exterior e uma manta para as noites mais frias.

Fazer novas plantações

Nestes meses em que se começa a utilizar os exteriores, faça uma revisão aos vasos e vasinhos. Em breve, as flores vão começar a despontar nos canteiros! E lembre-se de que a decoração também passa pelas plantas naturais. Plantar e manter um jardim de ervas aromáticas ou uma pequena horta também pode ser uma ótima forma de melhorar a sua qualidade de vida, para além de lhe fornecer ingredientes para as refeições caseiras.

Limpezas e manutenções das janelas e portadas

Lavar as janelas e deixá-las completamente transparentes é uma das minhas atividades favoritas para deixar a casa com um ar fresco e limpo. Com um pouco de esforço (e o exercício físico é bem-vindo!) ficarão imaculadas e prontas para deixar entrar luz em casa.

Aproveite para deixar as janelas abertas o máximo possível de tempo, agora que já está uma temperatura amena. Para ter a casa ventilada e o ar saudável dentro de casa, nada melhor que respirar ar puro e sentir que a casa respira. Se está a pensar trocar de janelas, fica a sugestão de introduzir umas janelas em harmónio, que permitem uma ligação interior-exterior espetacular.

Aproveite esta altura para a revisão anual

Verifique todas as juntas, dobradiças, peças de janelas e portadas para se assegurar que todas estão em bom estado e substitua peças danificadas, de modo a garantir não só o seu bom funcionamento, mas também um isolamento eficiente da casa. Passar em revista cada quarto e eliminar móveis e artigos em excesso. A chegada do verão é sempre uma boa altura para fazer uma limpeza geral a toda a casa. Este passo pode demorar umas semanas a concluir, mas garanto que vai agradecer os resultados!

Em cada compartimento, tire tudo para fora e ponha de lado as peças que já não têm sentido para aquele espaço. Faça uma revista a todos os móveis e arranje aqueles que der para arranjar e dê (ou deite fora) aqueles artigos que estão à espera de uma reparação ou de peças há anos. Uma vez limpo o espaço de artigos em excesso ou sem sentido, vai ver como tudo parece melhor e já vai conseguir organizar o que sobra de modo a não ter demasiados acessórios, deixando espaço para apreciar o que de melhor tem em casa.

Limpar os armários

Assim que começa o bom tempo, mudamos para roupas mais leves, vestidos, calções e t-shirts, pelo que está na hora de ordenar os casacos de inverno bem acondicionados, numa zona de arrumação separada até ao início da temporada seguinte! Também é uma ótima altura para “limpar” o armário de peças que já não usa – seja honesta, se já não usa há muitos meses, doe para que outros possam usar. Um closet aberto obriga a essa disciplina, uma vez que está tudo à vista e, para tirar partido deste espaço, convém ter tudo arrumado e bem organizado – o que está a mais não vai encaixar.

Escolher clores claras para a decoração e distribuí-las pela casa

Uma forma ótima de alegrar o ambiente na decoração é introduzir tons claros – brancos e beges. Mude as cortinas para tons claros e transparências como, por exemplo, o linho e o algodão ligeiro. Fronhas de almofadas em tons claros e texturas naturais também vão ajudar a mudar o look para o verão.

Mudar para roupas de cama mais ligeiras

À semelhança da roupa que usamos, também na roupa de cama se deve fazer uma adaptação ao bom tempo. Lençóis de flanela e edredons são para arrumar, e está na altura de usar algodão e linho. Lençóis brancos ou de tons claros ajudam a sentir a cama mais fresca e basta uma colcha fina sobre os lençóis para não se arrefecer à noite. Pode também aproveitar para renovar as almofadas decorativas, trocando fronhas por outras novas de uma coleção de primavera para ter um look renovado e fresco.

Verificar os dispositivos de segurança contra incêndio

Não se esqueça de que, com o bom tempo, também voltam as temperaturas altas, pelo que convém fazer um check-up aos dispositivos de segurança – como extintores e detetores de incêndio para prevenir acidentes. Esta simples ação pode salvar-lhe a vida um dia, por isso não descure.

Ventoinhas e ar-condicionado

Por vezes, vale a pena considerar colocar uma ventoinha num compartimento que esteja mais ligado ao exterior e que tenha um teto alto como, por exemplo, num jardim de inverno ou anexo. O ar-condicionado continua a ser o método mais eficiente de refrescar a casa e há formas de disfarçar os aparelhos.

Palavras-chave

Relacionados

Lifestyle

"Conforto" é a palavra de ordem para a decoração de interiores em 2021

Um artigo de opinião de Cristiane Carvalho, designer de interiores, com dicas para quem pretende remodelar a casa no novo ano.

Lifestyle

5 tendências de decoração que vão vingar em 2021

Antecipamos aquelas que serão as melhores opções de decoração de interiores para o próximo ano.

Diz Quem Sabe

O guia para criar uma selva urbana em casa

Um artigo de opinião assinado por José Luís Velasco, product manager da Gardena, sobre os novos hábitos que se cultivaram e enraizaram em tempos de confinamento.

Mais no portal

Celebridades

Ben Affleck e Jennifer Lopez namoram em público

O casal já não esconde que reatou o namoro.

Lifestyle

Dê uma nova vida à casa de banho com estas 5 ideias

Dicas simples que podem fazer toda a diferença.

Beleza

Eis a tendência de manicure mais arrojada para este verão

Quem se atreve a experimentar?

Saúde

A nossa libido aumenta mesmo durante a ovulação?

Sempre ouvimos dizer que sim. Entenda se é verdade.

Saúde

Este alimento é capaz de reduzir o colesterol quase instantaneamente

Inclua-o na sua alimentação diária.

Saúde

Gravidez: casos leves de Covid-19 não prejudicam o bebé

As informações são reveladas por um recente estudo.

Beleza

Não vai acreditar nesta nova tendência de cores de cabelo

Uma opção para as mais aventureiras.

Moda

7 macacões perfeitos para o verão

De assinatura Zara.

Saúde

5 mitos acerca de pessoas ansiosas

Entenda algumas das características associadas à ansiedade e que não são verdade.

Moda

Verde pastel: estas fotos servem de inspiração para começar a vestir a cor do momento

A cor faz sucesso entre os Millennials e a Geração Z.