O regresso às aulas aproxima-se e é sempre complicado voltar às rotinas depois de um período de férias. Contudo, existem hábitos que são importantes reforçar e não deixar que se percam na azáfama do início do ano letivo.

Enquanto adultos, muitos dos nossos hábitos de higiene oral foram desenvolvidos quando éramos pequenos. Neste sentido, é importante que os pais incentivem os filhos a ter boas práticas e a preocuparem-se com a saúde da sua boca e dentes, mesmo em alturas em que possa ser mais difícil devido à falta de tempo. Nunca esquecendo, além da higiene diária, as idas regulares ao Médico Dentista/Odontopediatra.

Neste sentido, partilho cinco dicas para ajudar a manter a saúde oral dos mais pequenos:

  1. Fazer lanches equilibrados: os lanches que vão de casa para a escola podem ser um bom começo para evitar uma alimentação com excesso de açúcar, o principal responsável pelas cáries. Escolher alimentos mais duros e/ou ricos em fibra (como maçã ou amêndoas ao natural) é sempre uma boa opção, pois fornecem nutrientes indispensáveis ao organismo e ajudam a manter os dentes e gengivas limpos.  

  2. Beber água: outro elemento essencial na lancheira diária deve ser a água. A água é muito importante para a saúde de todo o corpo e a saúde oral não é exceção: a água contribui para a produção de saliva, ajuda a remover restos de alimentos e a higienizar os dentes e gengivas. Se possível, procurar águas com pH básicos, pois muitas vezes ajudam a reduzir o pH ácido da saliva e contribuem para prevenir o aparecimento de cáries.

  3.  Reforçar os bons hábitos de higiene oral: mesmo com menos tempo livre, durante a semana é necessário procurar manter uma rotina com pelo menos dois momentos de escovagem: ao deitar e acordar. Ao fim de semana, quando se tem mais tempo, também é importante fazê-lo após o almoço. A escovagem ao deitar deve ser privilegiada, uma vez que os alimentos que se vão acumulando ao longo do dia e a menor produção de saliva que ocorre durante a noite, levam ao maior desenvolvimento de bactérias. Além da escova, é importante não esquecer a utilização do fio dentário para remover os resíduos mais difíceis.

  4. Dar o exemplo: As crianças têm tendência para seguir ou imitar aquilo que os adultos fazem. Como tal, é sempre positivo que os pais tenham uma boa rotina de higiene e vão frequentemente ao dentista para motivar e reforçar esses bons hábitos nos mais pequenos. 

  5. Visitar o Odontopediatra regularmente: depois das férias e de alguns excessos, é importante fazer um check-up para verificar como está a saúde oral dos mais pequenos. Além disso, visitas regulares ao Odontopediatra são indispensáveis para prevenir problemas dentários, bem como para começar a criar o hábito indispensável de ir às consultas.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Saúde

7 sinais físicos que indicam que está mais stressado do que pensa

Esteja atento ao que o seu corpo lhe diz.

É só uma sugestão

O meu antes e depois de usar a nova base da Make Up Factory

A coleção Light Weight promete uma aplicação leve, de acabamento luminoso e que se funde naturalmente com a nossa pele. E cumpre!

Saúde

A aparência das palmas das mãos pode indicar se tem cancro

Esteja atenta.

Celebridades

Médico legista afirma que Gabby Petito foi assassinada

As autoridades já confirmaram que o corpo encontrado pertence à blogger.

Lifestyle

Quer passar umas férias na casa de Winnie the Pooh?

Uma casa inspirada no Winnie the Pooh, da Disney, no Bosque dos Cem Acres, disponível no Airbnb

Moda

10 casacos para usar na próxima estação

Conheça estas sugestões de diferentes estilos.

Saúde

Os bebés devem ou não usar sapatos?

Veja a explicação de um ortopedista.

Celebridades

Morreu o ator que deu vida a Stanford Blatch, em "O Sexo e a Cidade"

Willie Garson tinha 57 anos.

Comportamento

Diferenças comuns que podem colocar a sua relação em perigo

De acordo com uma psicóloga.

Lifestyle

“Y: O Último Homem” estreia hoje no Disney+

Um drama de 10 episódios baseado na banda desenhada da DC Comics.