Tendencialmente no mercado de trabalho a época que se inicia em Setembro é também uma época de grandes movimentações, seja pelas novas oportunidades publicadas pelas empresas, pelos novos projetos que se iniciam e que carecem de novos profissionais, seja pelos lugares que ficaram vagos desde o Verão, com eventuais saídas de outros profissionais.

Diria que é uma altura estratégica para iniciar um plano de ação para mudar de carreira para quem tanto ambiciona essa mudança. Um bom plano de ação é aquele que se baseia em objetivos concretos datados no tempo, com a definição clara de todos os “step by step” que vai ter de tomar.

Um bom plano e uma boa mudança de carreira, não se coadunam com ações arbitrárias e não planeadas, que levam a caminhos inesperados, e nem sempre às mudanças mais desejadas.

Para começar é preciso definir o objetivo macro: o emprego/ carreira/ empresa/ função, que quer alcançar; passo dois, é preciso que faça uma auto análise, das razões pelas quais pretende alcançar aquele objetivo.

Depois de fazer esta ponderação seguem-se as seguintes etapas:

  • Avalie-se: faça uma autoavaliação o mais completa possível sobre os seus pontos fortes profissionais. Concentre-se neles para poder destacar-se e ser mais competitivo. Caso esteja na dúvida ou confusa sobre alguns aspetos, aconselhamos a realizar um assessment comportamental para facilitar esta descoberta e avaliação.
  • Defina os seus objetivos: estes devem ser muito claros e precisos. Quando procuramos qualquer emprego, as opções são tantas que facilmente nos desviamos do nosso objectivo,e perdemos o foco.
  • Analise as suas competências: precisa de ter uma clara noção daquilo que são as suas competências atuais e as competências necessárias para o lugar que pretende alcançar. E apostar na formação necessária para colmatar eventuais falhas. Aconselho a que faça uma lista com os principais requisitos e competências da função ou empresa para a qual pretende ser contratada. É a única maneira de aspirar a um emprego e não acabar frustrada. Acompanhe esses conceitos: experiência, conhecimento e competências.
  • Imagem pessoal e digital: Reforce a sua imagem de marca, pessoal e digitalmente. Esta é uma das melhores dicas para procurar emprego. Deve trabalhar com uma imagem que o identifique imediatamente com o trabalho que deseja. A sua aparência, o seu currículo, as suas redes sociais … deve adaptar tudo para que transmita uma visão sobre si que corresponda ao trabalho que está à procura sem se afastar da realidade. Não transmita algo que não é, manter a autenticidade é importante.
  • Esforce-se por aumentar a sua rede de networking de forma estratégica, e partilhe conteúdos relevantes que a possam ajudar a destacar-se positivamente e alcançar o seu objetivo mais rapidamente.
  • Liste as empresas que maior se adequam ao seu objetivo profissional, e com as quais mais se identifica a nível de cultura organizacional. Este ponto será importante para definir os alvos e começar a enviar candidaturas e desenvolver networking com pessoas que já trabalham dentro dessas organizações.
  • Prepare a sua documentação. Personalize o seu currículo e uma carta de apresentação, dependendo da empresa e da posição que deseja. Complemente com documentação que possa ser interessante para a execução do trabalho. Sabia que a maioria dos cv’s são eliminados por filtros e palavras chave? Esteja atenta e personalize sempre as suas candidaturas.
  • Defina um prazo. Nada pode durar para sempre, portanto, defina um limite de tempo para realizar todas as ações que marcou.
  • Não menos importante, mas poucas vezes ponderado, é importante ter também em conta como o novo emprego / carreira irão impactar na sua vida pessoal e familiar, até onde pode ser flexível e fazer cedências, de modo, a manter a harmonia entre trabalho e vida pessoal.
  • Lembre-se que as condições inerente ao novo emprego podem não ser totalmente compatíveis com o seu estilo de vida atual, sendo um ponto a ponderar se quiser alcançar o sucesso profissional nesta nova fase.

Para terminar, relembro que nada se faz sem entrarmos em ação, mas também que pequenos passos são normalmente mais viáveis e exequíveis que mudanças drásticas, bruscas e dramáticas, com as quais muitas vezes não sabemos lidar.

Boa sorte nesta reentré…

Lúcia Palma

Coach ICC n.º 14551

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

#VozActiva

Vera Kolodzig: "É cada vez mais importante vivermos em compaixão"

No Voz ACTIVA deste mês, a nossa protagonista de capa Vera Kolodzig fala sobre a missão de inspirar as pessoas a viverem de uma maneira mais positiva.

Nas Bancas

ACTIVA de outubro: as mulheres que são forças de mudança

A edição deste mês, com Vera Kolodzig na capa, já está nas bancas!

Celebridades

Kate regressa ao trabalho com abordagem fresca à tendência da alfaiataria

Depois de uma pausa de verão, a duquesa de Cambridge retomou os deveres oficiais com uma visita a oficias da Força Aérea Real.

Celebridades

Sofia Vergara celebra o trigésimo aniversário do filho com festa animada

A atriz foi mãe aos 19 anos e Manolo Gonzalez Vergara é o seu único filho.

Celebridades

O motivo para Morgan Freeman usar uma luva na mão esquerda

Muitos pensam que o ator teve a mão amputada ou que se trata de uma afirmação de moda, mas não é o caso.

Celebridades

Os artistas lusófonos que já se apresentaram na plataforma internacional ColorsxStudios

Carolina Deslandes fez manchetes recentemente ao apresentar o novo single "Eco", que homenageia a fadista Amália através do refrão de "Grito", neste palco global.

Saúde

Vírus que ataca plantas de feijão-frade pode proteger os pulmões do cancro metástico

A técnica preveniu, ou pelo menos minimizou, a disseminação de tumores malignos e melanoma em ratos-domésticos.

Moda

Como usar cabedal com estilo e elegância

Com o aproximar da nova temporada, é altura de tirar estas peças da gaveta.

Beleza

Cabelos: conheça as tendências fortes da nova temporada

Dos cortes aos penteados, estas são algumas das apostas fortes para os meses de outono e inverno.

Comportamento

Psicóloga recomenda estratégia de 7 passos para deixar um parceiro controlador

Neste tipo de dinâmica, uma pessoa domina ou participa na intimidação do parceiro. Pode acontecer a qualquer pessoa.

Moda

Ideias de looks casuais que exigem pouco esforço

Inspire-se nestas sugestões!