@generosanature

Com a chegada do verão, os finais de tarde, os almoços de família e os jantares tardios sabem melhor quando são passados no belo jardim de casa.

Nesta altura do ano, é essencial ter mais atenção aos cuidados dados às plantas, tendo em conta as elevadas temperaturas e escassez de chuvas. Na qualidade de especialista em jardinagem – juntei-me à 55+ depois da reforma, com o objetivo de me sentir mais ativa e útil na sociedade – partilho 7 dicas fáceis para cuidar do jardim na estação quente:

  1. Cuidado com as horas de rega: para manter um jardim fresco e verde é preciso ter bastante atenção às horas a que rega o jardim. Especialmente no verão, as plantas devem ser regadas nas horas de menos calor como o amanhecer ou o entardecer, sendo que deve ter em atenção que a água deve penetrar o solo até 15 cm para chegar até às raízes.

  2. Utilize adubos orgânicos: reutilize as cinzas de madeira do inverno, as borras de café, as cascas de banana e compostagem caseira para fertilizar as plantas. Estes resíduos orgânicos são muito melhores do que os químicos de compra.

  3. Tenha atenção às pragas: uma das formas de evitar ter estes pequenos insetos no jardim é plantar ervas aromáticas como, por exemplo, salsa, lavanda, manjericão e jasmim. Estas ervas são ótimo repelentes de insetos e podem evitar o aparecimento destes bicharocos.

  4. Livre-se de folhas e galhos secos: para além de esteticamente não ser bonito ter folhas e galhos secos no jardim, é importante para as plantas terem espaço e arejamento entre elas para se desenvolverem melhor.

  5. Coloque os vasos em sítios frescos: para evitar o contacto direto do sol nas plantas mais sensíveis deve colocar os vasos no sítio mais fresco do jardim e nunca diretamente no chão, onde observem todo o calor do solo potencializando a secura das raízes.

  6. Acabe com as ervas daninhas: para um jardim mais bonito deve arrancar as ervas daninhas sempre pela raiz para evitar o seu contínuo crescimento.

  7. Não se esqueça de podar o jardim: embora a poda dependa do ciclo vegetativo das espécies, no verão deve-se cortar as folhas e ramos secos e doentes de forma a melhorar a floração e frutificação das árvores.

Palavras-chave

Leia 6 meses GRÁTIS

Este verão assine a ACTIVA, CARAS, CARAS DECORAÇÃO, entre outras publicações do grupo Trust in News, por 1 ano e receba 6 meses de leitura grátis. Conheça todas as opções, incluindo as versões digitais. ASSINAR

Mais no portal

Moda

Esta tendência de swimwear improvável favorece peitos pequenos

Deixamos esta e outras sugestões para valorizar a área nas suas próximas idas à praia.

Saúde

4 bons motivos para começar a comer mais uvas

A sua saúde agradece.

Comportamento

Eis o que fazer quando se sente tentada a mentir

De acordo com uma psicóloga.

Imagem de Sucesso

Dicas para fazer as melhores compras em época de saldos

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Lifestyle

Estes casinos estão prestes a reabrir

Saiba quando os poderá visitar.

Mulheres Inspiradoras

Condessa D’Edla: a segunda mulher de D. Fernando II, que era artista e não agradava ao povo

A produção de capa da ACTIVA de agosto, protagonizada por Júlia Palha, foi fotografada num chalet conhecido como o "Chalet da Condessa”. Conheça a história desta mulher fascinante.

Saúde

Levantamento das restrições: um teste à eficácia da vacina para a COVID-19

Um artigo de opinião assinado pela Dra. Laura Brum, virologista dos Laboratórios SYNLAB.

Moda

Estes básicos da H&M prometem 'fazer bonito' em qualquer ocasião

Estas sugestões são bonitas, intemporais e surpreendentemente acessíveis.

Celebridades

Este foi o visual de gala preferido de Kate Winslet

A atriz caracterizou o vestido como "uma escultura bordada".

Saúde

O DIU pode causar queda de cabelo?

Saiba se tem alguma relação.

Comportamento

Psicóloga explica como perceber as diferenças entre amor e luxúria

A luxúria pode levar ao amor, mas eles não são a mesma coisa.

Celebridades

Anna Faris casou-se em segredo

A atriz e Michael Barrett namoram desde 2017.