Pinterest

As gorduras alimentares estão, há muitos anos, diariamente presentes na confeção dos alimentos na cozinha portuguesa. Fazem parte de hábitos alimentares dos portugueses que passam entre gerações e são difíceis de alterar. E estamos a falar das gorduras mais simples como o azeite para o refogado, o óleo para fritar as batatas, a margarina (ou a banha) para cozinhar um bife e a manteiga para barrar no pão.

No entanto, os jovens de hoje já têm uma visão diferente da utilização deste tipo de gorduras e, por essa razão, na sua grande maioria, utilizam apenas o azeite para temperar e para cozinhar, e cremes vegetais para barrar, em detrimento da manteiga ou da margarina.

Atualmente, as questões que se impõem são: Mas, afinal, que gorduras alimentares devem ser escolhidas para temperar e cozinhar? Quais as escolhas mais indicadas para uma alimentação equilibrada e saudável? Por mais que se fale em alimentação equilibrada e baixa em gorduras saturadas, a realidade é que os óleos alimentares ainda representam um papel relevante. No último ano, 8 em cada 10 portugueses compraram óleos alimentares. Contudo, o azeite já se apresenta logo em segundo lugar nas escolhas.

A verdade é que 58 por cento da população portuguesa tem mais de 50 anos, e é difícil mudar hábitos que acompanham as famílias há gerações. Porém, em oposição, estão as pessoas com menos de 34 anos, que repelem as gorduras alimentares quase por completo, mas que, de qualquer forma, na sua maioria, ainda desconhecem os diversos tipos de azeite.

Por exemplo, o azeite extra virgem tem menor acidez, geralmente até 0,8 por cento, e é considerado o mais saudável e benéfico no combate ao colesterol LDL (mau colesterol), e na prevenção da doença cardíaca e da diabetes. O azeite virgem, contém uma acidez entre os 0,8 por cento e os 2,0 por cento, e é extraído por processos mecânicos. É considerado uma gordura de boa qualidade, mas pode apresentar características inferiores em relação ao cheiro e ao sabor, quando comparado com o azeite extra virgem. Por último, o azeite refinado apresenta um índice de acidez superior a 2 por cento e é considerado menos apelativo no que respeita à cor, cheiro e sabor.

As “gorduras” que nos tornam mais saudáveis

Além da questão geracional, a pandemia é outro fator que veio desencadear alterações na ingestão de gorduras alimentares dos portugueses, uma vez que o “home made” se tornou importante e, nalguns casos, até moda.

As gorduras alimentares boas e preferenciais são as insaturadas, que podem ser encontradas no azeite, na castanha, nas nozes, nas amêndoas, na linhaça, na chia e no abacate. Além destes alimentos, estão também presentes em peixes do mar como, por exemplo, o salmão, o atum e a sardinha. Neste grupo de gorduras, incluem-se os ómega-3 e os ómega-6, que são gorduras essenciais para a manutenção das células e transporte das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K).

É importante avaliar a qualidade das gorduras alimentares, de forma a fazer escolhas mais adequadas e saudáveis. Para tal, a SYNLAB disponibiliza o teste Gorduras Alimentares, que reflete o consumo de gorduras presentes na alimentação nos últimos 3 meses. O teste é efetuado através de uma simples amostra de sangue, realizado em jejum de 12h, sem marcação nem requisição médica obrigatória. Os resultados devem ser interpretados com a ajuda de um nutricionista, através de uma consulta que está disponível para aquisição com o teste, para um ajuste saudável da alimentação.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Mais no portal

Mulheres Inspiradoras

Optometrista Vera Carneiro é consultora do Programa da Visão da OMS

A portuguesa está a contribuir para a implementação das recentes recomendações e iniciativas da Organização Mundial de Saúde e Nações Unidas, relativas aos cuidados para a saúde da visão.

Moda

8 truques de moda que aprimoram o estilo pessoal

Ganhe confiança no seu estilo com estes conselhos de styling (e não só)

Saúde

Sabe quais as funções do estrogénio e da progesterona?

Entenda como estas hormonas a podem afetar.

Saúde

5 artigos de fitness que precisa de ter em casa - e que não ocupam espaço

Quer poupar no ginásio? Confira esta seleção.

Beleza

Será esta a solução para as borbulhas?

E pontos negros.

Famílias Felizes

Famílias Felizes: vamos combater a 'ignorância' sobre o Natal?

Se dizemos tantas vezes que o Natal é para as crianças, não chegou a altura de pensarmos que esta época do ano também deve ser valorizada por nós? E recordar a essência, a sua história, é também uma forma de dar mais sentido a este tempo tão especial.

Moda

Os looks que vamos querer usar nos últimos 31 dias do ano

Inspire-se nestas sugestões.

Comportamento

9 regras para fazer um pedido de desculpa genuíno

De acordo com uma psicóloga.

Moda

15 ténis brancos aprovados para o outono

Queremos um de cada, por favor!

Saúde

Drew Barrymore começa todas as manhãs com esta bebida que divide opiniões

A atriz partilhou a sua rotina matinal, que conta com um hábito que não é consensual entre os especialistas em bem-estar.

Moda

3 acessórios de inverno que estão a tomar o street style de assalto

São os complementos ideais para qualquer visual quentinho.

Moda

Eis a deslumbrante e arrojada coleção de festa da Zara

Conheça as propostas da popular marca espanhola para recebermos a quadra festiva com muita alegria (e estilo).