@kendalljenner

O sexo anal é, como a maioria dos temas relacionados com a saúde sexual, um tabu. E, como todos os tabus, as pessoas acabam por ter vergonha de falar das suas experiências e dos seus medos. Para ajudar a pôr fim a esses constrangimentos, na qualidade de sexóloga clínica e diretora de educação na Satisfyer, explico cinco verdades que ajudam a explorar este prazer por inteiro.

Pode ser para todas as pessoas

O sexo anal é frequentemente visto como uma prática associada a homens homossexuais e isto é algo que precisa de ser esclarecido. Muitos homens e mulheres heterossexuais gostam de sexo anal. Na realidade, está a tornar-se muito popular entre pessoas com menos de 45 anos! De acordo com um recente inquérito do  Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA,  36% das mulheres e 44% dos homens deste grupo etário admitiram ter feito sexo anal com um parceiro do sexo oposto. 

Uma vez levantadas todas as barreiras pré-concebidas, a verdade é que o ânus tem milhares de terminações nervosas de prazer e algumas estão até ligadas ao clitóris. Para os homens heterossexuais, o sexo anal também pode ser realizado com a ajuda de um “cinto de fixação” usado pela mulher, ou com a ajuda dos dedos ou da vibração. De facto, o sexo anal para um homem pode ser particularmente excitante, porque existe a oportunidade de explorar o ângulo conhecido como o “ponto P”, uma glândula prostática muito sensível que é responsável por desencadear orgasmos nos homens.

É sinónimo de prazer

Como mencionado, o sexo anal pode ser bastante agradável para ambos os sexos, sem envolver qualquer tipo de dor. Infelizmente, a ideia de que vai doer perpetua um fenómeno chamado dor antecipada. Em suma, se pensarmos que algo vai ser doloroso, o nosso corpo começa literalmente a preparar-se para a dor ao tensionar e amplificar a experiência da dor. Nada que uma dose generosa de lubrificante e a excitação que ajuda a relaxar o corpo não resolvam, mas, como se costuma dizer: a prática leva à perfeição. Tal como outros tipos de atividade sexual, o sexo anal tem de ser um processo contínuo de treino e preparação do corpo para o receber.

É simples

Precauções simples podem ajudar a perceber que a experiência não precisa de ser confusa ou embaraçosa. Antes de mais, o reto não guarda fezes, mas o sexo anal pode desencadear o ânus a libertar os intestinos se tiverem fezes suficientes. Por isso, é melhor tentar esvaziar os intestinos antes de decidir explorar o sexo anal. Para ajudar neste processo, pode usar uma água durante cerca de 30 segundos a um minuto e depois esvaziar para ajudar a limpar o intestino de quaisquer detritos.

Há muito para explorar

Embora o sexo anal através do pénis de um parceiro possa parecer espantoso, existem muitas outras formas maravilhosas de explorá-lo que não envolvem penetração. Uma vez que o ânus está cheio de nervos sensíveis ao prazer, existe um mundo de possibilidades, desde brincar com os dedos, passando por usar diferentes acessórios, a experimentar determinados dispositivos (vibratórios ou não) de bem-estar sexual. O importante é alargar a nossa definição de sexo e jogo anal, de modo a que não se considere a penetração como a única opção de prazer.

As mulheres também conseguem atingir o orgasmo através do sexo anal

As mulheres são capazes de ter orgasmos alucinantes através do sexo anal. Há uma abundância de nervos prazerosos, além de que a estimulação anal muitas vezes pode aumentar a estimulação do clitóris e do ponto G, que são enormes fontes de prazer. É importante, no entanto, que as mulheres evitem fazer sexo vaginal após o sexo anal, dado que pode transferir os germes intestinais para a vagina, levando a infeções. 

Em geral, o sexo anal não é, nem deve ser, um desejo oculto. Por exemplo, algumas mulheres só precisam dessa imagem mental para sentirem o corpo estremecer. Como todas as coisas relacionadas com a intimidade, o sexo, em geral, deve ser discutido e explorado na altura certa, sem restrições. Não há mais cuidados a ter com o sexo anal do que no sexo vaginal, basta usar muito lubrificante e explorar posições que permitam que o ânus relaxe.

Recomendações de especialista

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Moda

As 12 peças de vestuário Parfois que vai querer usar este outono

Desde coletes a casacos.

Saúde

7 sinais físicos que indicam que está mais stressado do que pensa

Esteja atento ao que o seu corpo lhe diz.

Saúde

A aparência das palmas das mãos pode indicar se tem cancro

Esteja atenta.

Celebridades

Médico legista afirma que Gabby Petito foi assassinada

As autoridades já confirmaram que o corpo encontrado pertence à blogger.

Lifestyle

Quer passar umas férias na casa de Winnie the Pooh?

Uma casa inspirada no Winnie the Pooh, da Disney, no Bosque dos Cem Acres, disponível no Airbnb

Moda

10 casacos para usar na próxima estação

Conheça estas sugestões de diferentes estilos.

Saúde

Os bebés devem ou não usar sapatos?

Veja a explicação de um ortopedista.

Celebridades

Morreu o ator que deu vida a Stanford Blatch, em "O Sexo e a Cidade"

Willie Garson tinha 57 anos.

Comportamento

Diferenças comuns que podem colocar a sua relação em perigo

De acordo com uma psicóloga.

Lifestyle

“Y: O Último Homem” estreia hoje no Disney+

Um drama de 10 episódios baseado na banda desenhada da DC Comics.