@nitsacitrine

Ah, o verão! Dias longos e quentes, férias, descanso. Aquela altura do ano em que o sol nos transmite mais energia e o mar se revela terapêutico. Desligamos o piloto automático, estamos dispostos a fazer mais atividades, a conviver com amigos e com a família, e tudo serve como um convite para sairmos de casa.

Arranjamos tempo para tudo, mas onde fica o tempo dedicado à saúde mental? Cuidar da mente é muito importante e poucos têm essa atenção. A verdade é que todos somos capazes e não é necessário despender muito tempo, deslocarmo-nos a um lugar específico ou recorrermos à ajuda de terceiros. Basta aderir à meditação!

Com inúmeras vantagens comprovadas cientificamente, a meditação está a tornar-se cada vez mais popular no mundo Ocidental. Isto porque procuramos atingir o bem-estar, ter a mente a funcionar em pleno e reduzir o stress do dia a dia. Dito isto, é importante esclarecer que a prática de meditação não é um talento, não se resume a ‘ficarmos zen’ e também não resolve ou faz desaparecer todos os nossos problemas, mas ajuda-nos a lidar com eles, preparando o corpo e a mente para essa ação.

A meditação funciona como um exercício físico: requer uma rotina. É necessário criar o hábito e treinar. Só precisa de um espaço tranquilo onde consiga estar só, e alguns minutos por dia (cinco serão suficientes). O principal objetivo é estar consigo mesma, olhar e cuidar de si, estando atenta a qualquer sinal que tenha ou sinta, e procurar perceber a causa.

Meditação, passo a passo

O verão é uma ótima estação do ano para começar algo novo – desafie-se e experimente. Torne-o especial e descubra os benefícios da prática da meditação:

  1. Seja no jardim, na praia, no parque ou no campo, escolha um lugar de que goste para meditar. Aproveite o verão para estar ao ar livre e rodeada pela Natureza.

  2.  Sente-se confortavelmente numa cadeira, numa almofada ou no chão e mantenha a coluna o mais reta possível para o cérebro ficar concentrado na prática.

  3. Feche os olhos e respire normalmente. Comece com uma respiração profunda em 4-2-6 (inspire durante quatro segundos, sustenha durante dois e expire durante seis). Concentrando-se na respiração, observe-a e veja como ela flui.

  4. Progressivamente, comece por observar o seu corpo, dos pés à cabeça. O que sente? O que está mais tenso em si?

  5. Esteja presente. Se tiver pensamentos, não tente controlá-los. Deixe-os fluir. O objetivo não é esquecer esses pensamentos.

  6. Com o coração e a mente conectados, caso tenha algum assunto que a incomode, alguma situação para resolver ou que requeira preparação, projete ou reveja esse cenário e procure encontrar a melhor solução. Lembre-se de que tudo tem uma solução, mas, por vezes, o piloto automático não permite encontrá-la da forma mais rápida. Aproveite estes momentos e encontre as suas soluções.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Diz Quem Sabe

Saiba como preparar a mente para o regresso ao escritório em seis passos

Um artigo de opinião assinado por Joana Freitas, mental coach e CEO da empresa especializada em serviços de Gestão de Stress Up Your Mind.

Diz Quem Sabe

As especificidades da saúde mental feminina - e como protegê-la

Estudos realizados denotam que as mulheres estão a sofrer mais com a pandemia, ao mesmo tempo que também são quem demora mais tempo a procurar ajuda.

Diz Quem Sabe

O impacto da automotivação nos relacionamentos amorosos

"Quando um casal tem os mesmos valores, as prioridades e os objetivos passam a ser os mesmos. E só assim a relação funciona, flui". Um artigo de opinião assinado pela mental coach Joana Freitas.

Mais no portal

Moda

Mafalda Carvalho mostra os desfiles (e as emoções) do último dia de Portugal Fashion

Veja tudo o que aconteceu na Alfândega do Porto.

Lifestyle

A Pizzaria Luzzo é uma das pérolas da Graça

Da comida ao ambiente, tudo é pensado para proporcionar refeições (e momentos) super agradáveis.

Lifestyle

Esta câmara trendy foi concebida para tirar selfies

Ela permite tirar, imprimir e partilhar fotografias em movimento. Um sonho para a Geração Z.

Beleza

5 cortes de cabelo clássicos que nunca saem de moda

Em equipa que ganha não se mexe.

Moda

Bailarinas: como usar estes sapatos clássicos de formas contemporâneas

Inspire-se nestas estrelas das redes sociais para adicionar estes sapatos versáteis e elegantes aos seus próximos visuais de outono.

Saúde

Cuidados a ter com a saúde íntima feminina quando as temperaturas descem

Eis as dicas de um ginecologista e obstetra dos hábitos a adotar nesta altura do ano.

Comportamento

Advogada elege as 5 razões mais comuns para o divórcio

Curiosamente, a traição não é uma delas.

Moda

Be The Change: tecidos reciclados e produção responsável com o selo de qualidade Tezenis

Uma coleção de ‘underwear’ bonita, sustentável e mais amiga do ambiente.

Diz Quem Sabe

Pele sensível e pele sensibilizada: entenda as diferenças

E saiba quais os cuidados a ter.

Saúde

Como os cuidados para bebés podem aliar-se à sustentabilidade

Opções para os pais que procuram produtos que causem o menor impacto possível no meio ambiente.

Diz Quem Sabe

A dor crónica não é um problema individual – é um problema de saúde pública

Um artigo de opinião assinado por um grupo de especialistas da Escola de Medicina da Universidade do Minho, a propósito do Dia Nacional da Luta Contra a Dor (15 de outubro).