@nitsacitrine

Ah, o verão! Dias longos e quentes, férias, descanso. Aquela altura do ano em que o sol nos transmite mais energia e o mar se revela terapêutico. Desligamos o piloto automático, estamos dispostos a fazer mais atividades, a conviver com amigos e com a família, e tudo serve como um convite para sairmos de casa.

Arranjamos tempo para tudo, mas onde fica o tempo dedicado à saúde mental? Cuidar da mente é muito importante e poucos têm essa atenção. A verdade é que todos somos capazes e não é necessário despender muito tempo, deslocarmo-nos a um lugar específico ou recorrermos à ajuda de terceiros. Basta aderir à meditação!

Com inúmeras vantagens comprovadas cientificamente, a meditação está a tornar-se cada vez mais popular no mundo Ocidental. Isto porque procuramos atingir o bem-estar, ter a mente a funcionar em pleno e reduzir o stress do dia a dia. Dito isto, é importante esclarecer que a prática de meditação não é um talento, não se resume a ‘ficarmos zen’ e também não resolve ou faz desaparecer todos os nossos problemas, mas ajuda-nos a lidar com eles, preparando o corpo e a mente para essa ação.

A meditação funciona como um exercício físico: requer uma rotina. É necessário criar o hábito e treinar. Só precisa de um espaço tranquilo onde consiga estar só, e alguns minutos por dia (cinco serão suficientes). O principal objetivo é estar consigo mesma, olhar e cuidar de si, estando atenta a qualquer sinal que tenha ou sinta, e procurar perceber a causa.

Meditação, passo a passo

O verão é uma ótima estação do ano para começar algo novo – desafie-se e experimente. Torne-o especial e descubra os benefícios da prática da meditação:

  1. Seja no jardim, na praia, no parque ou no campo, escolha um lugar de que goste para meditar. Aproveite o verão para estar ao ar livre e rodeada pela Natureza.

  2.  Sente-se confortavelmente numa cadeira, numa almofada ou no chão e mantenha a coluna o mais reta possível para o cérebro ficar concentrado na prática.

  3. Feche os olhos e respire normalmente. Comece com uma respiração profunda em 4-2-6 (inspire durante quatro segundos, sustenha durante dois e expire durante seis). Concentrando-se na respiração, observe-a e veja como ela flui.

  4. Progressivamente, comece por observar o seu corpo, dos pés à cabeça. O que sente? O que está mais tenso em si?

  5. Esteja presente. Se tiver pensamentos, não tente controlá-los. Deixe-os fluir. O objetivo não é esquecer esses pensamentos.

  6. Com o coração e a mente conectados, caso tenha algum assunto que a incomode, alguma situação para resolver ou que requeira preparação, projete ou reveja esse cenário e procure encontrar a melhor solução. Lembre-se de que tudo tem uma solução, mas, por vezes, o piloto automático não permite encontrá-la da forma mais rápida. Aproveite estes momentos e encontre as suas soluções.

Palavras-chave

Leia 6 meses GRÁTIS

Este verão assine a ACTIVA, CARAS, CARAS DECORAÇÃO, entre outras publicações do grupo Trust in News, por 1 ano e receba 6 meses de leitura grátis. Conheça todas as opções, incluindo as versões digitais. ASSINAR

Relacionados

Diz Quem Sabe

Saiba como preparar a mente para o regresso ao escritório em seis passos

Um artigo de opinião assinado por Joana Freitas, mental coach e CEO da empresa especializada em serviços de Gestão de Stress Up Your Mind.

Diz Quem Sabe

As especificidades da saúde mental feminina - e como protegê-la

Estudos realizados denotam que as mulheres estão a sofrer mais com a pandemia, ao mesmo tempo que também são quem demora mais tempo a procurar ajuda.

Diz Quem Sabe

O impacto da automotivação nos relacionamentos amorosos

"Quando um casal tem os mesmos valores, as prioridades e os objetivos passam a ser os mesmos. E só assim a relação funciona, flui". Um artigo de opinião assinado pela mental coach Joana Freitas.

Mais no portal

Moda

Esta tendência de swimwear improvável favorece peitos pequenos

Deixamos esta e outras sugestões para valorizar a área nas suas próximas idas à praia.

Saúde

4 bons motivos para começar a comer mais uvas

A sua saúde agradece.

Comportamento

Eis o que fazer quando se sente tentada a mentir

De acordo com uma psicóloga.

Imagem de Sucesso

Dicas para fazer as melhores compras em época de saldos

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Lifestyle

Estes casinos estão prestes a reabrir

Saiba quando os poderá visitar.

Mulheres Inspiradoras

Condessa D’Edla: a segunda mulher de D. Fernando II, que era artista e não agradava ao povo

A produção de capa da ACTIVA de agosto, protagonizada por Júlia Palha, foi fotografada num chalet conhecido como o "Chalet da Condessa”. Conheça a história desta mulher fascinante.

Diz Quem Sabe

Levantamento das restrições: um teste à eficácia da vacina para a COVID-19

Um artigo de opinião assinado pela Dra. Laura Brum, virologista dos Laboratórios SYNLAB.

Moda

Estes básicos da H&M prometem 'fazer bonito' em qualquer ocasião

Estas sugestões são bonitas, intemporais e surpreendentemente acessíveis.

Celebridades

Este foi o visual de gala preferido de Kate Winslet

A atriz caracterizou o vestido como "uma escultura bordada".

Saúde

O DIU pode causar queda de cabelo?

Saiba se tem alguma relação.

Comportamento

Psicóloga explica como perceber as diferenças entre amor e luxúria

A luxúria pode levar ao amor, mas eles não são a mesma coisa.

Celebridades

Anna Faris casou-se em segredo

A atriz e Michael Barrett namoram desde 2017.